Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
O curso é dirigido a ativos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. Este público-alvo inclui profissionais que atuam na área ou pretendem adquirir competências nos domínios do ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho.
Capacitar os formandos de conhecimentos e competências básicas sobre os principais problemas ambientais, boas práticas para o meio ambiente, conceitos relacionados com segurança, higiene e saúde no trabalho, riscos profissionais e medidas preventivas, enquadramento legislativo e sinalização de segurança, promovendo a aplicação das melhores práticas no contexto laboral.
CD1. Os formandos identificam corretamente os principais problemas ambientais e propõem boas práticas aplicáveis no contexto profissional.
CD2. Os formandos demonstram domínio dos conceitos básicos de SHST e aplicam-nos corretamente em situações práticas.
CD3. Os formandos reconhecem as obrigações legais do empregador e do trabalhador, apresentando exemplos concretos de aplicação.
CD4. Os formandos identificam os principais riscos profissionais e definem medidas de prevenção e proteção adequadas.
CD5. Os formandos interpretam e aplicam corretamente a sinalização de segurança e saúde no local de trabalho.
CD6. Os formandos utilizam adequadamente equipamentos de proteção coletiva e individual em simulações práticas.
As competências desenvolvidas neste cursos serão aplicadas em contextos relacionados com a promoção das boas práticas ambientais, em contexto laboral.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. AMBIENTE | 5 |
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1.1 Principais problemas ambientais da atualidade | 0.5 |
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1.2 Resíduos | 0.5 |
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1.2.1 Definição | 0.5 |
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1.2.2 Produção de resíduos | 0.5 |
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1.3 Gestão de resíduos | 0.5 |
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1.3.1 Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos | 0.5 |
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1.3.2 Estratégias de atuação | 1 |
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1.3.3 Boas práticas para o meio ambiente | 1 |
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2. SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO | 17 | 3 |
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2.1 CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS COM A SHST | 2 |
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2.1.1 Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, ergonomia, psicossociologia do trabalho, acidente de trabalho, doença profissional, perigo, risco profissional, avaliação de riscos e prevenção | 2 |
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2.2 ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO NACIONAL DA SHST | 2 |
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2.2.1 Obrigações gerais do empregador e do trabalhador | 2 |
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2.3 ACIDENTES DE TRABALHO | 2 |
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2.3.1 Conceito de acidente de trabalho | 0.5 |
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2.3.2 Causas dos acidentes de trabalho | 0.5 |
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2.3.3 Consequências dos acidentes de trabalho | 0.5 |
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2.3.4 Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho | 0.5 |
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2.4 DOENÇAS PROFISSIONAIS | 1 |
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2.4.1 Conceito | 0.5 |
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2.4.2Principais doenças profissionais | 0.5 |
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2.5 PRINCIPAIS RISCOS PROFISSIONAIS | 12 |
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2.5.1 Riscos biológicos | 0.5 |
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2.5.2 Agentes biológicos | 0.5 |
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2.5.3 Vias de entrada no organismo | 0.5 |
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2.5.4 Medidas de prevenção e proteção | 1 |
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2.5.5 Riscos Físicos (conceito, efeitos sobre a saúde, medidas de prevenção e proteção) | 0.5 |
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2.5.6 Ambiente térmico | 0.5 |
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2.5.7 Iluminação | 0.5 |
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2.5.8 Radiações (ionizantes e não ionizantes) | 0.5 |
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2.5.9 Ruído | 0.5 |
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2.5.10 Vibrações | 0.5 |
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2.5.11 Riscos químicos | 0.5 |
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2.5.11.1 Produtos químicos perigosos | 0.25 |
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2.5.11.2 Classificação dos agentes químicos quanto à sua forma | 0.25 |
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2.5.11.3 Vias de exposição | 0.25 |
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2.5.11.4 Efeitos na saúde | 0.25 |
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2.5.11.5 Classificação, rotulagem e armazenagem | 0.25 |
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2.5.11.6 Medidas de prevenção e proteção | 0.25 |
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2.5.12 Riscos de incêndio ou explosão | 0.5 | 1.5 |
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2.5.12.1 O fogo como reação química | 0.25 |
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2.5.12.1.1 Fenomenologia da combustão | 0.25 |
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2.5.12.1.2 Principais fontes de energia de ativação | 0.25 |
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2.5.12.1.3 Classes de Fogos | 0.25 |
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2.5.12.1.4 Métodos de extinção | 0.25 |
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2.5.12.2 Meios de primeira intervenção - extintores | 0.25 |
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2.5.12.2.1 Classificação dos Extintores |
| 0.25 |
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2.5.12.2.2 Escolha do agente extintor |
| 0.25 |
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2.5.13 Riscos elétricos | 0.5 | 0.25 |
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2.5.13.1 Riscos de contacto com a corrente elétrica: contatos diretos e indiretos | 0.25 |
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2.5.13.2 Efeitos da corrente elétrica sobre o corpo humano | 0.25 |
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2.5.13.3 Medidas de prevenção e proteção |
| 0.25 |
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2.5.14 Riscos mecânicos | 0.5 |
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2.5.14.1 Trabalho com máquinas e equipamentos | 0.25 |
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2.5.14.2 Movimentação mecânica de cargas | 0.25 |
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2.5.15 Riscos ergonómicos | 0.25 |
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2.5.15.1 Movimentação manual de cargas |
| 0.5 |
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2.5.16 Riscos psicossociais | 0.25 |
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2.6 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE | 1 |
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2.6.1 Conceito | 0.25 |
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2.6.2 Tipos de sinalização | 0.25 |
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2.7 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA E DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL | 1 |
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2.7.1 Principais tipos de proteção coletiva e de proteção individual | 0.5 |
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TOTAIS | 22 | 3 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM.
1. Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma breve avaliação diagnóstica para identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa será contínua e realizada ao longo de toda a formação. Não contribuirá para a avaliação final, mas será essencial para acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback. Esta avaliação será adaptada ao formato de ensino à distância, recorrendo às ferramentas disponíveis no Zoom e Moodle.
3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será realizada uma avaliação sumativa para medir a aquisição global das competências, considerando que o curso é maioritariamente teórico. A avaliação será realizada à distância através de um teste escrito na plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0-20 valores.
Metodologia:
Critérios de Avaliação e Ponderação:
CD1: Identificação dos principais problemas ambientais e proposta de boas práticas aplicáveis ao contexto profissional.
CD2: Demonstração de domínio dos conceitos básicos de SHST e aplicação correta em situações práticas.
CD3: Reconhecimento das obrigações legais do empregador e do trabalhador com exemplos concretos de aplicação.
CD4: Identificação de riscos profissionais e definição de medidas de prevenção e proteção adequadas.
CD5: Interpretação e aplicação correta da sinalização de segurança e saúde no local de trabalho.
CD6: Reconhecimento e explicação do uso adequado de equipamentos de proteção coletiva e individual.
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Sendo uma formação online, os formandos devem garantir que dispõem dos seguintes recursos mínimos para participação:
O formador deverá dispor de um computador com acesso à internet, sistema de som e câmara de boa qualidade para assegurar a comunicação eficaz com os formandos.