EUFCD (1709) - Nutrição

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Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade. Dá-se prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.

Os formandos deverão ser capazes de identificar as regras de uma alimentação equilibrada, compreender os principais constituintes dos alimentos e a sua importância na saúde humana.

  • CD1 - O formando deve ser capaz de definir corretamente os conceitos de nutrição e alimentação.
  • CD2 - O formando deve apresentar um entendimento completo sobre a roda dos alimentos.
  • CD3 - O formando deve identificar com precisão os constituintes dos alimentos e as suas funções.
  • CD4 - O formando deve propor soluções práticas e eficazes para melhorar hábitos alimentares.
  • As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos relacionados com a promoção da saúde e bem-estar alimentar, quer no âmbito pessoal quer em funções que envolvam aconselhamento nutricional básico.


    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. Alimentação e nutrição

    3

    2

     

    2. Roda da alimentação saudável

    4

    2

     

    3. Constituintes dos alimentos

    4

    3

     

    4. Alimentação equilibrada

    4

    3

     

    TOTAIS

    15

    10

     

     

    25 Horas

    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM.

    Avaliação Diagnóstica

    No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal para determinar o nível inicial de conhecimento dos formandos sobre as as regras de uma alimentação equilibrada, bem como os principais constituintes dos alimentos e sua importância. Esta avaliação consistirá na aplicação de um inquérito com perguntas de resposta múltipla, abordando conceitos básicos relacionados com o tema, disponibilizado na plataforma moodle. Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.


    Avaliação Formativa

    A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação, com base na observação direta do desempenho dos formandos durante as atividades síncronas realizadas via Zoom, bem como na sua participação nas discussões em grupo e atividades interativas. Esta avaliação não contribui para a avaliação final e terá os seguintes critérios:

    Participação ativa e contributos enquadrados no tema: Participação em debates e atividades síncronas, incluindo uso do microfone e chat para contribuir com reflexões e respostas pertinentes.

    Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas: Resolução de exercícios práticos e reflexões feitas ao longo das sessões (ex.: breakout rooms para discussões em pequenos grupos).

    Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos: Adaptação às orientações dadas e melhoria do desempenho ao longo das sessões.

    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


    Avaliação de Medição

    No final do curso será aplicado um teste escrito em ambiente online com questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso. Este teste será realizado numa plataforma como Moodle, Google Forms ou Quizizz e terá ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20, para avaliar a aquisição global das competências previstas. A estrutura do teste contemplará os critérios de êxito indicados:

    CD1 - O formando deve ser capaz de definir corretamente os conceitos de nutrição e alimentação.

    Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre os conceitos fundamentais de nutrição e alimentação.

    Ponderação: 25%.

    Escala de Avaliação: Avaliado numa escala de 0 a 20, com pontuação total para respostas completamente corretas.


    CD2 - O formando deve apresentar um entendimento completo sobre a roda dos alimentos.

    Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou escolha múltipla relacionadas com a composição e interpretação da roda dos alimentos.

    Ponderação: 25%.

    Escala de Avaliação: Avaliado numa escala de 0 a 20, atribuindo pontuação total para respostas corretas e detalhadas.


    CD3 - O formando deve identificar com precisão os constituintes dos alimentos e as suas funções.

    Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso que exigem a associação correta entre constituintes dos alimentos e as suas funções específicas.

    Ponderação: 25%.

    Escala de Avaliação: Avaliado numa escala de 0 a 20, com pontuação total para respostas exatas.


    CD4 - O formando deve propor soluções práticas e eficazes para melhorar hábitos alimentares.

    Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso com cenários práticos, pedindo ao formando para selecionar as melhores soluções baseadas nos princípios da nutrição.

    Ponderação: 25%.

    Escala de Avaliação: Avaliado numa escala de 0 a 20, com pontuação total para escolhas fundamentadas e adequadas.


    Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    o Adaptação a nova tarefa

    - Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    - Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação


    o Motivação

    - Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    - Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem


    o Participação

    - Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    - Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas


    o Trabalho em equipa

    - Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    - Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo


    o Relacionamento interpessoal

    - Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    - Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.


    o Aquisição e aplicação de conhecimentos

    - Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    - Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos


    o Mobilização de competências

    - Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    - Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem


    o Assiduidade

    - Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    - Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso


    o Pontualidade

    - Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    - Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

     

    Avaliação do processo formativo

    · Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    · Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    · Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

          Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

    Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos:

    1. Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

      1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
      2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
      3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
      4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividades de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
      5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

      A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

  • Espaços: Não aplicável em formação online.
  • Equipamentos:
    • Acesso à plataforma Zoom para realização das sessões síncronas;
    • Computador com acesso à internet e câmara para o formador e para os formandos;
    • Sistema de som e auscultadores recomendados para garantir uma comunicação clara.

  • Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento