EUFCD (0349) - Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - conceitos básicos

EUFCD (0349) - Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - conceitos básicos

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


O curso é dirigido a ativos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. Este público-alvo inclui profissionais que atuam na área ou pretendem adquirir competências nos domínios do ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho.

Capacitar os formandos de conhecimentos e competências básicas sobre os principais problemas ambientais, boas práticas para o meio ambiente, conceitos relacionados com segurança, higiene e saúde no trabalho, riscos profissionais e medidas preventivas, enquadramento legislativo e sinalização de segurança, promovendo a aplicação das melhores práticas no contexto laboral.

CD1. Os formandos identificam corretamente os principais problemas ambientais e propõem boas práticas aplicáveis no contexto profissional.
CD2. Os formandos demonstram domínio dos conceitos básicos de SHST e aplicam-nos corretamente em situações práticas.
CD3. Os formandos reconhecem as obrigações legais do empregador e do trabalhador, apresentando exemplos concretos de aplicação.
CD4. Os formandos identificam os principais riscos profissionais e definem medidas de prevenção e proteção adequadas.
CD5. Os formandos interpretam e aplicam corretamente a sinalização de segurança e saúde no local de trabalho.
CD6. Os formandos utilizam adequadamente equipamentos de proteção coletiva e individual em simulações práticas.

As competências desenvolvidas neste cursos serão aplicadas em contextos relacionados com a promoção das boas práticas ambientais, em contexto laboral.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. AMBIENTE

5


 

1.1 Principais problemas ambientais da atualidade

0.5

 

 

1.2 Resíduos

0.5

 

 

1.2.1 Definição

0.5

 

 

1.2.2 Produção de resíduos

0.5

 

 

1.3 Gestão de resíduos

0.5

 

 

1.3.1 Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos

0.5

 

 

1.3.2 Estratégias de atuação

1

 

 

1.3.3 Boas práticas para o meio ambiente


 

2. SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO

17

3

 

2.1 CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS COM A SHST

2

 

 

2.1.1 Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, ergonomia, psicossociologia do trabalho, acidente de trabalho, doença profissional, perigo, risco profissional, avaliação de riscos e prevenção

2

 

 

2.2 ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO NACIONAL DA SHST

2

 

 

2.2.1 Obrigações gerais do empregador e do trabalhador

2

 

 

2.3 ACIDENTES DE TRABALHO

2

 

 

2.3.1 Conceito de acidente de trabalho

0.5

 

 

2.3.2 Causas dos acidentes de trabalho

0.5

 

 

2.3.3 Consequências dos acidentes de trabalho

0.5

 

 

2.3.4 Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho

0.5

 

 

2.4 DOENÇAS PROFISSIONAIS

1

 

 

2.4.1 Conceito

0.5

 

 

2.4.2Principais doenças profissionais

0.5

 

 

2.5 PRINCIPAIS RISCOS PROFISSIONAIS

12


 

2.5.1 Riscos biológicos

0.5

 

 

2.5.2 Agentes biológicos

0.5

 

 

2.5.3 Vias de entrada no organismo

0.5

 

 

2.5.4 Medidas de prevenção e proteção

1


 

2.5.5 Riscos Físicos (conceito, efeitos sobre a saúde, medidas de prevenção e proteção)

0.5

 

 

2.5.6 Ambiente térmico

0.5

 

 

2.5.7 Iluminação

0.5

 

 

2.5.8 Radiações (ionizantes e não ionizantes)

0.5

 

 

2.5.9 Ruído

0.5

 

 

2.5.10 Vibrações

0.5

 

 

2.5.11 Riscos químicos

0.5


 

2.5.11.1 Produtos químicos perigosos

0.25

 

 

2.5.11.2 Classificação dos agentes químicos quanto à sua forma

0.25

 

 

2.5.11.3 Vias de exposição

 0.25


 

2.5.11.4 Efeitos na saúde

 0.25


 

2.5.11.5 Classificação, rotulagem e armazenagem

 0.25


 

2.5.11.6 Medidas de prevenção e proteção

 0.25


 

2.5.12 Riscos de incêndio ou explosão

0.5

1.5

 

2.5.12.1 O fogo como reação química

0.25

 

 

2.5.12.1.1 Fenomenologia da combustão

0.25

 

 

2.5.12.1.2 Principais fontes de energia de ativação

 0.25


 

2.5.12.1.3 Classes de Fogos

 0.25


 

2.5.12.1.4 Métodos de extinção

 0.25


 

2.5.12.2 Meios de primeira intervenção - extintores

 0.25


 

2.5.12.2.1 Classificação dos Extintores

 

0.25

 

2.5.12.2.2 Escolha do agente extintor

 

0.25

 

2.5.13 Riscos elétricos

0.5

0.25

 

2.5.13.1 Riscos de contacto com a corrente elétrica: contatos diretos e indiretos

0.25

 

 

2.5.13.2 Efeitos da corrente elétrica sobre o corpo humano

0.25

 

 

2.5.13.3 Medidas de prevenção e proteção

 

0.25

 

2.5.14 Riscos mecânicos

0.5

 

 

2.5.14.1 Trabalho com máquinas e equipamentos

0.25

 

 

2.5.14.2 Movimentação mecânica de cargas

0.25

 

 

2.5.15 Riscos ergonómicos

 0.25


 

2.5.15.1 Movimentação manual de cargas

 

0.5

 

2.5.16 Riscos psicossociais

0.25 


 

2.6 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE

1

 

 

2.6.1 Conceito

0.25

 

 

2.6.2 Tipos de sinalização

0.25

 

 

2.7 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA E DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

1

 

 

2.7.1 Principais tipos de proteção coletiva e de proteção individual

0.5

 

 

TOTAIS

22

3

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM.

1. Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma breve avaliação diagnóstica para identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

  • Metodologia: Aplicação de um questionário online na plataforma Moodle, composto por questões de escolha múltipla e/ou de resposta curta, abordando os principais conceitos de ambiente e SHST, bem como exemplos de aplicação prática.
  • Objetivo: Determinar o nível inicial de conhecimentos dos formandos nos temas abordados.

2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa será contínua e realizada ao longo de toda a formação. Não contribuirá para a avaliação final, mas será essencial para acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback. Esta avaliação será adaptada ao formato de ensino à distância, recorrendo às ferramentas disponíveis no Zoom e Moodle.

  • Critérios de avaliação formativa:
    • Participação ativa nas sessões síncronas (via Zoom): Contributos relevantes nas discussões, exercícios e simulações realizadas em grupo.
    • Realização de tarefas práticas na plataforma Moodle: Exercícios ou atividades individuais com aplicação dos conceitos abordados, como identificação de riscos profissionais ou interpretação de sinalização de segurança.
    • Capacidade de incorporar feedback: Demonstração de progressos ao longo do curso, refletida nos exercícios entregues e nas atividades realizadas nas sessões síncronas.
  • Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos, promover a interação em ambiente virtual e ajustar estratégias pedagógicas conforme necessário.

3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será realizada uma avaliação sumativa para medir a aquisição global das competências, considerando que o curso é maioritariamente teórico. A avaliação será realizada à distância através de um teste escrito na plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0-20 valores.

Metodologia:

  • Instrumento: Teste escrito, disponibilizado na plataforma Moodle, composto por:
    • Questões de escolha múltipla.
    • Questões de resposta curta.
    • Questões de desenvolvimento, onde os formandos deverão demonstrar a aplicação dos conceitos teóricos, propor boas práticas e interpretar cenários de riscos profissionais.

Critérios de Avaliação e Ponderação:

  • CD1: Identificação dos principais problemas ambientais e proposta de boas práticas aplicáveis ao contexto profissional.

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou escolha múltipla, focadas em identificar problemas ambientais.
    • Ponderação: 15%.
    • Escala de Avaliação: Teste escrito (0-20 valores).
  • CD2: Demonstração de domínio dos conceitos básicos de SHST e aplicação correta em situações práticas.

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou escolha múltipla, onde os formandos devem demonstrar o conhecimento dos conceitos básicos de SHST 
    • Ponderação: 20%.
    • Escala de Avaliação: Teste escrito (0-20 valores).
  • CD3: Reconhecimento das obrigações legais do empregador e do trabalhador com exemplos concretos de aplicação.

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou escolha múltipla que exijam a identificação das obrigações legais, baseando-se na legislação em vigor.
    • Ponderação: 15%.
    • Escala de Avaliação: Teste escrito (0-20 valores).
  • CD4: Identificação de riscos profissionais e definição de medidas de prevenção e proteção adequadas.

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou escolha múltipla, onde os formandos devem identificar os riscos num cenário e quais as medidas adequadas de prevenção e proteção.
    • Ponderação: 20%.
    • Escala de Avaliação: Teste escrito (0-20 valores).
  • CD5: Interpretação e aplicação correta da sinalização de segurança e saúde no local de trabalho.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou de identificação no teste, relacionadas com a interpretação da sinalização de segurança em imagens ou descrições.
    • Ponderação: 15%.
    • Escala de Avaliação: Teste escrito (0-20 valores).
  • CD6: Reconhecimento e explicação do uso adequado de equipamentos de proteção coletiva e individual.

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou escolha múltipla, onde os formandos devem identificar qual a utilização correta dos equipamentos de proteção coletiva e individual.
    • Ponderação: 15%.
    • Escala de Avaliação: Teste escrito (0-20 valores).

Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

  •  Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 

 

 

Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

  1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
    1.1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    1.2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    1.3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    1.4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividades de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    1.5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

Sendo uma formação online, os formandos devem garantir que dispõem dos seguintes recursos mínimos para participação:

  • Computador ou dispositivo móvel com ligação à internet estável;
  • Câmara e microfone funcionais para permitir a interação com o formador e os colegas;
  • Acesso à plataforma Zoom para acompanhamento das sessões em tempo real;
  • Acesso à plataforma Moodle para consulta de materiais e realização de atividades assíncronas.

O formador deverá dispor de um computador com acesso à internet, sistema de som e câmara de boa qualidade para assegurar a comunicação eficaz com os formandos.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

Outros Cursos Relacionados