EFA - Programador/a de Informática

EFA - Programador/a de Informática

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


O curso EFA Programador/a de Informática é direcionado a adultos com idade igual ou superior a 21 anos que pretendam desenvolver ou reforçar as suas competências na área das Tecnologias da Informação, especificamente na programação informática. Destina-se a pessoas que possuam, no mínimo, o 9.º ano de escolaridade ou que não tenham concluído o primeiro ano do ciclo formativo de nível secundário (10.º ano), oferecendo-lhes a oportunidade de dar continuidade ao seu percurso de qualificação.

Para uma participação eficaz no curso, organizado totalmente na modalidade e learning, os formandos devem:

  • Dispor de condições tecnológicas adequadas, nomeadamente computador ou equipamento equivalente, webcam, microfone e acesso à internet.

  • Possuir competências básicas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), essenciais para acompanhar os conteúdos e atividades do curso, que decorrem com recurso a ferramentas digitais.


Efetuar a análise de sistemas, a gestão de base de dados, desenvolver aplicações e proceder à instalação e manutenção de equipamentos e aplicações informáticas de escritório, utilitários e de gestão, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

Formação de Base

Áreas de Competências Chave: Cidadania e Profissionalidade

CP_1 Liberdade e responsabilidade democráticas 50 horas

CP_4 Processos identitários 50 horas

CP_5 Deontologia e princípios éticos 50 horas

Áreas de Competências Chave: Sociedade, Tecnologia e Ciência

STC_5 Redes de informação e comunicação 50 horas

STC_6 Modelos de urbanismo e mobilidade 50 horas

STC_7 Sociedade, tecnologia e ciência - fundamentos 50 horas

Áreas de Competências Chave: Cultura, Língua e Comunicação

CLC_5 Cultura, comunicação e média 50 horas

CLC_6 Culturas de urbanismo e mobilidade 50 horas

CLC_7 Fundamentos de cultura, língua e comunicação 50 horas

CLC_LEI_1 Língua estrangeira - iniciação - inglês 50 horas

CLC_LEC_1 Língua estrangeira - continuação - inglês 50 horas


Área de Carácter Transversal

PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDZAGENS 85 horas


Formação Tecnológica

0769 - Arquitetura interna do computador 25 horas

0770 - Dispositivos e periféricos 25 horas

0771 - Conexões de rede 25 horas

0797 - Sistemas operativos - tipologias 25 horas

0798 - Utilitários 25 horas

0799 - Sistemas de rede local 50 horas

0800 - Serviços adicionais de rede 50 horas

0801 - Administração de redes locais 50 horas

0802 - Processamento computacional 25 horas

7846 - Informática - noções básicas 50 horas

0804 - Algoritmos 25 horas

0805 - Estruturas de dados 25 horas

0806 - Princípios metodológicos de programação 25 horas

0809 - Programação em C/C++ - fundamentos 50 horas

0810 - Programação em C/C++ - avançada 50 horas

0811 - Análise de sistemas 50 horas

10788 - Fundamentos da linguagem SQL 50 horas

3933 - Administração de bases de dados para programadores 50 horas

0816 - Programação de sistemas distribuídos - JAVA 50 horas

10791 - Desenvolvimento de aplicações web em JAVA 50 horas

3935 -  Programação em C# 50 horas

10792 - Programação ASP.Net Core MVC 50 horas

10793 - Fundamentos de Python 50 horas

10794 - Programação avançada com Python 50 horas

10795 - Segurança no desenvolvimento de software 25 horas

10790 - Projeto de programação 25 horas

0814 - Programação em linguagem SQL avançada 50 horas

10873 -  Arquitetura de sistemas em cloud 50 horas

10875 - CloudOps e cloud automation 50 horas


Formação em Contexto de Trabalho 210 horas




Esta qualificação prepara profissionais para analisar sistemas, gerir bases de dados, desenvolver aplicações e instalar/manter equipamentos e software de escritório, utilitários e de gestão. Capacita para atuar em diversos setores, garantindo o funcionamento otimizado dos recursos informáticos e o cumprimento das normas de segurança, higiene, saúde no trabalho e proteção ambiental, respondendo às exigências de um mercado cada vez mais digitalizado.

Online, com sessões síncronas via Zoom e apoio da plataforma Moodle

O processo de avaliação compreende:

a) A avaliação formativa, que se desenvolve ao longo da formação relativamente aos resultados da aprendizagem, permitindo a sua melhoria e o ajustamento das estratégias formativas;

b) A avaliação sumativa, que se expressa com a menção «Com aproveitamento» ou «Sem aproveitamento», em função do formando ter ou não atingido os objetivos da formação.

Para efeitos de conclusão do curso EFA com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total da formação, incluindo a formação em contexto de trabalho quando aplicável e, cumulativamente, a 50 % da carga horária de cada UC e ou UFCD.

Sempre que os limites estabelecidos no número anterior não sejam cumpridos, cabe à entidade formadora, nos termos do respetivo regulamento interno, apreciar e decidir, casuisticamente, sobre as justificações apresentadas pelo adulto, bem como desenvolver os mecanismos de recuperação necessários ao cumprimento dos objetivos inicialmente definidos.

Para efeitos da certificação conferida pela conclusão de um curso EFA, o formando deve obter uma avaliação sumativa positiva, à qual corresponde a menção «Com aproveitamento».

A obtenção de uma qualificação através de um curso EFA exige a conclusão com aproveitamento de todas as UC e ou UFCD do percurso formativo em causa, bem como da formação em contexto de trabalho, quando aplicável.

A conclusão com aproveitamento de uma ou mais UC e ou UFCD de um curso EFA dá lugar a certificação parcial.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

  1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  2. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  3. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  4. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  5. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  6. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

O curso EFA Programador/a de Informática será desenvolvido integralmente em regime online, recorrendo a uma plataforma de formação à distância que assegura a comunicação entre formadores e formandos.

As sessões síncronas serão realizadas através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real, partilha de ecrã e trabalho colaborativo. Os recursos pedagógicos, atividades e avaliações serão disponibilizados e realizados na plataforma Moodle, permitindo acesso organizado e permanente a conteúdos, exercícios e fóruns de discussão.

Cada formando deverá dispor de:

  • Computador ou portátil com sistema operativo atualizado;

  • Ligação estável à Internet de banda larga;

  • Câmara web e microfone (integrados ou externos) para participação nas sessões;

  • Auscultadores para melhor qualidade de som;

  • Software básico de produtividade (processador de texto, folha de cálculo, apresentações) e ferramentas específicas para programação e desenvolvimento que serão indicadas durante o curso.

O acesso às plataformas permitirá:

  • Assistir a aulas em tempo real;

  • Participar em fóruns, chats e trabalhos de grupo;

  • Aceder a conteúdos, exercícios e recursos digitais;

  • Submeter trabalhos e realizar avaliações online.

Todos os conteúdos e atividades serão concebidos para garantir que a formação decorre num ambiente virtual de aprendizagem seguro, acessível e interativo, possibilitando a aquisição e prática de competências em programação de forma eficaz e adaptada ao ritmo de cada participante.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento