EUFCD (0453) - Espaços em contexto urbano - linguagens e arquitetura

EUFCD (0453) - Espaços em contexto urbano - linguagens e arquitetura

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, possuidores do 9.º ano de escolaridade como habilitação mínima. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, com interesse em adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre a evolução das linguagens plásticas na arquitetura e nos espaços públicos urbanos. É indicado para pessoas com motivações pessoais, educativas ou profissionais na área da cultura, mediação patrimonial, turismo cultural, ou simplesmente com interesse pela história da arte e arquitetura.

Descrever a evolução e a influência das linguagens plásticas nos espaços arquitetónicos e no contexto urbano, compreendendo as transformações dos espaços públicos ao longo da história, desde a antiguidade até à modernidade.

CD1. Reconhecer e caracterizar corretamente os principais estilos e períodos da arquitetura ocidental.

CD2. Relacionar manifestações arquitetónicas com os respetivos contextos históricos e culturais.

CD3. Descrever e analisar, com recurso a exemplos, a evolução dos espaços públicos.

CD4. Aplicar vocabulário técnico adequado na análise das linguagens plásticas urbanas.

CD5. Demonstrar sensibilidade estética e valorização do património nos contextos abordados.

As competências desenvolvidas nesta formação serão aplicáveis em contextos educativos, culturais e de interpretação do património urbano.
São particularmente úteis para mediadores culturais, educadores, técnicos de turismo, ou cidadãos interessados no património artístico e urbano.

Conteúdo 

T 

PS 

PCT 

1. Idade Clássica 

2 

0.8 

 

1.1. Harmonia e proporção na arte grega 

0.5 

0.2 

 

1.2. Sentido utilitário e grandioso da arquitetura romana 

0.5 

0.2 

 

1.3. Contribuição estética dos novos materiais 

0.5 

0.2 

 

1.4. Sentido comemorativo da escultura e realismo do retrato 

0.5 

0.2 

 

2. Idade Média 

3 

1.2 

 

2.1. Românico 

1.5 

0.6 

 

2.1.1. Símbolos da Europa medieval - Mosteiros e castelos 

0.5 

0.2 

 

2.1.2. Santiago de Compostela e as rotas de peregrinação 

0.5 

0.2 

 

2.1.3. Escultura e artes decorativas patentes no portal e claustro 

0.5 

0.2 

 

2.2. Gótico 

1.5 

0.7 

 

2.2.1. Saint Denis, Batalha e Alcobaça - a catedral como símbolo de fé 

0.5 

0.2 

 

2.2.2. Nascimento do burgo 

0.5 

0.2 

 

2.2.3. Realismo e naturalismo na iconografia gótica 

0.5 

0.3 

 

3. Idade da Renascença 

2 

0.8 

 

3.1. Brunelleschi, Bramante, Miguel Ângelo e Leonardo da Vinci 

0.5 

0.2 

 

3.2. Desenho da figura humana 

0.5 

0.2 

 

3.3. Relevo 

0.5 

0.2 

 

3.4. Iconografia da Capela Sistina 

0.5 

0.2 

 

4. Idade Barroca 

1.5 

0.7 

 

4.1. Encenação dos poderes religioso e régio como vetor fundamental do discurso arquitectónico 

0.5 

0.3 

 

4.2. Efemeridade como valor 

0.5 

0.2 

 

4.3. Bernini, Caravaggio e Vermeer 

0.5 

0.2 

 

5. Idade Romântica 

2.5 

0.8 

 

5.1. Seduções da Idade Média na prática revivalista 

0.5 

0.2 

 

5.2. Sintra e o Palácio da Pena 

0.5 

0.2 

 

5.3. O triunfo da emoção nas artes plásticas 

0.5 

0.2 

 

5.4. Manet, Monet e Renoir 

0.5 

0.2 

 

5.5. Nadar - Implicações da fotografia na história das Belas Artes 

0.5 

0.2 

 

6. Idade da Transição 

2 

0.9 

 

6.1. Inquietações Art Nouveau 

0.5 

0.3 

 

6.2. Arquitetura como cenário das artes decorativas 

0.5 

0.2 

 

6.3. Aceitação da máquina 

0.5 

0.2 

 

6.4. Ligação arte-técnica 

0.5 

0.2 

 

7. Idade Moderna 

1 

0.4 

 

7.1. Linguagens plásticas dos modernos 

0.5 

0.2 

 

7.2. Do espaço cubista de Picasso ao suprematismo de Malevitch; das tipologias orgânicas de Frank Lloyd Wright ao racionalismo de Corbusier 

0.5 

0.2 

 

8. Evolução dos espaços públicos 

3 

1.9 

 

8.1. Comércio e política na praxis quotidiana - agora grega 

0.5 

0.3 

 

8.2. Espaço público de debate - fórum romano 

0.5 

0.2 

 

8.3. Mosteiro, castelo, burgo - espaço medieval 

0.5 

0.2 

 

8.4. Enquadramento exterior e dimensão interior - palácio renascentista 

0.5 

0.2 

 

8.5. Dinâmica barroca - palácio de Versalhes 

0.5 

0.2 

 

8.6. Espaço de conforto e intimidade - salão neoclássico 

0.5 

0.2 

 

9. Estética do ferro - a primeira exposição universal Espaços semi-públicos em contextos urbanos - centros comerciais 

0.5 

0.3 

 

 

17.5 

7.5 

 

 

25 Horas 

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho 

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom

Avaliação das Aprendizagens 

1.1 Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal ou um questionário de escolha múltipla para avaliar os conhecimentos prévios dos formandos sobre Espaços em contexto urbano - linguagens e arquitetura. 

Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

1.2 Avaliação Formativa

A avaliação formativa será realizada ao longo da formação, utilizando os seguintes métodos:

  • Participação ativa durante as sessões síncronas na plataforma Zoom: Os formandos serão avaliados com base na sua interação nas discussões em grupo, na apresentação de ideias e na capacidade de colaborar com os colegas.

  • Entrega de atividades práticas na plataforma Moodle: Serão propostos exercícios de análise de casos ou resolução de problemas que deverão ser submetidos dentro do prazo estipulado.

  • Incorporação do feedback do formador: Os formandos deverão demonstrar evolução com base no feedback dado nas atividades.

Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

Critérios de Avaliação:

  • Participação ativa nas discussões síncronas e nos fóruns no Moodle.

  • Qualidade e pertinência das atividades práticas submetidas.

  • Capacidade de aplicar conceitos teóricos e incorporar feedback.

1.3 Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste poderá incluir perguntas de escolha escolha múltipla e/ou verdadeiro/falso

Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:

CD1: Reconhecer e caracterizar corretamente os principais estilos e períodos da arquitetura ocidental

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.  

  • Ponderação: 25%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores. 

CD2: Relacionar manifestações arquitetónicas com os respetivos contextos históricos e culturais

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.  

  • Ponderação: 20%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores. 

CD3: Descrever e analisar, com recurso a exemplos, a evolução dos espaços públicos

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.  

  • Ponderação: 20%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores. 

CD4: Aplicar vocabulário técnico adequado na análise das linguagens plásticas urbanas

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.  

  • Ponderação: 15%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores. 

CD5: Demonstrar sensibilidade estética e valorização do património nos contextos abordados

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.  

  • Ponderação: 20%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores. 

1.4 Avaliação comportamental

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

1.5 Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
  • O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

1.    Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

o   Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.

o   Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.

o   Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.

o   Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.

o   Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

2.    Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.

Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.

Equipamentos necessários:

  • Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
  • Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
  • Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
  • Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
  • Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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