Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, possuidores do 9.º ano de escolaridade como habilitação mínima. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir, reforçar ou atualizar competências no âmbito do funcionamento de empresas comerciais e da organização do trabalho nesse contexto.
Dotar os formandos de conhecimentos sobre o funcionamento de uma empresa comercial e as principais metodologias de organização do trabalho, com enfoque na gestão participativa por objetivos, capacitando-os para analisar estruturas organizacionais, definir objetivos de vendas e compreender a evolução histórica do setor do comércio.
CE1. Identifica corretamente os principais circuitos de funcionamento (formais e informais) de uma empresa comercial.
CE2. Apresenta, de forma estruturada, os diferentes tipos de objetivos empresariais e sua aplicabilidade.
CE3. Demonstra, em situações simuladas, a aplicação de métodos de organização do trabalho.
CE4. Explica adequadamente os fundamentos da gestão participativa por objetivos.
CE5. Define objetivos de vendas de forma alinhada com os princípios da gestão participativa.
CE6. Relaciona os factos históricos do comércio com as práticas organizacionais atuais, evidenciando compreensão crítica.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em ambientes comerciais, nomeadamente em pequenas, médias ou grandes empresas do setor do comércio, onde é exigido o conhecimento da estrutura organizacional, capacidade de definição de objetivos de vendas e aplicação de métodos organizacionais modernos, como a gestão participativa.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Empresa comercial - funcionamento e organização do trabalho | 15 | 9 | 0 |
1.1. Funcionamento de uma empresa comercial | 15 | 9 | 0 |
1.1.1. Circuitos formais | 5 | 3 | 0 |
1.1.2. Circuitos informais | 5 | 3 | 0 |
1.1.3. Objectivos | 5 | 3 | 0 |
2. Organização e métodos de trabalho | 15 | 11 | 0 |
2.1. Métodos de organização do trabalho | 5 | 4 | 0 |
2.2. Gestão participativa por objectivos | 5 | 4 | 0 |
2.3. A previsão de vendas | 5 | 3 | 0 |
TOTAIS | 30 | 20 | 0 |
| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom
1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, ou um questionário composto por perguntas de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, através da plataforma Moodle.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo das sessões online, com base na participação ativa nas atividades realizadas via Zoom e nas respostas dos formandos aos questionários intermédios no Moodle, compostos por perguntas de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, bem como na interação em fóruns e discussões orientadas.
Critérios da avaliação formativa:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões via Zoom;
Aplicação correta dos conceitos teóricos nas respostas aos questionários do Moodle (verdadeiro/falso ou escolha múltipla);
Capacidade de incorporar o feedback fornecido ao longo da formação e demonstrar progressos nas atividades avaliativas.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste, realizado na plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores. Este teste será composto exclusivamente por perguntas de verdadeiro/falso ou de escolha múltipla, com controlo de tempo e supervisão via Zoom com câmara ligada.
Obedecerá a um conjunto de critérios previamente definidos e avaliados pelo/a formador/a, designadamente:
CE1: Identifica corretamente os principais circuitos de funcionamento (formais e informais) de uma empresa comercial.
Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CE2: Apresenta, de forma estruturada, os diferentes tipos de objetivos empresariais e sua aplicabilidade.
Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CE3: Demonstra, em situações simuladas, a aplicação de métodos de organização do trabalho.
Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CE4: Explica adequadamente os fundamentos da gestão participativa por objetivos.
Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CE5: Define objetivos de vendas de forma alinhada com os princípios da gestão participativa.
Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
CE6: Relaciona os factos históricos do comércio com as práticas organizacionais atuais, evidenciando compreensão crítica.
Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 valores
4. Avaliação comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
o Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.
o Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.
o Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.
o Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.
o Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.
Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.
Equipamentos necessários: