Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano.
Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.
Dotar os formandos de competências para gerir conflitos de forma eficaz, promovendo a comunicação assertiva e a negociação como ferramentas para uma abordagem construtiva na resolução de desacordos.
A competência adquirida será aplicada em ambientes profissionais e sociais onde a gestão de conflitos se torna necessária para garantir um clima organizacional saudável e produtivo. Este curso é especialmente relevante para profissionais que lidam com negociações, equipas de trabalho, clientes e situações de mediação de conflitos.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Efeitos positivos e negativos dos conflitos | 2 | 0 |
|
2. Causas dos conflitos | 2 | 0 |
|
3. Causas de tensões | 2 | 0 |
|
4. Comunicação assertiva | 2 | 1 |
|
5. Modos de lidar com conflitos | 2 | 1 |
|
6. Competências de análise e diagnóstico de situações | 2 | 1 |
|
7. Componentes da gestão emocional | 1 | 1 |
|
8. Quadro de competência emocional | 1 | 0 |
|
9. Caracterização, conceito e tipologia da negociação | 1 | 1 |
|
10. O acordo e o compromisso como técnicas de negociação | 1 | 1 |
|
11. Gestão construtiva de desacordos | 2 | 1 |
|
TOTAIS | 18 | 7 |
|
| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.
Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será promovida uma discussão informal, onde os formandos serão convidados a partilhar as suas experiências, perceções e desafios relacionados com a gestão de conflitos. O formador orientará a discussão através de questões abertas, estimulando a reflexão sobre os efeitos dos conflitos, as principais causas e as estratégias já utilizadas pelos formandos para lidar com estas situações.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Avaliação Formativa
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribui para a avaliação final. Será baseada na participação ativa dos formandos nos fóruns de discussão, nas atividades interativas da plataforma e na entrega de pequenos exercícios aplicados.
Critérios de avaliação:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste escrito online com ponderação de 100%, numa escala de 0-20. Este teste estará disponível na plataforma e consistirá em questões de resposta múltipla, garantindo a avaliação da aquisição dos conhecimentos teóricos e a capacidade de análise e aplicação dos conceitos.
Critérios de avaliação:
Avaliação comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e atividades interativas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador ao longo do curso, disponíveis para consulta e download;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos e questões de reflexão, estruturadas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos explicativos que ilustram boas práticas e apresentam exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaço dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo rela entre formandos e formador.
Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.
Equipamentos necessários:
Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.