EUFCD (10237) - Elementos da comunicação visual

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Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idades iguais ou superiores a 18 anos, possuindo entre o 9.º e o 12.º ano de escolaridade (nível 3), interessados em desenvolver competências na área da comunicação visual, seja para ingressar ou aprofundar conhecimentos nesta área.

Desenvolver a capacidade de identificar, analisar e aplicar os elementos estruturais da linguagem plástica, utilizando técnicas de desenho e manipulação artística para explorar as potencialidades expressivas da comunicação visual.

  • CD1: Demonstrar capacidade para identificar e categorizar os elementos estruturais da linguagem plástica;
  • CD2: Realizar análises detalhadas e fundamentadas de obras de arte;
  • CD3: Criar composições visuais aplicando técnicas adequadas de manipulação dos elementos estruturais;
  • CD4: Utilizar cores, texturas e escalas com intenção expressiva e comunicativa em projetos artísticos.
  • Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. Ponto

    15

    10

     

    1.1. Como elemento estrutural da linguagem plástica

     

     

     

    1.2. Como representação física, variando na sua grandeza e na sua expressão

     

     

     

    1.3. Como organização do campo visual, por repetição dispersa, concentrada ou em sequências lineares

     

     

     

    2. Linha

     

     

     

    2.1. Como elemento estrutural da linguagem plástica

     

     

     

    2.2 Como resultante do movimento de um ponto

     

     

     

    2.3 Como instrumento determinante na construção de formas plásticas e na visualização do que imaginamos

     

     

     

    2.4 A sua anatomia: Relação com os materiais riscadores

     

     

     

    2.5 Como contorno das formas básicas (círculo, quadrado e retângulo) possuidoras de direções significativas - vertical, horizontal, diagonal e curvilínea

     

     

     

    3. Cor

     

     

     

    3.1. Como elemento estrutural da linguagem plástica

     

     

     

    3.2. Como fenómeno físico - o espectro solar

     

     

     

    3.3. Visão- - anatomia do olho humano e seu funcionamento

     

     

     

    3.4. Significado simbólico

     

     

     

    3.5. Síntese aditiva e subtrativa

     

     

     

    3.6. Dimensões da cor: Matiz, saturação e tom

     

     

     

    3.7. Cores primárias, secundárias e terciárias

     

     

     

    3.8. Valores

     

     

     

    3.9. Cromatismo e acromatismo

     

     

     

    4. Textura

     

     

     

    4.1. Como elemento estrutural da linguagem plástica

     

     

     

    4.2. Como elemento altamente expressivo, formador e caracterizador da superfície

     

     

     

    4.3. Tácteis e visuais

     

     

     

    4.4. Naturais e artificiais

     

     

     

    4.5. Regulares e irregulares

     

     

     

    4.6. Como padrão

     

     

     

    5. Escala

     

     

     

    5.1. Como elemento estrutural da linguagem plástica

     

     

     

    5.2. Tamanho relativo e relações estabelecidas no campo visual

     

     

     

    5.3. Proporção

     

     

     

    5.3.1. Secção áurea;

     

     

     

    5.3.2. Unidade modular de Le Corbusier

     

     

     

    5.4. Dimensão

     

     

     

    TOTAIS

    15

    10

     

     

    25 Horas

    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    A distância, em sala virtual na plataforma Zoom, através de sessões síncronas

    Avaliação Diagnóstica

    No início da formação, será aplicado um questionário interativo na plataforma Moodle, composto por perguntas de escolha múltipla e exercícios curtos sobre os elementos estruturais da linguagem plástica. Este questionário será realizado de forma assíncrona antes da primeira sessão síncrona. Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.


    Avaliação Formativa

    A avaliação formativa decorrerá ao longo das sessões síncronas realizadas no Zoom, complementada por atividades práticas e fóruns de discussão na plataforma Moodle. Os critérios avaliados incluem:

    • Participação ativa nas sessões síncronas (Zoom):

      • Contributos nas discussões e interações relacionadas com os temas abordados.
      • Cumprimento das atividades práticas solicitadas durante a sessão.
    • Execução de atividades práticas na plataforma Moodle:

      • Entrega de exercícios de identificação e análise de elementos estruturais com base em materiais disponibilizados.
      • Resolução de questões práticas, como esboços digitais ou descrições textuais de composições visuais.
    • Incorporação de feedback:

      • Demonstração de melhoria progressiva nas atividades realizadas com base no feedback do formador.

    A avaliação formativa visa acompanhar o progresso individual e coletivo, fornecendo feedback contínuo para ajustar o processo pedagógico.


    Avaliação de Medição

    No final do curso, será aplicado um teste teórico online através da plataforma Moodle, com ponderação de 100% numa escala de 0 a 20. O teste será configurado para avaliar os critérios de êxito de forma estruturada:

    • CD1: Demonstrar capacidade para identificar e categorizar os elementos estruturais da linguagem plástica

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e respostas abertas na plataforma Moodle.
      • Ponderação: 25%.
      • Escala de Avaliação: 0-20 pontos.
    • CD2: Realizar análises detalhadas e fundamentadas de obras de arte

      • Metodologia: Submissão de um texto crítico, com fundamentação detalhada, analisando uma obra de arte específica disponibilizada na plataforma Moodle.
      • Ponderação: 25%.
      • Escala de Avaliação: 0-20 pontos.
    • CD3: Criar composições visuais aplicando técnicas adequadas de manipulação dos elementos estruturais

      • Metodologia: Envio de um trabalho prático (digital ou fotografado) onde o formando cria uma composição visual de acordo com critérios definidos.
      • Ponderação: 25%.
      • Escala de Avaliação: 0-20 pontos.
    • CD4: Utilizar cores, texturas e escalas com intenção expressiva e comunicativa em projetos artísticos

      • Metodologia: Entrega de um projeto final na plataforma Moodle, demonstrando a aplicação de cores, texturas e escalas com intenção expressiva.
      • Ponderação: 25%.
      • Escala de Avaliação: 0-20 pontos.


    1.      Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    o   adaptação a nova tarefa

    1.      Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    2.      Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

    o   Motivação

    1.      Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    2.      Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    o   Participação

    1.      Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    2.      Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

    o   trabalho em equipa

    1.      Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    2.      Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

    o   relacionamento interpessoal

    1.      Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    2.      Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

    o   aquisição e aplicação de conhecimentos

    1.      Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    2.      Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

    o   mobilização de competências

    1.      Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    2.      Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

    o   assiduidade

    1.      Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    2.      Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

    o   Pontualidade

    1.      Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    2.      Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

     

    Avaliação do processo formativo

    Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior. Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

     

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
      O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

    1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    Para as sessões síncronas realizadas a distância, os formandos devem dispor de acesso à internet, computador com câmara e microfone, e ambiente adequado para assistir às sessões. O formador deve dispor de computador com ligação à internet estável, sistema de som, câmara de vídeo e acesso à plataforma Zoom para a realização das sessões.


    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento