EUFCD (0404) - Organização pessoal e gestão do tempo

EUFCD (0404) - Organização pessoal e gestão do tempo

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade.
Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir ou reforçar competências de organização pessoal e gestão do tempo para aplicação em contextos profissionais e/ou pessoais.

Aplicar as técnicas de organização pessoal e gestão do tempo com vista a otimizar o planeamento das atividades e o cumprimento dos objetivos.

CE1. Identificar e descrever as atividades que compõem o seu dia-a-dia, utilizando técnicas de inventariação.

CE2. Demonstrar capacidade para analisar criticamente as atividades e classificá-las com base na sua urgência e importância.

CE3. Propor medidas de melhoria para as suas atividades, com base em critérios de eficácia.

CE4. Aplicar corretamente regras básicas de organização pessoal em cenários simulados.

CE5. Elaborar e apresentar um plano de ação com objetivos claros e estratégias fundamentadas de melhoria contínua.

CE6. Demonstrar atitudes favoráveis à gestão eficiente do tempo e à organização das suas rotinas.

As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos profissionais e pessoais que exijam a capacidade de organizar tarefas, gerir prioridades, aumentar a produtividade e melhorar a eficácia individual, contribuindo para uma gestão mais eficiente do tempo e dos recursos disponíveis.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Técnicas para inventariação das atividades desenvolvidas

3

1.5

0

2. Técnicas para análise das atividades desenvolvidas e sua priorização

3

1.5

0

3. Identificação do potencial de melhoria de cada uma das atividades

3

2

0

4. Regras básicas de organização pessoal

2

1

0

5. Regras fundamentais da gestão do tempo

2

1

0

6. Desenvolvimento de planos de ação de melhoria de desempenho utilizando as regras básicas de gestão do tempo e de organização pessoal

3

2

0

TOTAIS

16

9

0

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.

1. Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal ou um questionário composto por perguntas de escolha múltipla e/ou verdadeiro/falso. 
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa será realizada ao longo da formação, utilizando os seguintes métodos:

  • Participação ativa durante as sessões síncronas na plataforma Zoom: Os formandos serão avaliados com base na sua interação nas discussões em grupo, na apresentação de ideias e na capacidade de colaborar com os colegas.

  • Entrega de atividades práticas na plataforma Moodle: Serão propostos exercícios de análise de casos ou resolução de problemas que deverão ser submetidos dentro do prazo estipulado.

  • Incorporação do feedback do formador: Os formandos deverão demonstrar evolução com base no feedback dado nas atividades.

Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

Critérios de Avaliação:

  • Participação ativa nas discussões síncronas e nos fóruns no Moodle.

  • Qualidade e pertinência das atividades práticas submetidas.

  • Capacidade de aplicar conceitos teóricos e incorporar feedback.

3. Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste poderá incluir perguntas de escolha múltipla e/ou questões de verdadeiro ou falso. 

Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:

CE1: Identificar e descrever as atividades que compõem o seu dia-a-dia, utilizando técnicas de inventariação.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 

  • Ponderação: 15%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.

CE2: Demonstrar capacidade para analisar criticamente as atividades e classificá-las com base na sua urgência e importância.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 

  • Ponderação: 20%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.

CE3: Propor medidas de melhoria para as suas atividades, com base em critérios de eficácia.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 

  • Ponderação: 15%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.

CE4: Aplicar corretamente regras básicas de organização pessoal em cenários simulados.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 

  • Ponderação: 15%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.

CE5: Elaborar e apresentar um plano de ação com objetivos claros e estratégias fundamentadas de melhoria contínua.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 

  • Ponderação: 20%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.

CE6: Demonstrar atitudes favoráveis à gestão eficiente do tempo e à organização das suas rotinas.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 

  • Ponderação: 15%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos.

4. Avaliação comportamental

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

5. Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
  • O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

1.    Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

o   Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.

o   Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.

o   Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.

o   Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.

o   Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

2.    Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.

Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.

Equipamentos necessários:

  • Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
  • Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
  • Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
  • Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
  • Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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