Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idades iguais ou superiores a 18 anos, possuindo entre o 9.º e o 12.º ano de escolaridade (nível 3), interessados em desenvolver competências na área da comunicação visual, seja para ingressar ou aprofundar conhecimentos nesta área.
Desenvolver a capacidade de identificar, analisar e aplicar os elementos estruturais da linguagem plástica, utilizando técnicas de desenho e manipulação artística para explorar as potencialidades expressivas da comunicação visual.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Ponto | 15 | 10 |
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1.1. Como elemento estrutural da linguagem plástica |
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1.2. Como representação física, variando na sua grandeza e na sua expressão |
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1.3. Como organização do campo visual, por repetição dispersa, concentrada ou em sequências lineares |
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2. Linha |
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2.1. Como elemento estrutural da linguagem plástica |
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2.2 Como resultante do movimento de um ponto |
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2.3 Como instrumento determinante na construção de formas plásticas e na visualização do que imaginamos |
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2.4 A sua anatomia: Relação com os materiais riscadores |
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2.5 Como contorno das formas básicas (círculo, quadrado e retângulo) possuidoras de direções significativas - vertical, horizontal, diagonal e curvilínea |
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3. Cor |
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3.1. Como elemento estrutural da linguagem plástica |
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3.2. Como fenómeno físico - o espectro solar |
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3.3. Visão- - anatomia do olho humano e seu funcionamento |
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3.4. Significado simbólico |
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3.5. Síntese aditiva e subtrativa |
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3.6. Dimensões da cor: Matiz, saturação e tom |
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3.7. Cores primárias, secundárias e terciárias |
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3.8. Valores |
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3.9. Cromatismo e acromatismo |
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4. Textura |
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4.1. Como elemento estrutural da linguagem plástica |
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4.2. Como elemento altamente expressivo, formador e caracterizador da superfície |
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4.3. Tácteis e visuais |
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4.4. Naturais e artificiais |
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4.5. Regulares e irregulares |
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4.6. Como padrão |
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5. Escala |
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5.1. Como elemento estrutural da linguagem plástica |
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5.2. Tamanho relativo e relações estabelecidas no campo visual |
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5.3. Proporção |
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5.3.1. Secção áurea; |
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5.3.2. Unidade modular de Le Corbusier |
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5.4. Dimensão |
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TOTAIS | 15 | 10 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
A distância, em sala virtual na plataforma Zoom, através de sessões síncronas
No início da formação, será aplicado um questionário interativo na plataforma Moodle, composto por perguntas de escolha múltipla e exercícios curtos sobre os elementos estruturais da linguagem plástica. Este questionário será realizado de forma assíncrona antes da primeira sessão síncrona. Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa decorrerá ao longo das sessões síncronas realizadas no Zoom, complementada por atividades práticas e fóruns de discussão na plataforma Moodle. Os critérios avaliados incluem:
Participação ativa nas sessões síncronas (Zoom):
Execução de atividades práticas na plataforma Moodle:
Incorporação de feedback:
A avaliação formativa visa acompanhar o progresso individual e coletivo, fornecendo feedback contínuo para ajustar o processo pedagógico.
No final do curso, será aplicado um teste teórico online através da plataforma Moodle, com ponderação de 100% numa escala de 0 a 20. O teste será configurado para avaliar os critérios de êxito de forma estruturada:
CD1: Demonstrar capacidade para identificar e categorizar os elementos estruturais da linguagem plástica
CD2: Realizar análises detalhadas e fundamentadas de obras de arte
CD3: Criar composições visuais aplicando técnicas adequadas de manipulação dos elementos estruturais
CD4: Utilizar cores, texturas e escalas com intenção expressiva e comunicativa em projetos artísticos
1. Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
1. Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
2. Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
1. Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
2. Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
1. Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
2. Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
1. Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
2. Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
1. Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
2. Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
1. Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
2. Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
1. Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
2. Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
1. Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
2. Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
1. Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
2. Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior. Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Para as sessões síncronas realizadas a distância, os formandos devem dispor de acesso à internet, computador com câmara e microfone, e ambiente adequado para assistir às sessões. O formador deve dispor de computador com ligação à internet estável, sistema de som, câmara de vídeo e acesso à plataforma Zoom para a realização das sessões.