EUFCD (0737) - Gestão da qualidade - área alimentar

EUFCD (0737) - Gestão da qualidade - área alimentar

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. É prioritariamente dirigido a indivíduos com qualificações equivalentes ou inferiores ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações, que exerçam ou pretendam exercer funções no setor alimentar, nomeadamente em atividades ligadas à gestão da qualidade, segurança alimentar ou implementação de sistemas de controlo como o HACCP.

Dotar os formandos de competências para compreender e aplicar os princípios fundamentais da gestão da qualidade e segurança alimentar, reconhecendo o enquadramento legal do setor, os fundamentos e procedimentos do sistema HACCP e os requisitos da norma ISO 22000.

CD1. O formando identifica corretamente os principais diplomas legais aplicáveis ao setor alimentar.

CD2. O formando demonstra compreensão clara dos conceitos e objetivos da qualidade e segurança alimentar.

CD3. O formando identifica e descreve com precisão os 7 princípios do HACCP.

CD4. O formando aplica os princípios do HACCP em exercícios práticos e simulados.

CD5. O formando interpreta os requisitos da norma ISO 22000 de forma consistente com a realidade organizacional.

CD6. O formando relaciona as exigências da norma com a responsabilidade da gestão e a gestão de recursos.

CD7. O formando propõe medidas adequadas de verificação e melhoria contínua de sistemas de gestão de segurança alimentar.

As competências adquiridas neste curso serão aplicáveis em contextos profissionais ligados à indústria alimentar, incluindo empresas de produção, transformação e distribuição de alimentos, bem como serviços de restauração coletiva e unidades industriais. A implementação de sistemas HACCP e a conformidade com a ISO 22000 são fundamentais para garantir a segurança dos produtos e o cumprimento das obrigações legais e normativas do setor alimentar.

 

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Qualidade e segurança alimentar

3

0,5

 

2. Legislação regulamentar e a norma ISO 22000

3

0

 

3. HACCP - terminologia e conceitos fundamentais

2

0

 

4. Os 7 princípios do HACCP

1,5

1

 

5. Etapas do procedimento HACCP

2

2

 

6. Requisitos de um sistema de gestão de segurança alimentar de acordo com a ISO 22000

2

0,5

 

7. Responsabilidade da gestão

1,5

0

 

8. Gestão de recursos

1

0

 

9. Planeamento e realização de produtos seguros

2

1

 

10. Verificação, validação e melhoria do sistema de gestão de segurança alimentar

1

1

 

Total

19

6

 

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Online síncrona (plataforma Zoom)

Avaliação das Aprendizagens

1. Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica de caráter informal, através de um questionário de resposta múltipla e de breves exercícios de identificação de conceitos, com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos prévios dos formandos nas áreas da legislação alimentar, HACCP e ISO 22000.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa decorrerá de forma contínua ao longo da formação, através da observação direta do desempenho dos formandos nas atividades práticas, análise dos contributos nas discussões de grupo e exercícios de reflexão individual.
Critérios da avaliação formativa:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;

  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;

  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

Avaliação de Medição

No final do curso, será aplicado um teste escrito individual, com uma ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, por se tratar de uma formação com forte componente teórica.

O teste será composto por perguntas de escolha múltipla, correspondência, verdadeiro/falso, de forma a permitir uma avaliação abrangente dos seguintes critérios de êxito:

  • CD1: O formando identifica corretamente os principais diplomas legais aplicáveis ao setor alimentar

    • Metodologia: Resposta a perguntas de verdadeiro/falso, relacionadas com legislação nacional e comunitária no setor alimentar

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD2: O formando demonstra compreensão clara dos conceitos e objetivos da qualidade e segurança alimentar

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso sobre os conceitos e objetivos da qualidade e segurança alimentar

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD3: O formando identifica e descreve com precisão os 7 princípios do HACCP

    • Metodologia: Item de correspondência de cada princípio no teste final

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD4: O formando aplica os princípios do HACCP em exercícios práticos e simulados

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso para identificação de perigos e definição de medidas preventivas

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD5: O formando interpreta os requisitos da norma ISO 22000 de forma consistente com a realidade organizacional

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre a norma ISO 22000 de requisitos aplicáveis a uma situação-problema

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD6: O formando relaciona as exigências da norma com a responsabilidade da gestão e a gestão de recursos

    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso sobre a aplicação de requisitos relacionados com a gestão

    • Ponderação: 10%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD7: O formando propõe medidas adequadas de verificação e melhoria contínua de sistemas de gestão de segurança alimentar

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre ações corretivas, planos de melhoria, e mecanismos de verificação.

    • Ponderação: 10%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores


      Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

      o   Adaptação a nova tarefa

      -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

      -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

      o   Motivação

      -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

      -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

      o   Participação

      -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

      -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

      o   trabalho em equipa

      -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

      -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

      o   relacionamento interpessoal

      -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

      -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

      o   aquisição e aplicação de conhecimentos

      -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

      -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

      o   mobilização de competências

      -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

      -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

      o   assiduidade

      -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

      -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

      o   Pontualidade

      -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

      -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

      A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

      Avaliação do processo formativo

      ·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

      Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

      ·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

      Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

      ·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

      Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação decorrerá em ambiente virtual síncrono, através da plataforma Zoom, considerada como sala de formação virtual.

Sala de formação virtual:
O ambiente online de formação deverá garantir:

  • Acesso individual por parte dos formandos a dispositivos com câmara, microfone e ligação estável à internet;

  • Acesso do formador a computador com ligação à internet, câmara, microfone, sistema de som, e projetor virtual (funções partilha de ecrã);

  • Quadro branco virtual (Zoom ou outro equivalente);

Equipamentos necessários:

  • Computador para o formador, com acesso à internet

  • Sistema de som e projetor vídeo (função partilha de ecrã)


Manual Funcionamento PDF

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