Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. É prioritariamente dirigido a indivíduos com qualificações equivalentes ou inferiores ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações, que exerçam ou pretendam exercer funções no setor alimentar, nomeadamente em atividades ligadas à gestão da qualidade, segurança alimentar ou implementação de sistemas de controlo como o HACCP.
Dotar os formandos de competências para compreender e aplicar os princípios fundamentais da gestão da qualidade e segurança alimentar, reconhecendo o enquadramento legal do setor, os fundamentos e procedimentos do sistema HACCP e os requisitos da norma ISO 22000.
CD1. O formando identifica corretamente os principais diplomas legais aplicáveis ao setor alimentar.
CD2. O formando demonstra compreensão clara dos conceitos e objetivos da qualidade e segurança alimentar.
CD3. O formando identifica e descreve com precisão os 7 princípios do HACCP.
CD4. O formando aplica os princípios do HACCP em exercícios práticos e simulados.
CD5. O formando interpreta os requisitos da norma ISO 22000 de forma consistente com a realidade organizacional.
CD6. O formando relaciona as exigências da norma com a responsabilidade da gestão e a gestão de recursos.
CD7. O formando propõe medidas adequadas de verificação e melhoria contínua de sistemas de gestão de segurança alimentar.
As competências adquiridas neste curso serão aplicáveis em contextos profissionais ligados à indústria alimentar, incluindo empresas de produção, transformação e distribuição de alimentos, bem como serviços de restauração coletiva e unidades industriais. A implementação de sistemas HACCP e a conformidade com a ISO 22000 são fundamentais para garantir a segurança dos produtos e o cumprimento das obrigações legais e normativas do setor alimentar.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Qualidade e segurança alimentar | 3 | 0,5 |
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2. Legislação regulamentar e a norma ISO 22000 | 3 | 0 |
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3. HACCP - terminologia e conceitos fundamentais | 2 | 0 |
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4. Os 7 princípios do HACCP | 1,5 | 1 |
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5. Etapas do procedimento HACCP | 2 | 2 |
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6. Requisitos de um sistema de gestão de segurança alimentar de acordo com a ISO 22000 | 2 | 0,5 |
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7. Responsabilidade da gestão | 1,5 | 0 |
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8. Gestão de recursos | 1 | 0 |
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9. Planeamento e realização de produtos seguros | 2 | 1 |
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10. Verificação, validação e melhoria do sistema de gestão de segurança alimentar | 1 | 1 |
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Total | 19 | 6 |
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Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Online síncrona (plataforma Zoom)
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica de caráter informal, através de um questionário de resposta múltipla e de breves exercícios de identificação de conceitos, com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos prévios dos formandos nas áreas da legislação alimentar, HACCP e ISO 22000.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa decorrerá de forma contínua ao longo da formação, através da observação direta do desempenho dos formandos nas atividades práticas, análise dos contributos nas discussões de grupo e exercícios de reflexão individual.
Critérios da avaliação formativa:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Avaliação de Medição
No final do curso, será aplicado um teste escrito individual, com uma ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, por se tratar de uma formação com forte componente teórica.
O teste será composto por perguntas de escolha múltipla, correspondência, verdadeiro/falso, de forma a permitir uma avaliação abrangente dos seguintes critérios de êxito:
CD1: O formando identifica corretamente os principais diplomas legais aplicáveis ao setor alimentar
Metodologia: Resposta a perguntas de verdadeiro/falso, relacionadas com legislação nacional e comunitária no setor alimentar
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD2: O formando demonstra compreensão clara dos conceitos e objetivos da qualidade e segurança alimentar
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso sobre os conceitos e objetivos da qualidade e segurança alimentar
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD3: O formando identifica e descreve com precisão os 7 princípios do HACCP
Metodologia: Item de correspondência de cada princípio no teste final
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD4: O formando aplica os princípios do HACCP em exercícios práticos e simulados
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso para identificação de perigos e definição de medidas preventivas
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD5: O formando interpreta os requisitos da norma ISO 22000 de forma consistente com a realidade organizacional
Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre a norma ISO 22000 de requisitos aplicáveis a uma situação-problema
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD6: O formando relaciona as exigências da norma com a responsabilidade da gestão e a gestão de recursos
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso sobre a aplicação de requisitos relacionados com a gestão
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD7: O formando propõe medidas adequadas de verificação e melhoria contínua de sistemas de gestão de segurança alimentar
Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre ações corretivas, planos de melhoria, e mecanismos de verificação.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação decorrerá em ambiente virtual síncrono, através da plataforma Zoom, considerada como sala de formação virtual.
Sala de formação virtual:
O ambiente online de formação deverá garantir:
Acesso individual por parte dos formandos a dispositivos com câmara, microfone e ligação estável à internet;
Acesso do formador a computador com ligação à internet, câmara, microfone, sistema de som, e projetor virtual (funções partilha de ecrã);
Quadro branco virtual (Zoom ou outro equivalente);
Equipamentos necessários:
Computador para o formador, com acesso à internet
Sistema de som e projetor vídeo (função partilha de ecrã)