EUFCD (1531) - Gestão de conflitos

EUFCD (1531) - Gestão de conflitos

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano.
Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.

Dotar os formandos de competências para gerir conflitos de forma eficaz, promovendo a comunicação assertiva e a negociação como ferramentas para uma abordagem construtiva na resolução de desacordos.

  • CD1: Identifica corretamente os efeitos positivos e negativos dos conflitos em diferentes contextos.
  • CD2: Analisa e descreve as principais causas dos conflitos e das tensões interpessoais.
  • CD3: Demonstra capacidade para aplicar técnicas de comunicação assertiva na gestão de conflitos.
  • CD4: Aplica estratégias eficazes para lidar com conflitos em diferentes situações.
  • CD5: Realiza diagnósticos fundamentados de situações conflitivas e propõe soluções viáveis.
  • CD6: Demonstra competências na gestão emocional e na aplicação do quadro de competência emocional.
  • CD7: Caracteriza corretamente os diferentes conceitos e tipologias de negociação.
  • CD8: Utiliza técnicas de negociação adequadas à gestão de conflitos.
  • CD9: Aplica estratégias eficazes para gerir desacordos de forma construtiva.
  • A competência adquirida será aplicada em ambientes profissionais e sociais onde a gestão de conflitos se torna necessária para garantir um clima organizacional saudável e produtivo. Este curso é especialmente relevante para profissionais que lidam com negociações, equipas de trabalho, clientes e situações de mediação de conflitos.

    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. Efeitos positivos e negativos dos conflitos

    2

    0

     

    2. Causas dos conflitos

    2

    0

     

    3. Causas de tensões

    2

    0

     

    4. Comunicação assertiva

    2

    1

     

    5. Modos de lidar com conflitos

    2

    1

     

    6. Competências de análise e diagnóstico de situações

    2

    1

     

    7. Componentes da gestão emocional

    1

    1

     

    8. Quadro de competência emocional

    1

    0

     

    9. Caracterização, conceito e tipologia da negociação

    1

    1

     

    10. O acordo e o compromisso como técnicas de negociação

    1

    1

     

    11. Gestão construtiva de desacordos

    2

    1

     

    TOTAIS

    18

    7

     

     

    25 Horas

    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.

    Avaliação Diagnóstica
    No início do curso, será promovida uma discussão informal, onde os formandos serão convidados a partilhar as suas experiências, perceções e desafios relacionados com a gestão de conflitos. O formador orientará a discussão através de questões abertas, estimulando a reflexão sobre os efeitos dos conflitos, as principais causas e as estratégias já utilizadas pelos formandos para lidar com estas situações.
    Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

    Avaliação Formativa
    A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribui para a avaliação final. Será baseada na participação ativa dos formandos nos fóruns de discussão, nas atividades interativas da plataforma e na entrega de pequenos exercícios aplicados.

    Critérios de avaliação:

    • Participação ativa nos fóruns de discussão, com contributos enquadrados no tema;
    • Realização das atividades interativas e quizzes de autoavaliação;
    • Aplicação correta dos conceitos teóricos nas respostas aos estudos de caso e atividades práticas;
    • Capacidade de incorporar o feedback recebido nos comentários do formador e melhorar ao longo do curso.

    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

    Avaliação de Medição (Sumativa)
    No final do curso, será aplicado um teste escrito online com ponderação de 100%, numa escala de 0-20. Este teste estará disponível na plataforma e consistirá em questões de resposta múltipla, garantindo a avaliação da aquisição dos conhecimentos teóricos e a capacidade de análise e aplicação dos conceitos.

    Critérios de avaliação:

    • CD1: Identifica corretamente os efeitos positivos e negativos dos conflitos em diferentes contextos.
      • Metodologia: Questionário online com questões de escolha múltipla e de correspondência.
      • Ponderação: 10%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD2: Analisa e descreve as principais causas dos conflitos e das tensões interpessoais.
      • Metodologia: Atividade de estudo de caso onde os formandos devem identificar e justificar as causas dos conflitos apresentados.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD3: Demonstra capacidade para aplicar técnicas de comunicação assertiva na gestão de conflitos.
      • Metodologia: Questões de resposta aberta onde os formandos devem descrever como utilizariam a comunicação assertiva em diferentes cenários.
      • Ponderação: 10%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD4: Aplica estratégias eficazes para lidar com conflitos em diferentes situações.
      • Metodologia: Exercício interativo com simulações de conflitos, onde os formandos escolhem a melhor estratégia de resolução.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD5: Realiza diagnósticos fundamentados de situações conflitivas e propõe soluções viáveis.
      • Metodologia: Resolução de um caso prático apresentado em formato multimédia, justificando a estratégia escolhida.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD6: Demonstra competências na gestão emocional e na aplicação do quadro de competência emocional.
      • Metodologia: Exercício reflexivo onde os formandos analisam uma situação de conflito e explicam a gestão emocional envolvida.
      • Ponderação: 10%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD7: Caracteriza corretamente os diferentes conceitos e tipologias de negociação.
      • Metodologia: Questionário online de escolha múltipla e correspondência de conceitos com exemplos práticos.
      • Ponderação: 10%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD8: Utiliza técnicas de negociação adequadas à gestão de conflitos.
      • Metodologia: Atividade de simulação interativa onde os formandos devem escolher e justificar a técnica de negociação mais adequada para cada situação apresentada.
      • Ponderação: 10%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD9: Aplica estratégias eficazes para gerir desacordos de forma construtiva.
      • Metodologia: Questão de desenvolvimento onde os formandos explicam estratégias para gerir desacordos em ambiente profissional.
      • Ponderação: 5%
      • Escala de Avaliação: 0-20

    Avaliação comportamental

    No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

      • adaptação a nova tarefa
        • Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
        • Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
      • Motivação
        • Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
        • Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
      • Participação
        • Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
        • Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
      • trabalho em equipa
        • Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
        • Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
      • relacionamento interpessoal
        • Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
        • Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
      • aquisição e aplicação de conhecimentos
        • Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
        • Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
      • mobilização de competências
        • Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
        • Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
      • assiduidade
        • Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
        • Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
      • Pontualidade
        • Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
        • Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

     Avaliação do processo formativo

    Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    • Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    • Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

     

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso, comprovada através do registo de acessos e participação na plataforma de e-learning.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
      O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e atividades interativas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos:

    1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:

    Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador ao longo do curso, disponíveis para consulta e download;

    Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos e questões de reflexão, estruturadas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

    Vídeos de demonstração: Vídeos explicativos que ilustram boas práticas e apresentam exemplos relacionados com o tema da formação;

    Fóruns de discussão e Q&A: Espaço dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

    Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo rela entre formandos e formador.

    Espaços:

    Não aplicável devido ao formato a distância.

    Equipamentos necessários:

    Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.

    Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.

    Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.

    Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.

    Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.


    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento

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