Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade, dando prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. O curso é adequado a pessoas que pretendam adquirir ou reforçar competências para compreender a estrutura organizacional, os princípios da comunicação dentro das organizações e os conceitos fundamentais de qualidade, podendo vir a desempenhar funções administrativas, de apoio à gestão ou de coordenação em pequenas, médias ou grandes empresas.
Proporcionar aos formandos os conhecimentos e competências necessárias para compreenderem a organização, a sua estrutura, as funções internas e os princípios da comunicação organizacional, bem como os conceitos fundamentais de qualidade, possibilitando-lhes interpretar e classificar diferentes tipos de organizações e contribuir para uma comunicação eficaz e estruturada dentro do ambiente empresarial.
1. Organização
1.1. Conceito e tipos
2. Empresa
2.1. Conceito
2.2. Objectivos e papel na sociedade
2.3. Elementos constitutivos
2.4. Noções de qualidade
2.4.1.Gestão da qualidade
2.4.2.Certificação
2.4.3.Princípios da qualidade
2.4.4.Sistema de gestão da qualidade segundo a Norma NP EN ISO 9001: 2000
2.4.5.Segurança, Higiene e Saúde
2.4.6.Organização do posto de trabalho
2.4.7.Gestão do espaço e do tempo
3.Classificar a organização
3.1.Dimensão
3.2. Propriedade
3.3.Ramo de actividade
4.Estrutura organizacional
4.1.Conceito e tipos
4.2.Representação gráfica e análise
5.Comunicação organizacional
5.1.Conceito, tipos e intervenientes
5.2.A comunicação eficaz: regras e efeitos
6.Funções
6.1.Produção
6.2.Comercial
6.3.Pessoal
6.4.Financeira
6.5.Planeamento Estratégico
As competências adquiridas neste curso serão aplicáveis em contextos organizacionais diversos, incluindo empresas de diferentes dimensões e setores de atividade, serviços administrativos, equipas de gestão e coordenação. As competências poderão ser utilizadas tanto em funções de apoio administrativo como em áreas de planeamento, comunicação interna e gestão da qualidade, contribuindo para a eficácia organizacional e melhoria dos processos de comunicação interna.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Organização | 1 | 0,5 |
|
1.1. Conceito e tipos | 1 | 0,5 |
|
2. Empresa | 8 | 5 |
|
2.1. Conceito | 0 | 0 |
|
2.2. Objectivos e papel na sociedade | 0,5 | 0,5 |
|
2.3. Elementos constitutivos | 1 | 0,5 |
|
2.4. Noções de qualidade | 6,5 | 4 |
|
2.4.1.Gestão da qualidade | 0,5 | 0 |
|
2.4.2.Certificação | 0,5 | 0,5 |
|
2.4.3.Princípios da qualidade | 1 | 0,5 |
|
2.4.4.Sistema de gestão da qualidade segundo a Norma NP EN ISO 9001: 2000 | 1,5 | 1 |
|
2.4.5.Segurança, Higiene e Saúde | 1 | 0,5 |
|
2.4.6.Organização do posto de trabalho | 1 | 0,5 |
|
2.4.7.Gestão do espaço e do tempo | 1 | 1 |
|
3.Classificar a organização | 10 | 2 |
|
3.1.Dimensão | 3 | 1 |
|
3.2. Propriedade | 3 | 0,5 |
|
3.3.Ramo de actividade | 4 | 0,5 |
|
4.Estrutura organizacional | 7 | 2,5 |
|
4.1.Conceito e tipos | 3 | 1 |
|
4.2.Representação gráfica e análise | 4 | 1,5 |
|
5.Comunicação organizacional | 5 | 2,5 |
|
5.1.Conceito, tipos e intervenientes | 2 | 1 |
|
5.2.A comunicação eficaz: regras e efeitos | 3 | 1,5 |
|
6.Funções | 3 | 3,5 |
|
6.1.Produção | 0,5 | 0,5 |
|
6.2.Comercial | 0,5 | 0,5 |
|
6.3.Pessoal | 0,5 | 0,5 |
|
6.4.Financeira | 0,5 | 1 |
|
6.5.Planeamento Estratégico | 1 | 1 |
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Total | 34 | 16 |
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Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal para determinar o nível inicial de conhecimento dos formandos
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na participação nas discussões em grupo e reflexões.
Tem como critérios:
No final do curso, será aplicado um teste escrito online constituído exclusivamente por questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores. Este teste medirá a aquisição global das competências, sendo operacionalizado pelos seguintes critérios de êxito:
CE1: Identifica corretamente os tipos de organizações e os seus elementos constitutivos, aplicando a terminologia adequada.
Metodologia: Questão de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, abordando diferentes tipos de organizações e os seus elementos constitutivos.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação convertida para 15%).
CE2: Classifica diferentes organizações de acordo com critérios de dimensão, propriedade e ramo de atividade
Metodologia: Questão de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, onde o formando deve identificar corretamente a classificação de organizações fictícias, com base nos critérios apresentados.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação convertida para 15%).
CE3: Interpreta e elabora representações gráficas de estruturas organizacionais com clareza e precisão.
Metodologia: Questão de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, onde o formando deve analisar organogramas e selecionar a opção correta quanto ao tipo de estrutura organizacional apresentada.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação convertida para 20%).
CE4: Analisa e distingue os tipos de comunicação organizacional, identificando intervenientes e barreiras à comunicação eficaz.
Metodologia: Questão de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, apresentando exemplos práticos de situações de comunicação para identificar o tipo, intervenientes e barreiras.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação convertida para 15%).
CE5: Reconhece e caracteriza as funções internas da organização, explicando a sua importância para a eficácia global.
Metodologia: Questão de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, abordando as funções internas, suas características e impacto na eficácia organizacional.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação convertida para 20%).
Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Sendo uma formação online, os formandos devem garantir que dispõem dos seguintes recursos mínimos para participação:
O formador deverá dispor de um computador com acesso à internet, sistema de som e câmara de boa qualidade para assegurar a comunicação eficaz com os formandos.