EUFCD (0650) - Organização do posto de trabalho

EUFCD (0650) - Organização do posto de trabalho

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade. Será dada prioridade a participantes que possuam um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. É especialmente dirigido a indivíduos que pretendam adquirir competências no domínio da organização e racionalização das atividades no posto de trabalho, nomeadamente em contextos onde a eficiência e o trabalho em equipa são fundamentais.

Dotar os formandos de conhecimentos e competências que lhes permitam aplicar os princípios de racionalização das atividades, organizar eficazmente o posto de trabalho e adotar práticas colaborativas baseadas no trabalho em equipa, contribuindo para a melhoria da produtividade e ambiente de trabalho.

CD1. Identificar corretamente os conceitos e terminologias da racionalização do trabalho.
CD2. Classificar adequadamente os diferentes tipos de atividades e tarefas.
CD3. Aplicar os princípios da racionalização das atividades de trabalho na organização de tarefas.
CD4. Demonstrar capacidade para integrar os princípios do trabalho em equipa nas atividades propostas.~
CD5. Organizar corretamente o posto de trabalho em contexto simulado.
CD6. Evidenciar autonomia e coerência na execução das atividades.

As competências desenvolvidas neste curso aplicam-se em ambientes de trabalho onde é necessário otimizar a organização do posto de trabalho, promover a eficiência na execução das tarefas e assegurar a cooperação entre os membros da equipa. São relevantes para contextos industriais, logísticos, de produção e outros onde a organização do espaço e o trabalho em equipa impactem diretamente os resultados.

Conteúdo

T

PS

PCT

1.Racionalização do trabalho

10

2

 

1.1.Conceitos e terminologia da racionalização do trabalho

2

0

 

1.2.Tipos de atividades e tarefas

2

1

 

1.3.Princípios de racionalização das atividades de trabalho

3

1

 

1.4.Princípios de trabalho em equipa

3

0

 

2.Organização do posto de trabalho

10

3

 

2.1.Alocação de ferramentas e utensílios de trabalho

3

1,5

 

2.2.Desenvolvimento de atividades

7

1,5

 

TOTAIS

20

5

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom

1. Avaliação Diagnóstica

No início do curso será realizada uma breve avaliação informal, composta por um conjunto de perguntas de escolha múltipla e de resposta curta, destinadas a aferir os conhecimentos prévios dos formandos relativamente aos conceitos de racionalização do trabalho e organização do posto de trabalho.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação, com base na observação direta e sistemática do desempenho dos formandos durante as atividades práticas e nas discussões orientadas em grupo.

Critérios de avaliação formativa:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


3.Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, uma vez que a formação é maioritariamente teórica. O teste será composto por perguntas de desenvolvimento e/ou escolha múltipla que visam avaliar as aprendizagens relativas aos critérios de êxito.

A avaliação final será baseada nos seguintes critérios:

  • CD1: Identificar os conceitos associados às relações coletivas de trabalho
    • Metodologia: Teste escrito com perguntas de escolha múltipla e de resposta curta sobre os conceitos fundamentais das relações coletivas de trabalho.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD2: Reconhece os diferentes instrumentos de regulamentação coletiva e a sua aplicação
    • Metodologia: Análise de um caso prático no teste escrito, onde o formando deve indicar os instrumentos aplicáveis e justificar a sua escolha.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD3: Explicar com clareza o papel do Conselho Económico e Social
    • Metodologia: Questão de desenvolvimento no teste escrito que exige uma explicação fundamentada sobre as funções e composição deste órgão.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD4: Descrever corretamente os direitos e funções das associações sindicais e patronais
    • Metodologia: Resposta a pergunta de desenvolvimento no teste escrito, focada na descrição normativa e funcional das associações.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD5: Reconhecer o enquadramento legal da greve e da requisição civil
    • Metodologia: Análise de um cenário hipotético com resposta escrita, onde o formando identifica os fundamentos legais aplicáveis.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD6: Identificar o papel do representante de segurança e saúde no trabalho
    • Metodologia: Resposta a pergunta objetiva no teste escrito, onde o formando deverá enumerar corretamente as funções e enquadramento legal.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o    adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o    Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o    Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o    trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o    relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o    aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o    mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o    assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o    Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

Avaliação do processo formativo

·         Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·         Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·         Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será realizada online, com sessões síncronas via Zoom. Os requisitos técnicos incluem:

  • Dispositivo com acesso à internet estável para formadores e formandos (computador, tablet ou telemóvel);
  • Microfone e câmara para interação durante as sessões;
  • Conta na plataforma Zoom para realização das sessões síncronas;
  • Acesso à plataforma Moodle para consulta e interação com os materiais didáticos e atividades formativas.

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

Outros Cursos Relacionados

Com duração de 25.00 h
Preço Total: Gratuito
Quero saber mais
Com duração de 25.00 h
Preço Total: Gratuito
Quero saber mais