Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade, que já se encontrem envolvidos em atividades de planeamento, execução ou gestão de projetos de investimento, ou que pretendam adquirir competências para vir a exercer funções nestas áreas. É particularmente adequado para técnicos, gestores, empreendedores ou outros profissionais que necessitem de planear, acompanhar e avaliar projetos com enfoque na vertente económico-financeira.
Capacitar os formandos para reconhecer, organizar, planear, acompanhar e controlar projetos de investimento, aplicando metodologias e ferramentas que permitam uma hierarquização eficaz em função de prioridades e custos.
CD1: O formando é capaz de estruturar corretamente as fases de um projeto de investimento.
CD2: O formando demonstra capacidade para elaborar uma proposta de projeto coerente com as necessidades identificadas.
CD3: O formando reconhece os diferentes papéis da equipa de projeto e aplica os princípios de delegação e coordenação.
CD4: O formando elabora uma planificação de tarefas completa, com estimativas temporais e encadeamento lógico.
CD5: O formando aplica corretamente técnicas de orçamentação e afetação de recursos.
CD6: O formando utiliza ferramentas de controlo e acompanhamento de forma eficaz.
CD7: O formando é capaz de realizar auditorias e organizar documentação adequada.
CD8: O formando executa análises de custo-benefício e risco com base em dados concretos.
CD9: O formando apresenta capacidade para avaliar projetos numa perspetiva social e económica.
As competências adquiridas serão aplicadas em ambientes profissionais onde seja necessário planear, executar e avaliar projetos de investimento, nomeadamente em empresas, instituições públicas ou privadas, entidades gestoras de fundos, ou contextos de empreendedorismo. O uso da competência poderá ocorrer tanto na fase de conceção como na fase de acompanhamento ou análise final de viabilidade.
Conteúdos programáticos e Carga horária
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Formulação e identificação das necessidades do projeto de investimento | 3.5 | 2 |
|
1.1 Formulação do projeto | 1 | 0.5 |
|
1.2 Tomada de decisão | 1 | 0.5 |
|
1.3 Chefe de projeto | 0.5 | 0.5 |
|
1.4 Equipa de execução | 1 | 0.5 |
|
2. Planificação do projeto de investimento | 4.5 | 3 |
|
2.1 Planificação de tarefas | 1 | 0.5 |
|
2.2 Encadeamento de tarefas | 0.5 | 0.5 |
|
2.3 Estimativa de tempo | 0.5 | 0.5 |
|
2.4 Planificação de recursos | 0.5 | 0.5 |
|
2.5 Orçamentação e custos | 1 | 0.5 |
|
2.6 Técnicas de planificação | 1 | 0.5 |
|
3. Execução do projeto de investimento | 4 | 3.5 |
|
3.1 Metodologias | 0.5 | 0.5 |
|
3.2 Modelos relacionais | 0.5 | 0.5 |
|
3.3 Controlo de execução | 0.5 | 0.5 |
|
3.4 Acompanhamento | 0.5 | 0.5 |
|
3.5 Auditoria | 1 | 1 |
|
3.6 Documentação | 1 | 0.5 |
|
4. Avaliação e seleção hierárquica de projetos | 3 | 1.5 |
|
4.1 Análise custo - benefício | 1 | 0.5 |
|
4.2 Avaliação económica dos projetos na ótica social | 1 | 0.5 |
|
4.3 Análise de risco | 1 | 0.5 |
|
TOTAIS | 15 | 10 |
|
| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal ou um questionário composto por perguntas de escolha múltipla e/ou verdadeiro/falso.
Objetivo: identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo da ação de formação, utilizando os seguintes métodos:
Observação direta durante os exercícios práticos de planificação e orçamentação;
Participação em debates sobre análise de risco e custo-benefício;
Reflexão crítica nas apresentações intermédias de miniprojetos.
Critérios:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Objetivo: acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste poderá incluir perguntas de escolha múltipla e/ou questões de verdadeiro ou falso. Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Recursos pedagógicos:
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.
Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.
Equipamentos necessários: