EUFCD (0778) - Folha de cálculo

EUFCD (0778) - Folha de cálculo

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam desenvolver competências na utilização de folhas de cálculo para fins pessoais ou profissionais. Os participantes devem possuir habilitações mínimas equivalentes ao 6.º ano de escolaridade.
Prioriza-se a participação de indivíduos com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.

No final da formação, os formandos serão capazes de construir, editar e imprimir folhas de cálculo, utilizando fórmulas, funções, gráficos e ferramentas de desenho para otimizar a gestão e análise de dados.

  • CD1. O formando deve demonstrar capacidade para criar e gerir ficheiros e folhas de cálculo, garantindo a correta organização dos dados.
  • CD2. Deve ser capaz de inserir, editar e formatar células, aplicando técnicas adequadas de apresentação da informação.
  • CD3. Deve construir fórmulas e utilizar funções que permitam a realização de cálculos eficazes e automatizados.
  • CD4. Deve demonstrar competência na criação e edição de gráficos para representar dados visualmente.
  • CD5. Deve aplicar corretamente os processos de impressão de folhas de cálculo, ajustando definições de página conforme necessário.
  • CD6. Deve organizar e analisar dados utilizando técnicas de ordenação e filtragem.
  • As competências adquiridas neste curso aplicam-se a contextos profissionais e pessoais que exijam a utilização de folhas de cálculo para organização, análise e apresentação de dados. Estas competências são essenciais para áreas como gestão administrativa, contabilidade, análise de dados, apoio à decisão e planeamento de recursos.

    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. Folha de cálculo – conceitos gerais

    1

    2

     

    1.1. Elementos principais

    0,5

    1

     

    1.2. Ambiente de trabalho

    0,5

    1

     

    2. Ficheiros e folhas de cálculo

    1

    3

     

    2.1. Abertura de ficheiros

    0,5

    1

     

    2.2. Gravação de ficheiros

    0,5

    0,5

     

    2.3. Utilização simultânea de ficheiros

     

    0,5

     

    2.4. Acesso aos últimos ficheiros utilizados

     

    0,5

     

    2.5. Alteração do nome e da posição de uma folha

     

    0,5

     

    3. Células

    1

    1

     

    3.1. Inserção e edição de texto em células

     

     

     

    3.2. Seleção de um conjunto de células

     

     

     

    3.3. Movimentação rápida de células

     

     

     

    3.4. Inserção de células

     

     

     

    3.5. Cópia e eliminação de células

     

     

     

    3.6. Preenchimento automático

     

     

     

    3.7. Formatação do texto das células

     

     

     

    4. Formatação de linhas e colunas

    1

    2

     

    4.1. Seleção, inserção e eliminação de linhas e colunas

    0,5

    1

     

    4.2. Largura de coluna e altura de linha

    0,5

    0,5

     

    4.3. Omissão e visualização de colunas

     

    0,5

     

    5. Fórmulas

    2

    6

     

    5.1. Referências absolutas e relativas

    1

    2

     

    5.2. Fórmulas associadas a cálculos

    1

    4

     

    6. Impressão de folhas de cálculo

    2

    6

     

    6.1. Definição da área a imprimir

    1

    2

     

    6.2. Pré-visualização da impressão

    0,25

    2

     

    6.3. Cabeçalho e rodapé

    0,25

    2

     

    6.4. Margens

    0,5

    2

     

    7. Funções

    2

    6

     

    7.1. Funções financeiras

    0,5

    1

     

    7.2. Funções estatísticas

    1

    4

     

    7.3. Edição de funções

    0,5

    1

     

    8. Gráficos

    2

    6

     

    8.1. Tipos de gráficos

    1

    1

     

    8.2. Inserção de dados para gráficos

    0,5

    2

     

    8.3. Edição

    0,5

    3

     

    9. Desenho

    1

    3

     

    9.1. Criação de desenhos e caixas de texto

    0,5

    2

     

    9.2. Movimentação e reunião de objetos

    0,5

    1

     

    10. Listas de ordenação e filtros de dados

    2

    4

     

    TOTAIS

    14

    36

     

     

    50 Horas

    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    Formação a distância, com sessões síncronas na plataforma Zoom

    Avaliação Diagnóstica
    No início da formação, será realizada uma breve avaliação informal para determinar o nível de conhecimentos dos formandos sobre folhas de cálculo. Esta avaliação será feita através de um questionário de resposta múltipla e/ou um exercício prático simples, como a criação e edição de uma folha de cálculo básica.
    Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

    Avaliação Formativa
    A avaliação formativa decorrerá ao longo da formação, sendo realizada através de:

      • Participação em atividades síncronas e assíncronas, nomeadamente fóruns de discussão, questionários interativos e atividades práticas em ambiente digital.
      • Execução de exercícios práticos submetidos na plataforma, com feedback individualizado do formador.
      • Observação do desempenho dos formandos em simulações práticas, realizadas através do envio de ficheiros editáveis ou da partilha de ecrã durante sessões síncronas.

    Critérios de avaliação formativa:

      • Participação ativa e contributos relevantes nos fóruns e sessões síncronas.
      • Aplicação correta dos conceitos teóricos em exercícios práticos.
      • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo das atividades.
        Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

    Avaliação de Medição (Sumativa)
    No final da formação, será aplicado um teste prático online, onde os formandos terão de executar um conjunto de tarefas numa folha de cálculo e submetê-la na plataforma de aprendizagem. A avaliação será feita com base numa grelha de critérios específicos, utilizando uma escala de 0 a 20 valores.

    • CD1: Criar e gerir ficheiros e folhas de cálculo, garantindo a correta organização dos dados.
      • Metodologia: O formando deverá criar e organizar corretamente ficheiros e folhas de cálculo, garantindo a estruturação lógica dos dados.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD2: Inserir, editar e formatar células, aplicando técnicas adequadas de apresentação da informação.
      • Metodologia: O formando será avaliado na inserção e edição correta de dados, bem como na aplicação de formatações apropriadas (cor, alinhamento, estilos de texto, etc.).
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD3: Construir fórmulas e utilizar funções para cálculos eficazes e automatizados.
      • Metodologia: O formando deverá demonstrar a construção correta de fórmulas, incluindo referências absolutas e relativas, bem como a utilização de funções financeiras e estatísticas.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD4: Criar e editar gráficos para representar dados visualmente.
      • Metodologia: O formando deverá criar gráficos adequados com base nos dados fornecidos, garantindo a correta escolha do tipo de gráfico e a formatação dos seus elementos.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD5: Aplicar corretamente os processos de impressão de folhas de cálculo.
      • Metodologia: O formando será avaliado na definição correta das margens, orientação da página, cabeçalhos e rodapés, bem como na pré-visualização da impressão antes da finalização.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD6: Organizar e analisar dados utilizando técnicas de ordenação e filtragem.
      • Metodologia: O formando deverá demonstrar a capacidade de ordenar e filtrar dados corretamente, aplicando critérios específicos para obter os resultados pretendidos.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores

     Avaliação comportamental:

    No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

      • adaptação a nova tarefa
        • Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
        • Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
      • Motivação
        • Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
        • Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
      • Participação
        • Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
        • Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
      • trabalho em equipa
        • Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
        • Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
      • relacionamento interpessoal
        • Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
        • Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
      • aquisição e aplicação de conhecimentos
        • Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
        • Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
      • mobilização de competências
        • Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
        • Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
      • assiduidade
        • Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
        • Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
      • Pontualidade
        • Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
        • Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

     Avaliação do processo formativo

     

    • Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    • Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    • Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
      O formando deve obter classificação igual ou superior a 10 valores no exercício prático, com base nos critérios de êxito (escala ade 0 a 20 valores) e demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos:

    1. Plataforma digital: Plataforma Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos e fóruns de discussão, designadamente:

    Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

    Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

    Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

    Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

    Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo rela entre formandos e formador.2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo rela entre formandos e formador.

    A formação decorrerá a distância, através de sessões síncronas na plataforma Zoom, garantindo condições adequadas para a aprendizagem:

    • Acesso a uma plataforma de videoconferência (Zoom) que possibilite a interação entre formador e formandos, incluindo partilha de ecrã e gravação de sessões para revisão posterior, quando aplicável;
    • Utilização da plataforma Moodle como suporte para disponibilização de materiais, realização de atividades e acompanhamento dos formandos;
    • Computador com ligação estável à internet, webcam e auscultadores com microfone para formador e formandos, garantindo uma comunicação eficaz durante as sessões;
    • Software de folha de cálculo atualizado, compatível com os conteúdos programáticos do curso.

    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento

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