Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam desenvolver competências na utilização de folhas de cálculo para fins pessoais ou profissionais. Os participantes devem possuir habilitações mínimas equivalentes ao 6.º ano de escolaridade.
Prioriza-se a participação de indivíduos com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.
No final da formação, os formandos serão capazes de construir, editar e imprimir folhas de cálculo, utilizando fórmulas, funções, gráficos e ferramentas de desenho para otimizar a gestão e análise de dados.
As competências adquiridas neste curso aplicam-se a contextos profissionais e pessoais que exijam a utilização de folhas de cálculo para organização, análise e apresentação de dados. Estas competências são essenciais para áreas como gestão administrativa, contabilidade, análise de dados, apoio à decisão e planeamento de recursos.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Folha de cálculo – conceitos gerais | 1 | 2 |
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1.1. Elementos principais | 0,5 | 1 |
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1.2. Ambiente de trabalho | 0,5 | 1 |
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2. Ficheiros e folhas de cálculo | 1 | 3 |
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2.1. Abertura de ficheiros | 0,5 | 1 |
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2.2. Gravação de ficheiros | 0,5 | 0,5 |
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2.3. Utilização simultânea de ficheiros |
| 0,5 |
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2.4. Acesso aos últimos ficheiros utilizados |
| 0,5 |
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2.5. Alteração do nome e da posição de uma folha |
| 0,5 |
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3. Células | 1 | 1 |
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3.1. Inserção e edição de texto em células |
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3.2. Seleção de um conjunto de células |
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3.3. Movimentação rápida de células |
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3.4. Inserção de células |
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3.5. Cópia e eliminação de células |
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3.6. Preenchimento automático |
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3.7. Formatação do texto das células |
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4. Formatação de linhas e colunas | 1 | 2 |
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4.1. Seleção, inserção e eliminação de linhas e colunas | 0,5 | 1 |
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4.2. Largura de coluna e altura de linha | 0,5 | 0,5 |
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4.3. Omissão e visualização de colunas |
| 0,5 |
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5. Fórmulas | 2 | 6 |
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5.1. Referências absolutas e relativas | 1 | 2 |
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5.2. Fórmulas associadas a cálculos | 1 | 4 |
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6. Impressão de folhas de cálculo | 2 | 6 |
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6.1. Definição da área a imprimir | 1 | 2 |
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6.2. Pré-visualização da impressão | 0,25 | 2 |
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6.3. Cabeçalho e rodapé | 0,25 | 2 |
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6.4. Margens | 0,5 | 2 |
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7. Funções | 2 | 6 |
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7.1. Funções financeiras | 0,5 | 1 |
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7.2. Funções estatísticas | 1 | 4 |
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7.3. Edição de funções | 0,5 | 1 |
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8. Gráficos | 2 | 6 |
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8.1. Tipos de gráficos | 1 | 1 |
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8.2. Inserção de dados para gráficos | 0,5 | 2 |
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8.3. Edição | 0,5 | 3 |
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9. Desenho | 1 | 3 |
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9.1. Criação de desenhos e caixas de texto | 0,5 | 2 |
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9.2. Movimentação e reunião de objetos | 0,5 | 1 |
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10. Listas de ordenação e filtros de dados | 2 | 4 |
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TOTAIS | 14 | 36 |
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| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, com sessões síncronas na plataforma Zoom
Avaliação Diagnóstica
No início da formação, será realizada uma breve avaliação informal para determinar o nível de conhecimentos dos formandos sobre folhas de cálculo. Esta avaliação será feita através de um questionário de resposta múltipla e/ou um exercício prático simples, como a criação e edição de uma folha de cálculo básica.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo da formação, sendo realizada através de:
Critérios de avaliação formativa:
Avaliação de Medição (Sumativa)
No final da formação, será aplicado um teste prático online, onde os formandos terão de executar um conjunto de tarefas numa folha de cálculo e submetê-la na plataforma de aprendizagem. A avaliação será feita com base numa grelha de critérios específicos, utilizando uma escala de 0 a 20 valores.
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Plataforma Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo rela entre formandos e formador.2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo rela entre formandos e formador.
A formação decorrerá a distância, através de sessões síncronas na plataforma Zoom, garantindo condições adequadas para a aprendizagem: