EUFCD (0649) - Estrutura e comunicação organizacional

EUFCD (0649) - Estrutura e comunicação organizacional

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade, dando prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. O curso é adequado a pessoas que pretendam adquirir ou reforçar competências para compreender a estrutura organizacional, os princípios da comunicação dentro das organizações e os conceitos fundamentais de qualidade, podendo vir a desempenhar funções administrativas, de apoio à gestão ou de coordenação em pequenas, médias ou grandes empresas.

Proporcionar aos formandos os conhecimentos e competências necessárias para compreenderem a organização, a sua estrutura, as funções internas e os princípios da comunicação organizacional, bem como os conceitos fundamentais de qualidade, possibilitando-lhes interpretar e classificar diferentes tipos de organizações e contribuir para uma comunicação eficaz e estruturada dentro do ambiente empresarial.

1. Organização

1.1. Conceito e tipos

2. Empresa

2.1. Conceito

2.2. Objectivos e papel na sociedade

2.3. Elementos constitutivos

2.4. Noções de qualidade

2.4.1.Gestão da qualidade

2.4.2.Certificação

2.4.3.Princípios da qualidade

2.4.4.Sistema de gestão da qualidade segundo a Norma NP EN ISO 9001: 2000

2.4.5.Segurança, Higiene e Saúde

2.4.6.Organização do posto de trabalho

2.4.7.Gestão do espaço e do tempo

3.Classificar a organização

3.1.Dimensão

3.2. Propriedade

3.3.Ramo de actividade

4.Estrutura organizacional 

4.1.Conceito e tipos

4.2.Representação gráfica e análise

5.Comunicação organizacional 

5.1.Conceito, tipos e intervenientes

5.2.A comunicação eficaz: regras e efeitos 

6.Funções

6.1.Produção

6.2.Comercial

6.3.Pessoal

6.4.Financeira

6.5.Planeamento Estratégico

  • CE1: O formando identifica corretamente os tipos de organizações e os seus elementos constitutivos, aplicando a terminologia adequada.
  • CE2: Classifica diferentes organizações de acordo com critérios de dimensão, propriedade e ramo de atividade, justificando as escolhas.
  • CE3: Interpreta e elabora representações gráficas de estruturas organizacionais com clareza e precisão.
  • CE4: Explica os princípios básicos da qualidade, incluindo normas e processos de certificação, aplicando-os a situações reais de empresa.
  • CE5: Analisa e distingue os tipos de comunicação organizacional, identificando intervenientes e barreiras à comunicação eficaz.
  • CE6: Reconhece e caracteriza as funções internas da organização, explicando a sua importância para a eficácia global.

As competências adquiridas neste curso serão aplicáveis em contextos organizacionais diversos, incluindo empresas de diferentes dimensões e setores de atividade, serviços administrativos, equipas de gestão e coordenação. As competências poderão ser utilizadas tanto em funções de apoio administrativo como em áreas de planeamento, comunicação interna e gestão da qualidade, contribuindo para a eficácia organizacional e melhoria dos processos de comunicação interna.

 

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Organização

1

0,5

 

1.1. Conceito e tipos

1

0,5

 

2. Empresa

8

5

 

2.1. Conceito

0

0

 

2.2. Objectivos e papel na sociedade

0,5

0,5

 

2.3. Elementos constitutivos

1

0,5

 

2.4. Noções de qualidade

6,5

4

 

2.4.1.Gestão da qualidade

0,5

0

 

2.4.2.Certificação

0,5

0,5

 

2.4.3.Princípios da qualidade

1

0,5

 

2.4.4.Sistema de gestão da qualidade segundo a Norma NP EN ISO 9001: 2000

1,5

1

 

2.4.5.Segurança, Higiene e Saúde

1

0,5

 

2.4.6.Organização do posto de trabalho

1

0,5

 

2.4.7.Gestão do espaço e do tempo

1

1

 

3.Classificar a organização

10

2

 

3.1.Dimensão

3

1

 

3.2. Propriedade

3

0,5

 

3.3.Ramo de actividade

4

0,5

 

4.Estrutura organizacional

7

2,5

 

4.1.Conceito e tipos

3

1

 

4.2.Representação gráfica e análise

4

1,5

 

5.Comunicação organizacional

5

2,5

 

5.1.Conceito, tipos e intervenientes

2

1

 

5.2.A comunicação eficaz: regras e efeitos

3

1,5

 

6.Funções

3

3,5

 

6.1.Produção

0,5

0,5

 

6.2.Comercial

0,5

0,5

 

6.3.Pessoal

0,5

0,5

 

6.4.Financeira

0,5

1

 

6.5.Planeamento Estratégico

1

1

 

Total

34

16

 

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM

Avaliação das aprendizagens

Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal para determinar o nível inicial de conhecimento dos formandos
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.


Avaliação Formativa

A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na participação nas discussões em grupo e reflexões.
Tem como critérios:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões. Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste escrito online constituído exclusivamente por questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores. Este teste medirá a aquisição global das competências, sendo operacionalizado pelos seguintes critérios de êxito:

  • CE1: Identifica corretamente os tipos de organizações e os seus elementos constitutivos, aplicando a terminologia adequada.

    • Metodologia: Questão de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, abordando diferentes tipos de organizações e os seus elementos constitutivos.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação convertida para 15%).

  • CE2: Classifica diferentes organizações de acordo com critérios de dimensão, propriedade e ramo de atividade

    • Metodologia: Questão de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, onde o formando deve identificar corretamente a classificação de organizações fictícias, com base nos critérios apresentados.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação convertida para 15%).

  • CE3: Interpreta e elabora representações gráficas de estruturas organizacionais com clareza e precisão.

    • Metodologia: Questão de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, onde o formando deve analisar organogramas e selecionar a opção correta quanto ao tipo de estrutura organizacional apresentada.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação convertida para 20%).

  • CE4: Analisa e distingue os tipos de comunicação organizacional, identificando intervenientes e barreiras à comunicação eficaz.

    • Metodologia: Questão de escolha múltipla ou verdadeiro/falso,  apresentando exemplos práticos de situações de comunicação para identificar o tipo, intervenientes e barreiras.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação convertida para 15%).

  • CE5: Reconhece e caracteriza as funções internas da organização, explicando a sua importância para a eficácia global.

    • Metodologia: Questão de escolha múltipla ou verdadeiro/falso,  abordando as funções internas, suas características e impacto na eficácia organizacional.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores (ponderação convertida para 20%).


      Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

      Adaptação a nova tarefa

      -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

      -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

      Motivação

      -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

      -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

      Participação

      -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

      -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

      Trabalho em equipa

      -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

      -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

      Relacionamento interpessoal

      -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

      -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

      Aquisição e aplicação de conhecimentos

      -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

      -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

      Mobilização de competências

      -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

      -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

      Assiduidade

      -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

      -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

      Pontualidade

      -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

      -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

      A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

      Avaliação do processo formativo

      Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

      Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

      Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

      Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

      Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

      Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios e análise de casos. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Fóruns de discussão e Q&A: Espaço dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  4. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

Sendo uma formação online, os formandos devem garantir que dispõem dos seguintes recursos mínimos para participação:

  • Computador ou dispositivo móvel com ligação à internet estável;
  • Câmara e microfone funcionais para permitir a interação com o formador e os colegas;
  • Acesso à plataforma Zoom para acompanhamento das sessões em tempo real;
  • Acesso à plataforma Moodle para consulta de materiais e realização de atividades assíncronas.

O formador deverá dispor de um computador com acesso à internet, sistema de som e câmara de boa qualidade para assegurar a comunicação eficaz com os formandos.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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