Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade. É prioritariamente dirigido a participantes com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações, que pretendam adquirir ou reforçar competências ao nível da comunicação interpessoal, com especial enfoque na comunicação assertiva, tanto em contextos pessoais como profissionais, nomeadamente no atendimento ao público, relações de trabalho, equipas comerciais, entre outros.
Desenvolver competências de comunicação interpessoal com enfoque na comunicação assertiva, reconhecendo os diferentes elementos e perfis do processo comunicacional, transpondo barreiras e utilizando estratégias adequadas para a eficácia da comunicação, incluindo a aplicação consciente dos diferentes tipos de perguntas e processamento da informação.
CD1. O formando identifica corretamente os elementos que compõem o processo de comunicação, descrevendo a função de cada um.
CD2. O formando distingue com clareza os diferentes perfis comunicacionais, exemplificando comportamentos típicos de cada um.
CD3. O formando demonstra capacidade para aplicar estratégias de comunicação assertiva em simulações práticas.
CD4. O formando evidencia competências de escuta ativa e utilização adequada da paralinguagem.
CD5. O formando identifica com rigor as barreiras internas e externas à comunicação, propondo estratégias para a sua superação.
CD6. O formando descreve corretamente os diferentes tipos de processamento da informação e associa-os a situações comunicacionais concretas.
CD7. O formando utiliza de forma eficaz os vários tipos de perguntas durante simulações práticas de comunicação.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicáveis em contextos profissionais e sociais onde a comunicação eficaz seja essencial, nomeadamente em situações de atendimento, trabalho em equipa, liderança, vendas, negociação, resolução de conflitos e relações interpessoais em geral. O domínio da comunicação assertiva permitirá uma atuação mais eficaz, empática e consciente nas interações do quotidiano.
Formação a distância, com sessões síncronas na plataforma Zoom e apoio da plataforma Moodle
1. Avaliação Diagnóstica
No início da ação de formação, será realizada uma discussão informal em sessão síncrona na plataforma Zoom, onde os formandos serão convidados a partilhar as suas perceções e experiências relacionadas com a comunicação interpessoal, nomeadamente:
O formador conduzirá a discussão com base em perguntas orientadoras, promovendo a participação de todos os formandos e observando os seus contributos de forma exploratória.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação, quer nas sessões síncronas, quer nas atividades disponibilizadas no Moodle.
Será feita com base nos seguintes elementos:
Critérios utilizados nesta avaliação:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa)
Atendendo à natureza maioritariamente teórica da formação, será aplicada uma prova escrita final na plataforma Moodle, com recurso a testes de escolha múltipla, perguntas de resposta curta e análise de casos, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores.
A prova será individual e realizada em horário definido, com vigilância parcial através de Zoom (câmara obrigatória).
Esta prova incidirá nos seguintes critérios de êxito:
CD1: O formando identifica corretamente os elementos que compõem o processo de comunicação, descrevendo a função de cada um.
CD2: O formando distingue com clareza os diferentes perfis comunicacionais, exemplificando comportamentos típicos de cada um.
CD3: O formando demonstra capacidade para aplicar estratégias de comunicação assertiva em simulações práticas.
CD4: O formando evidencia competências de escuta ativa e utilização adequada da paralinguagem.
CD5: O formando identifica com rigor as barreiras internas e externas à comunicação, propondo estratégias para a sua superação.
CD6: O formando descreve corretamente os diferentes tipos de processamento da informação e associa-os a situações comunicacionais concretas.
CD7: O formando utiliza de forma eficaz os vários tipos de perguntas durante simulações práticas de comunicação.
4. Avaliação comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Plataforma Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação decorrerá em regime e-learning, com sessões síncronas via Zoom, pelo que os formandos deverão aceder a partir de um local que lhes garanta privacidade, conforto e condições técnicas adequadas para participação ativa. É da responsabilidade dos formandos garantir:
O formador deverá dispor de: