Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, possuidores do 4.º ano de escolaridade como habilitação mínima. O curso é prioritariamente direcionado a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. Dirige-se a pessoas que pretendam adquirir competências na confeção de gelados e sorvetes, para integração ou reconversão profissional na área das indústrias alimentares, especificamente na subárea da doçaria.
Dotar os formandos de competências técnicas e práticas que lhes permitam identificar diferentes tipos de gelados e sorvetes, preparar e confecionar produtos dentro desta categoria, bem como aplicar corretamente as normas de higiene e segurança alimentar ao longo de todo o processo de fabrico.
CD1. O formando identifica corretamente os diferentes tipos de gelados e sorvetes e respetivas características.
CD2. Realiza a seleção adequada das matérias-primas com base na ficha técnica.
CD3. Aplica técnicas de quantificação e pesagem de forma rigorosa e conforme especificações.
CD4. Executa as etapas do processo de fabrico com autonomia e rigor técnico.
CD5. Demonstra capacidade de confeção de produtos com qualidade estética e gustativa.
CD6. Aplica corretamente as normas de higiene e segurança ao longo de todo o processo.
CD7. Identifica e aplica os métodos adequados de acondicionamento e conservação.
CD8. Demonstra organização e responsabilidade no desempenho das tarefas.
A competência adquirida será aplicada em contextos profissionais ligados à indústria alimentar, em unidades de produção artesanal ou semi-industrial de gelados e sorvetes, pastelarias, gelatarias ou em ambientes de restauração que integrem sobremesas geladas. O formando deverá ser capaz de executar autonomamente tarefas de confeção e garantir o cumprimento das normas de qualidade e segurança alimentar.
Conteúdo | T | PS | PCT | |||
| 3 | 3 |
| |||
| 1 | 1 |
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| 1 | 1 |
| |||
| 1 | 1 |
| |||
| 2 | 0 |
| |||
| 1 | 0 |
| |||
| 2 | 1 |
| |||
| 1 | 0.5 |
| |||
| 1 | 0.5 |
| |||
| 2 | 4 |
| |||
| 0.5 | 2 |
| |||
| 0.5 | 1 |
| |||
| 1 | 1 |
| |||
| 1 | 3 |
| |||
| 1 | 1 |
| |||
| 0 | 1 |
| |||
| 0 | 1 |
| |||
| 1 | 0 |
| |||
| 1 | 1 |
| |||
TOTAIS | 13 | 12 |
| |||
| 25 Horas |
Online, em sessões 100% síncronas
1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação informal com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Metodologia proposta: Debate aberto sobre experiências anteriores na confeção de produtos congelados.
2. Avaliação Formativa
Esta avaliação será contínua ao longo da formação e não contribuirá para a avaliação final. Visa acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo, permitindo o ajustamento de estratégias pedagógicas.
Critérios da Avaliação Formativa:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Critérios utilizados:
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Avaliação de Medição
No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, com o objetivo de medir a aquisição global das competências previstas. A estrutura do teste contemplará diferentes tipos de questões (escolha múltipla, correspondência, questões de desenvolvimento curto e estudos de caso), distribuídas de acordo com os seguintes critérios de êxito:
CD1. O formando identifica corretamente os diferentes tipos de gelados e sorvetes e respetivas características
Metodologia: Teste escrito com questões de escolha múltipla e correspondência.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD2. Realiza a seleção adequada das matérias-primas com base na ficha técnica
Metodologia: Análise escrita de ficha técnica com identificação de ingredientes corretos.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD3. Aplica técnicas de quantificação e pesagem de forma rigorosa e conforme especificações
Metodologia: Resolução de problemas envolvendo cálculos de proporções e pesagens.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD4. Executa as etapas do processo de fabrico com autonomia e rigor técnico
Metodologia: Questões descritivas e ordenação sequencial de fases do processo.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD5. Demonstra capacidade de confeção de produtos com qualidade estética e gustativa
Metodologia: Análise escrita de casos com foco em qualidade visual e sensorial teórica.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD6. Aplica corretamente as normas de higiene e segurança ao longo de todo o processo
Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre boas práticas de higiene.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD7. Identifica e aplica os métodos adequados de acondicionamento e conservação
Metodologia: Questões descritivas sobre métodos de conservação e embalagem.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD8. Demonstra organização e responsabilidade no desempenho das tarefas
Metodologia: Questão de reflexão escrita sobre organização do trabalho e responsabilidade no contexto da confeção.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
(Deve indicar-me se o curso é teórico ou prático para poder completar esta secção com a fórmula de avaliação correta.)
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A formação decorrerá em ambiente virtual síncrono, através de plataforma de videoconferência (Zoom, Teams ou similar), assegurando-se:
Acesso estável à internet por parte do formador e dos formandos;
Computador com câmara e microfone funcionais para todos os participantes;
Sala virtual com funcionalidades de partilha de ecrã, chat, breakout rooms (se necessário) e gravação de sessões (quando aplicável);
Computador do formador com acesso à internet, projetor vídeo (se necessário em contexto físico de apoio), sistema de som e quadro branco virtual/partilhado.
Não são exigidos espaços físicos, mas o formador deve operar a partir de um ambiente tranquilo, com condições adequadas para formação online síncrona.