Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas equivalentes ou superiores ao 4.º ano de escolaridade. Será dada prioridade aos participantes com níveis de qualificação iguais ou inferiores ao nível 3.
Interpretar os princípios básicos de alimentação e nutrição, bem como reconhecer as características da carne e os diversos fatores que interferem na sua qualidade e rendimento na preparação/transformação.
A competência será aplicada em contextos de trabalho no setor alimentar, nomeadamente em locais de preparação, transformação e comercialização de carne e produtos derivados.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Noções de alimentação e nutrição | 6 | 3 |
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1.1. Introdução | 1 | 0.5 |
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1.2. Situação alimentar actual | 1 | 0.5 |
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1.3. Nutrientes e o seu papel | 1 | 0.5 |
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1.4. A roda dos alimentos | 1 | 0.5 |
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1.5. Alimentos e nutrientes | 1 | 0.5 |
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1.6. Alimentação racional | 1 | 0.5 |
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2. Caracterização da carne | 6 | 3 |
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2.1. Estrutura base dos organismos vivos | 1 | 0.5 |
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2.2. Definição de músculo | 1 | 0.5 |
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2.3. Tecidos animais - ósseo, cartilagíneo, conjuntivo, adiposo, muscular | 1 | 0.5 |
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2.4. Evolução bioquímica do músculo em carne e os fatores endógenos e exógenos interferentes | 1 | 0.5 |
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2.5. Definição e composição química da carne - proteínas, hidratos de carbono, lípidos, água, minerais, vitaminas | 1 | 0.5 |
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2.6. Qualidade da carne - aspetos organolépticos, microbiológicos, nutritivos, aptidões culinárias | 1 | 0.5 |
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3. Fatores interferentes na qualidade inicial e no rendimento em carne | 3 | 2 |
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3.1. Influência da idade, estado da engorda, tipo de alimentação e sexo do animal na característica da carne | 1 | 0.5 |
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3.2. Relação entre o maneio dos animais, transporte para o matadouro, condições de repouso, abate e preparação das carcaças e a carne obtida | 1 | 1 |
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3.3. A qualidade das carnes após o enxugo e as vantagens da maturação das carcaças sob o ponto de vista higiénico e da tenrura e sapidez das carnes | 1 | 0.5 |
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4. Conceito de aprovação sanitária das carnes, seus agentes e marcas de inspecção | 1 | 1 |
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TOTAIS | 16 | 9 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação Online, síncrona, através da plataforma Zoom
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica em ambiente online para identificar o nível inicial de conhecimentos dos formandos sobre os princípios básicos de alimentação, nutrição e características da carne.
Metodologia:
A avaliação formativa será realizada de forma contínua ao longo das sessões online. Não contribui para a avaliação final, mas fornece feedback para apoiar o progresso dos formandos.
Critérios de avaliação e respetiva metodologia:
Participação ativa nas atividades e discussões (via Zoom):
Capacidade de aplicação dos conceitos em situações simuladas:
Incorporação de feedback e progressos demonstrados:
Objetivo: Acompanhar o progresso e fornecer feedback contínuo para apoiar o desenvolvimento dos formandos.
No final do curso, será aplicado um teste online em formato de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, com ponderação de 100%, numa escala de 0-20. O teste será disponibilizado através de uma plataforma online como Google Forms ou Moodle.
Critérios de avaliação:
CD1. O formando deve demonstrar compreensão dos princípios básicos de alimentação e nutrição.
Metodologia: Perguntas de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre alimentação e nutrição.
Ponderação: 25%
Escala de Avaliação: De 0 a 20 pontos.
CD2. O formando deve identificar corretamente os componentes químicos da carne.
Metodologia: Perguntas de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre a composição química da carne.
Ponderação: 25%
Escala de Avaliação: De 0 a 20 pontos.
CD3. O formando deve reconhecer os fatores que influenciam a qualidade e rendimento em situações práticas simuladas.
Metodologia: Perguntas de escolha múltipla ou verdadeiro/falso baseadas em cenários que descrevam fatores de influência na qualidade e rendimento da carne.
Ponderação: 25%
Escala de Avaliação: De 0 a 20 pontos.
CD4. O formando deve aplicar corretamente os conceitos de aprovação sanitária em casos simulados.
Metodologia: Perguntas de escolha múltipla ou verdadeiro/falso relacionadas com os conceitos de aprovação sanitária em cenários simulados.
Ponderação: 25%
Escala de Avaliação: De 0 a 20 pontos.
Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.