EUFCD (0382) - Gestão do tempo e organização do trabalho

EUFCD (0382) - Gestão do tempo e organização do trabalho

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam, no mínimo, o 9.º ano de escolaridade. É indicado para profissionais que pretendam desenvolver competências na gestão eficiente do tempo e na organização do trabalho. É igualmente adequado para aqueles que pretendam otimizar a sua produtividade e contribuir para a eficiência das equipas de trabalho.

No final da formação, os formandos deverão ser capazes de aplicar técnicas eficazes de gestão do tempo no seu contexto profissional, otimizar a organização do trabalho em equipa e desenvolver um plano de ação pessoal que lhes permita melhorar a sua produtividade e desempenho profissional.

CD1. Identificar corretamente os principais fatores que afetam a gestão do tempo e propor soluções para os minimizar.
CD2. Elaborar um plano detalhado de organização do dia de trabalho, incluindo a definição de prioridades.
CD3. Aplicar técnicas eficazes para a gestão de interrupções e otimização do tempo.
CD4. Demonstrar capacidade para conduzir reuniões produtivas e delegar tarefas de forma eficiente.
CD5. Apresentar um plano de ação pessoal que demonstre estratégias claras e realistas para a melhoria da gestão do tempo e organização do trabalho.

As competências adquiridas neste curso serão aplicáveis em contextos que exijam uma gestão eficaz do tempo e uma organização estruturada das tarefas, como em ambientes comerciais, administrativos e de vendas. O curso é relevante tanto para trabalhadores independentes como para profissionais integrados em equipas, permitindo-lhes otimizar a sua produtividade e contribuir para o aumento da eficiência das suas organizações.

Conteúdo

T

PS

PCT

Conteúdo

Horas Teóricas

Horas Práticas Simuladas

 

1. Gestão do tempo

4h

1h

 

1.1. Autoavaliação na gestão do tempo

1h

0h

 

1.2. Tempo como recurso

1h

0h

 

1.3. Leis e princípios de gestão de tempo

1h

0h

 

1.4. Identificação de características pessoais

0.5h

1h

 

1.5. Análise de desperdiçadores de tempo

0.5h

1h

 

2. Planeamento na gestão do tempo

3h

2h

 

2.1. Determinar metas e objetivos

1h

0.5h h

 

2.2. Elaboração de planos detalhados, diários e semanais

1h

0.5h

 

2.3. Utilização de check-lists

0.5h

0.5h

 

2.4. Definição e gestão de prioridades

0.5h

0.5h

 

3. Técnicas de gestão do tempo

3h

3h

 

3.1. Organização do dia de trabalho

1h

1h

 

3.2. Agrupamento de tarefas

0.5h

0.5h

 

3.3. Controlo das interrupções e dos telefonemas

0.5h

0.5h

 

3.4. Utilização da agenda como recurso estratégico

0.5h

0.5h

 

3.5. Otimização das novas tecnologias

0.5h

0.5h

 

4. Organização do trabalho

3h

3h

 

4.1. Trabalho em equipa

1h

1h

 

4.2. Organização e condução de reuniões

1h

1h

 

4.3. Produção de resultados através de reuniões

0.5h

1h

 

4.4. Delegação de tarefas à equipa de apoio comercial

0.5h

0h

 

5. Plano de ação pessoal

1h

2h

 

TOTAIS

14

11

 

 

25 Horas

Formação a distância, síncrona.

1.1 Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal para determinar o nível de conhecimento e experiência prévia dos formandos na gestão do tempo e organização do trabalho. 
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

1.2 Avaliação Formativa
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na participação nas discussões em grupo e reflexões.

Critérios de avaliação:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e exercícios práticos.
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos na elaboração de planos e estratégias de organização do trabalho.
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos na implementação das técnicas de gestão do tempo.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

1.3 Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20, para avaliar a aquisição dos conhecimentos teóricos e a capacidade de aplicar os conceitos abordados na formação.

A avaliação basear-se-á nos seguintes critérios de desempenho:

  • CD1: Identificar corretamente os principais fatores que afetam a gestão do tempo e propor soluções para os minimizar.

    • Metodologia: Questões de resposta múltipla e perguntas abertas sobre fatores que influenciam a gestão do tempo e estratégias para os minimizar.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD2: Elaborar um plano detalhado de organização do dia de trabalho, incluindo a definição de prioridades.

    • Metodologia: Caso prático onde os formandos terão de elaborar um plano detalhado com definição de prioridades, utilizando técnicas ensinadas no curso.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD3: Aplicar técnicas eficazes para a gestão de interrupções e otimização do tempo.

    • Metodologia: Resolução de um estudo de caso, onde os formandos devem demonstrar como aplicar técnicas de controlo de interrupções e otimização do tempo.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD4: Demonstrar capacidade para conduzir reuniões produtivas e delegar tarefas de forma eficiente.

    • Metodologia: Questões descritivas e estudo de caso sobre boas práticas na condução de reuniões e delegação de tarefas.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD5: Apresentar um plano de ação pessoal que demonstre estratégias claras e realistas para a melhoria da gestão do tempo e organização do trabalho.

    • Metodologia: Elaboração de um plano de ação pessoal onde o formando deve aplicar os conhecimentos adquiridos na formação.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos


 

Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 

 

 

Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

 

 






Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios, análise de casos e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será realizada em ambiente virtual, com recurso a uma plataforma de videoconferência (Zoom) que permita a interação entre formador e formandos, bem como a partilha de materiais e a realização de atividades síncronas.

Equipamentos necessários:

  • Computador para o formador e formandos, com acesso à internet e câmara web funcional;
  • Plataforma de videoconferência com funcionalidades de partilha de ecrã, chat e breakout rooms para atividades em grupo;
  • Sistema de som e microfone para garantir a qualidade da comunicação;

Manual Funcionamento PDF

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