Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso é dirigido a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade, priorizando-se a participação de pessoas com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações. É destinado a profissionais que pretendam adquirir ou consolidar competências na definição de objetivos e indicadores de medida de desempenho, bem como na organização da recolha e tratamento de dados para a avaliação e melhoria contínua nas organizações.
Dotar os formandos de competências para estabelecer objetivos de medição de desempenho, definir indicadores adequados para avaliar o cumprimento desses objetivos e organizar o processo de recolha e tratamento de dados, contribuindo para a melhoria do desempenho organizacional.
1. Introdução
2. Objectivos da medição do desempenho
3. Medição do desempenho e o seu papel no sistema de gestão da organização
4. Definição de um sistema de medição de desempenho da organização
4.1. Definição da estrutura de processos
4.2. Desenvolvimento de prioridades para o desempenho da organização
4.3. Definição de indicadores de desempenho (balanced scorecard e outros modelos)
5. Estabelecimento de objectivos
6. Recolha e tratamento de dados
7. Melhoria do desempenho
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos organizacionais, particularmente em funções de gestão, planeamento estratégico, qualidade e melhoria contínua, permitindo que os profissionais avaliem de forma estruturada o desempenho e contribuam para decisões baseadas em dados.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Introdução | 1 | 0,5 |
|
2. Objectivos da medição do desempenho | 1 | 0,5 |
|
3. Medição do desempenho e o seu papel no sistema de gestão da organização | 3 | 0,5 |
|
4. Definição de um sistema de medição de desempenho da organização | 6 | 1,5 |
|
4.1. Definição da estrutura de processos | 0,5 | 0,5 |
|
4.2. Desenvolvimento de prioridades para o desempenho da organização | 1 | 0,5 |
|
4.3. Definição de indicadores de desempenho (balanced scorecard e outros modelos) | 6,5 | 0,5 |
|
5. Estabelecimento de objectivos | 4 | 1 |
|
6. Recolha e tratamento de dados | 3 | 0,5 |
|
7. Melhoria do desempenho | 2 | 0,5 |
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Total | 20 | 05 |
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Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.
Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste escrito de caráter objetivo, composto por questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro/falso, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores. As questões serão construídas de forma a avaliar diretamente cada critério de êxito, garantindo que medem tanto o conhecimento teórico como a capacidade de aplicação prática em cenários simulados.
Critérios de avaliação:
CD1: Os formandos definem objetivos de medição de desempenho claros, específicos e mensuráveis, alinhados com a estratégia da organização.
Metodologia: Questões de escolha múltipla que apresentem diferentes opções de objetivos, onde o formando deverá selecionar aqueles que reúnem as características de clareza, especificidade, mensurabilidade e alinhamento estratégico.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD2: Os formandos selecionam indicadores de desempenho adequados, justificando a escolha de acordo com o contexto e objetivos definidos.
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla, apresentando diferentes indicadores para um cenário e pedindo ao formando que identifique os corretos e/ou descarte os incorretos com base nos objetivos fornecidos.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD3: Os formandos estruturam corretamente um sistema de recolha e tratamento de dados coerente com os objetivos e indicadores.
Metodologia: Questões de escolha múltipla, onde o formando deverá selecionar a sequência correta de passos para a recolha e tratamento de dados num caso dado.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD4: Os formandos demonstram capacidade para integrar a medição de desempenho no sistema de gestão organizacional.
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso que descrevem práticas de integração da medição de desempenho na gestão organizacional, sendo necessário identificar as corretas.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD5: Os formandos propõem ações de melhoria fundamentadas na análise dos resultados obtidos.
Metodologia: Questões de escolha múltipla baseadas em um conjunto de resultados apresentados, onde o formando deverá selecionar a ação de melhoria mais adequada de acordo com a análise fornecida.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
Adaptação a nova tarefa
Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
Motivação
Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
Participação
Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
Trabalho em equipa
Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
Relacionamento interpessoal
Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
Aquisição e aplicação de conhecimentos
Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
Mobilização de competências
Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
Assiduidade
Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
Pontualidade
Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios e análise de casos. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação será desenvolvida em regime de videoconferência síncrona, com recurso a uma plataforma Zoom que permita a comunicação áudio e vídeo em tempo real, garantindo a interação permanente entre formador e formandos.
Todos os formandos deverão dispor dos seguintes recursos:
Computador com ligação à internet de banda larga estável
Câmara de vídeo, microfone e auscultadores (ou equipamento equivalente que assegure comunicação eficaz)
Acesso a conta de e-mail ativa e funcional
O formador deverá dispor de:
Computador com acesso à internet
Câmara de vídeo e microfone com qualidade adequada
Sistema de som
Plataforma de videoconferência com partilha de ecrã, gravação e funcionalidades de interação (chat, sondagens, quadro digital partilhado)