EUFCD (0459) - Tecnologias de representação

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Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. É dada prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.

Proporcionar aos formandos conhecimentos e competências práticas sobre técnicas de representação bidimensionais e tridimensionais, incluindo o domínio dos materiais e dos procedimentos associados.

  • CD1: Identificar corretamente os materiais mais adequados a cada técnica.
  • CD2: Produzir representações bidimensionais precisas com base em normas estabelecidas.
  • CD3: Construir modelos tridimensionais utilizando os materiais e técnicas indicados.
  • CD4: Demonstrar capacidade para selecionar e combinar adequadamente os suportes e os instrumentos atuantes.
  • A competência desenvolvida neste curso será aplicada em atividades profissionais que envolvam a criação e representação de ideias visuais para design, comunicação visual, arquitetura e outras áreas criativas.

    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. Técnicas de representação - enquadramento

    7

    5

     

    1.1. Materiais

    2

    2

     

    1.1.1. Suportes, papéis (gramagens, texturas, cores, formatos e normalizações), outros suportes

    1

    1

     

    1.1.2. Meios atuantes - riscadores (grafites, …), outros (aguadas, …)

    1

    1

     

    1.2. Procedimentos

    5

    3

     

    1.2.1. Modos de registo - traço, mancha, técnicas mistas, apontamentos e esboços

    2

    1

     

    1.2.2. Estudo das formas - formas naturais e formas artificiais

    2

    1

     

    1.2.3. Utilização de diferentes escalas de representação, de diferentes enquadramentos e de diferentes contextos

    1

    1

     

    2. Técnicas de representação bidimensionais

    10

    10

     

    2.1. Desenho técnico

    4

    4

     

    2.1.1. Elementos da linguagem visual - campo e seus elementos estruturais; forma, o fundo e sua relação; cor (dimensões, vapores lumínicos, saturação e cambiantes), espaço e volume, profundidade e sobreposição

    1

    1

     

    2.1.2. Normalização (normas nacionais e internacionais; formatos de folhas; legendagem de desenhos)

    1

    1

     

    2.1.3. Suportes e meios atuantes; métodos de representação (sistema de dupla projeção ortogonal e sistema europeu), axonometrias e perspectivas

    1

    1

     

    2.1.4. Desenho cotado - representação de equipamento fixo e móvel

    1

    1

     

    2.2. Pintura

    4

    4

     

    2.2.1. Instrumentos e sua utilização (suportes, pincéis e espátulas)

    1

    1

     

    2.2.2. Pintura sobre papel (aguarela e guache)

    1

    1

     

    2.2.3. Pintura sobre tecidos (batik-tecidos, tintas, isolamentos e pincéis; as ceras de cor)

    1

    1

     

    2.2.4. Estampagem com pincel, batedor e molde

    1

    1

     

    2.2.5. Pintura a óleo

    2

    2

     

    2.2.5.1. Suportes, pigmentos, aglutinadores e diluentes

    1

    1

     

    2.2.5.2. Procedimentos

    1

    1

     

    3. Técnicas de representação tridimensionais

    10

    8

     

    3.1. Tecnologia da escultura

    3

    2

     

    3.1.1. Materiais e procedimentos mais adequados à execução de um projeto de escultura

    1

    1

     

    3.1.2. Estudo da natureza dos diferentes materiais e dos aspetos plásticos da sua conjugação (dimensões, valor cromático e significado); suportes

    2

    1

     

    3.2. Colagem / técnicas mistas

    4

    3

     

    3.2.1. Pasta de papel

    1

    1

     

    3.2.1.1. Preparação e técnicas de modelação

    1

    1

     

    3.2.2. Argila e gesso

    3

    2

     

    3.2.2.1. Construção de estruturas e suportes

    2

    1

     

    3.2.2.2. Técnicas de modelação e secagem

    1

    1

     

    3.3. Modelismo

    3

    3

     

    3.3.1. Materiais e tecnologia

    2

    2

     

    3.3.1.1. Materiais de desperdício, recicláveis, pobres, tradicionais

    1

    1

     

    3.3.1.2. Técnicas e instrumentos atuantes específicos para cada um dos materiais

    1

    1

     

    3.3.2. Tipologias

    1

    1

     

    3.3.2.1. Modelo volumétrico, modelo estrutural, modelo funcional, modelo ergonómico e modelo icónico

    1

    1

     

    TOTAIS

    27

    23

     

     

    50 Horas

    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    A distância, em sala virtual.

    Avaliação Diagnóstica

    o início do curso, será aplicada uma avaliação diagnóstica através de perguntas de escolha múltipla. O objetivo será identificar o ponto de partida dos formandos e ajustar o conteúdo e a abordagem pedagógica às suas necessidades.

    • Método: Questionário digital com perguntas de escolha múltipla sobre materiais e técnicas de representação, aplicado numa ferramenta como Google Forms ou diretamente na plataforma Zoom.
    • Objetivo: Determinar o nível de conhecimentos prévios e orientar o formador na adaptação do curso.


    Avaliação Formativa

    A avaliação formativa será realizada ao longo do curso, baseando-se na interação e participação ativa dos formandos durante as sessões síncronas e nas atividades propostas, incluindo trabalhos em grupo ou individuais submetidos online.

    • Critérios de Avaliação:
      • Participação ativa: Contributos nas discussões e interação nas sessões realizadas através da plataforma Zoom.
      • Aplicação dos conceitos teóricos: Capacidade de aplicar os conceitos abordados em tarefas práticas, como o uso de ferramentas digitais para desenhar ou planear projetos.
      • Progressos evidenciados: Evolução demonstrada ao longo do curso, com base no feedback contínuo fornecido pelo formador.
    • Objetivo: Monitorizar o progresso individual e de grupo, promovendo a adaptação das estratégias formativas.


    Avaliação de Medição (Sumativa)

    No final do curso, será aplicado um teste de avaliação composto exclusivamente por perguntas de escolha múltipla, com ponderação de 100%, para medir a aquisição das competências previstas. Cada critério de êxito será avaliado de forma detalhada:

    • CD1: Identificar corretamente os materiais mais adequados a cada técnica

      • Metodologia: Perguntas de escolha múltipla relacionadas com a identificação e adequação de materiais a técnicas específicas.
      • Ponderação: 25%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD2: Produzir representações bidimensionais precisas com base em normas estabelecidas

      • Metodologia: Perguntas de escolha múltipla focadas em normas de desenho técnico e elementos fundamentais de representação bidimensional.
      • Ponderação: 30%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD3: Construir modelos tridimensionais utilizando os materiais e técnicas indicados

      • Metodologia: Perguntas de escolha múltipla sobre a aplicação de técnicas e materiais para modelagem tridimensional.
      • Ponderação: 25%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD4: Demonstrar capacidade para selecionar e combinar adequadamente os suportes e os instrumentos atuantes

      • Metodologia: Perguntas de escolha múltipla sobre a seleção e combinação de suportes e instrumentos adequados a diferentes contextos.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20

        Avaliação comportamental:

        No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

        o adaptação a nova tarefa

        - Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

        - Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

        o Motivação

        - Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

        - Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

        o Participação

        - Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

        - Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

        o trabalho em equipa

        - Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

        - Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

        o relacionamento interpessoal

        - Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

        - Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

        o aquisição e aplicação de conhecimentos

        - Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

        - Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

        o mobilização de competências

        - Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

        - Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

        o assiduidade

        - Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

        - Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

        o Pontualidade

        - Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

        - Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

        A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

        Avaliação do processo formativo

        · Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

        Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

        · Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

        Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

        · Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

        Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.


    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos:
    Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

    1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    Ambiente virtual:
    As formações à distância serão realizadas através da plataforma Zoom, que permite a comunicação síncrona entre formador e formandos.

    Equipamentos necessários para o formador:

    • Computador com câmara e microfone de boa qualidade;
    • Ligação à internet estável;
    • Acesso à plataforma Zoom;
    • Recursos para partilha de ecrã e ferramentas interativas da plataforma Zoom, como quadro branco digital e partilha de ficheiros.

    Equipamentos necessários para os formandos:

    • Computador ou dispositivo móvel com câmara e microfone;
    • Ligação à internet estável;
    • Acesso à plataforma Zoom.

    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento