Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam, no mínimo, o 9.º ano de escolaridade. É indicado para profissionais que pretendam desenvolver competências na gestão eficiente do tempo e na organização do trabalho. É igualmente adequado para aqueles que pretendam otimizar a sua produtividade e contribuir para a eficiência das equipas de trabalho.
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de aplicar técnicas eficazes de gestão do tempo no seu contexto profissional, otimizar a organização do trabalho em equipa e desenvolver um plano de ação pessoal que lhes permita melhorar a sua produtividade e desempenho profissional.
CD1. Identificar corretamente os principais fatores que afetam a gestão do tempo e propor soluções para os minimizar.
CD2. Elaborar um plano detalhado de organização do dia de trabalho, incluindo a definição de prioridades.
CD3. Aplicar técnicas eficazes para a gestão de interrupções e otimização do tempo.
CD4. Demonstrar capacidade para conduzir reuniões produtivas e delegar tarefas de forma eficiente.
CD5. Apresentar um plano de ação pessoal que demonstre estratégias claras e realistas para a melhoria da gestão do tempo e organização do trabalho.
As competências adquiridas neste curso serão aplicáveis em contextos que exijam uma gestão eficaz do tempo e uma organização estruturada das tarefas, como em ambientes comerciais, administrativos e de vendas. O curso é relevante tanto para trabalhadores independentes como para profissionais integrados em equipas, permitindo-lhes otimizar a sua produtividade e contribuir para o aumento da eficiência das suas organizações.
Conteúdo | T | PS | PCT |
Conteúdo | Horas Teóricas | Horas Práticas Simuladas |
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1. Gestão do tempo | 4h | 1h |
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1.1. Autoavaliação na gestão do tempo | 1h | 0h |
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1.2. Tempo como recurso | 1h | 0h |
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1.3. Leis e princípios de gestão de tempo | 1h | 0h |
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1.4. Identificação de características pessoais | 0.5h | 1h |
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1.5. Análise de desperdiçadores de tempo | 0.5h | 1h |
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2. Planeamento na gestão do tempo | 3h | 2h |
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2.1. Determinar metas e objetivos | 1h | 0.5h h |
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2.2. Elaboração de planos detalhados, diários e semanais | 1h | 0.5h |
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2.3. Utilização de check-lists | 0.5h | 0.5h |
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2.4. Definição e gestão de prioridades | 0.5h | 0.5h |
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3. Técnicas de gestão do tempo | 3h | 3h |
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3.1. Organização do dia de trabalho | 1h | 1h |
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3.2. Agrupamento de tarefas | 0.5h | 0.5h |
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3.3. Controlo das interrupções e dos telefonemas | 0.5h | 0.5h |
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3.4. Utilização da agenda como recurso estratégico | 0.5h | 0.5h |
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3.5. Otimização das novas tecnologias | 0.5h | 0.5h |
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4. Organização do trabalho | 3h | 3h |
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4.1. Trabalho em equipa | 1h | 1h |
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4.2. Organização e condução de reuniões | 1h | 1h |
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4.3. Produção de resultados através de reuniões | 0.5h | 1h |
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4.4. Delegação de tarefas à equipa de apoio comercial | 0.5h | 0h |
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5. Plano de ação pessoal | 1h | 2h |
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TOTAIS | 14 | 11 |
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| 25 Horas |
Formação a distância, síncrona.
1.1 Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal para determinar o nível de conhecimento e experiência prévia dos formandos na gestão do tempo e organização do trabalho.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
1.2 Avaliação Formativa
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na participação nas discussões em grupo e reflexões.
Critérios de avaliação:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
1.3 Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20, para avaliar a aquisição dos conhecimentos teóricos e a capacidade de aplicar os conceitos abordados na formação.
A avaliação basear-se-á nos seguintes critérios de desempenho:
CD1: Identificar corretamente os principais fatores que afetam a gestão do tempo e propor soluções para os minimizar.
CD2: Elaborar um plano detalhado de organização do dia de trabalho, incluindo a definição de prioridades.
CD3: Aplicar técnicas eficazes para a gestão de interrupções e otimização do tempo.
CD4: Demonstrar capacidade para conduzir reuniões produtivas e delegar tarefas de forma eficiente.
CD5: Apresentar um plano de ação pessoal que demonstre estratégias claras e realistas para a melhoria da gestão do tempo e organização do trabalho.
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação será realizada em ambiente virtual, com recurso a uma plataforma de videoconferência (Zoom) que permita a interação entre formador e formandos, bem como a partilha de materiais e a realização de atividades síncronas.
Equipamentos necessários: