EUFCD (0461) - Cenografia e composição

EUFCD (0461) - Cenografia e composição

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Prioriza-se a participação de formandos com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que já atuem ou pretendam adquirir competências na área da cenografia e composição plástica, aplicadas à criação e organização de espaços cénicos e elementos visuais para apresentações artísticas, eventos ou exposições.

Dotar os formandos de conhecimentos e competências que lhes permitam identificar e aplicar os princípios da cenografia e da composição plástica, de forma a conceber, planear e executar propostas cenográficas adequadas a diferentes contextos, respeitando os elementos e leis da composição visual e garantindo a coerência estética e funcional das produções.

1.Cenografia

1.1. Conceito de cenografia

1.2. Objectivos

1.3. Principais etapas da história da cenografia em Portugal

1.4. Análise crítica dos elementos constituintes de uma cenografia

1.5. Preparação de uma proposta cenográfica e sua relação com a encenação

1.6. Inter-relação texto/cenário

1.7. Diferentes espaços de um palco e de um teatro

1.8. Adereços

2. Composição plástica

2.1. Elementos

2.1.1. Elementos da linguagem plástica (ponto, linha, plano, cor e textura)

2.1.2. Plano (linhas estruturais e dinâmicas da composição); profundidade de campo

2.1.3. Cor; dimensão semiológica, relação cor/comportamento

2.1.4. Texturas naturais e construídas

2.2. Leis

2.2.1. Simetria, alternância, rotação e translação

2.3. Tipologias

2.3.1. Cartaz

2.3.2. Cartazes Arte Nova e Art Deco

2.3.3. Tradição do cartaz nas artes plásticas portuguesas

2.3.4. Traçados ordenadores mais comuns na definição da mancha de ocupação

2.3.5. Relação texto/imagem

2.3.6 Construção de mensagem visual

2.4. Sinalética e pictogramas

2.4.1. Introdução ao estudo do lettering; tipos de letra, espacejamento, tipografia criativa

2.4.2. Relação imagem/letra

2.4.3. Símbolos mais usados na construção de sinalética e pictogramas

  • CD1: Apresentar propostas cenográficas que demonstrem coerência estética, funcionalidade e adequação ao contexto.

  • CD2: Selecionar e aplicar corretamente os elementos e leis da composição plástica na elaboração de trabalhos.

  • CD3: Demonstrar capacidade de análise crítica sobre propostas cenográficas e elementos visuais.

  • CD4: Integrar texto, imagem, cor e textura de forma equilibrada, garantindo clareza na comunicação visual.

  • CD5: Utilizar terminologia técnica correta durante a apresentação e discussão dos trabalhos realizados.

As competências adquiridas serão aplicáveis em contextos de produção artística, teatral, eventos, exposições, montagem de espaços de apresentação de produtos e projetos de comunicação visual.
A formação será realizada em regime online síncrono, através da plataforma Zoom, permitindo a interação direta entre formador e formandos, bem como a utilização de recursos digitais para apoio à aprendizagem.

Conteúdo

T

PS

PCT

1.Cenografia

14

6

 

1.1. Conceito de cenografia

1

0.5

 

1.2. Objectivos

1

0.5

 

1.3. Principais etapas da história da cenografia em Portugal

2

0.5

 

1.4. Análise crítica dos elementos constituintes de uma cenografia

2

1

 

1.5. Preparação de uma proposta cenográfica e sua relação com a encenação

3

1

 

1.6. Inter-relação texto/cenário

2

1

 

1.7. Diferentes espaços de um palco e de um teatro

2

1

 

1.8. Adereços

1

0.5

 

2. Composição plástica

18

12

 

2.1. Elementos

5

3

 

2.1.1. Elementos da linguagem plástica (ponto, linha, plano, cor e textura)

2

1

 

2.1.2. Plano (linhas estruturais e dinâmicas da composição); profundidade de campo

1

1

 

2.1.3. Cor; dimensão semiológica, relação cor/comportamento

1

0.5

 

2.1.4. Texturas naturais e construídas

1

0.5

 

2.2. Leis

2

2

 

2.2.1. Simetria, alternância, rotação e translação

2

2

 

2.3. Tipologias

5

4

 

2.3.1. Cartaz

1

1

 

2.3.2. Cartazes Arte Nova e Art Deco

1

1

 

2.3.3. Tradição do cartaz nas artes plásticas portuguesas

1

0.5

 

2.3.4. Traçados ordenadores mais comuns na definição da mancha de ocupação

1

0.5

 

2.3.5. Relação texto/imagem

0.5

0.5

 

2.3.6 Construção de mensagem visual

0.5

0.5

 

2.4. Sinalética e pictogramas

6

3

 

2.4.1. Introdução ao estudo do lettering; tipos de letra, espacejamento, tipografia criativa

3

1

 

2.4.2. Relação imagem/letra

1

1

 

2.4.3. Símbolos mais usados na construção de sinalética e pictogramas

2

1

 

 

32

18

 

 

50 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.

1. Avaliação diagnóstica:
No início da formação, será realizada uma avaliação diagnóstica informal ou um questionário composto por perguntas de escolha múltipla e/ou verdadeiro/falso, permitindo aferir o conhecimento prévio dos formandos relativamente, incidindo sobre conceitos básicos de cenografia e composição plástica.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação formativa:
Será realizada ao longo de toda a ação de formação, sem impacto na avaliação final, através da observação direta em atividades práticas, exercícios de análise de obras e discussões orientadas.
Critérios:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;

  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;

  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

3. Avaliação de medição (sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste poderá incluir perguntas de escolha múltipla e/ou questões de verdadeiro ou falso, distribuídas com base nos seguintes critérios de êxito:

Critérios de avaliação e respetivos parâmetros:

  • CD1: Apresentar propostas cenográficas que demonstrem coerência estética, funcionalidade e adequação ao contexto

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de avaliação: 0 a 20 valores (ponderado para 20% da nota final).

  • CD2: Selecionar e aplicar corretamente os elementos e leis da composição plástica na elaboração de trabalhos

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de avaliação: 0 a 20 valores (ponderado para 20% da nota final).

  • CD3: Demonstrar capacidade de análise crítica sobre propostas cenográficas e elementos visuais

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de avaliação: 0 a 20 valores (ponderado para 20% da nota final).

  • CD4: Integrar texto, imagem, cor e textura de forma equilibrada, garantindo clareza na comunicação visual

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de avaliação: 0 a 20 valores (ponderado para 20% da nota final).

  • CD5: Utilizar terminologia técnica correta durante a apresentação e discussão dos trabalhos realizados

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de avaliação: 0 a 20 valores (ponderado para 20% da nota final).


      Avaliação comportamental:

      No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

      o   Adaptação a nova tarefa

      -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

      -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

      o   Motivação

      -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

      -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

      o   Participação

      -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

      -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

      o   Trabalho em equipa

      -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

      -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

      o   Relacionamento interpessoal

      -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

      -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

      o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

      -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

      -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

      o   Mobilização de competências

      -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

      -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

      o   Assiduidade

      -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

      -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

      o   Pontualidade

      -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

      -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

      A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

       

       

       

      Avaliação do processo formativo

      ·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

      Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

      ·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

      Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

      ·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

      Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
  • O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
1 Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
2 Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
3 Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
4 Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
5 Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.

Equipamentos necessários:

  • Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
  • Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
  • Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
  • Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
  • Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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