Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal para determinar o nível inicial de conhecimento dos formandos sobre as as regras de uma alimentação equilibrada, bem como os principais constituintes dos alimentos e sua importância. Esta avaliação consistirá na aplicação de um inquérito com perguntas de resposta múltipla, abordando conceitos básicos relacionados com o tema, disponibilizado na plataforma moodle. Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Avaliação Formativa
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação, com base na observação direta do desempenho dos formandos durante as atividades síncronas realizadas via Zoom, bem como na sua participação nas discussões em grupo e atividades interativas. Esta avaliação não contribui para a avaliação final e terá os seguintes critérios:
• Participação ativa e contributos enquadrados no tema: Participação em debates e atividades síncronas, incluindo uso do microfone e chat para contribuir com reflexões e respostas pertinentes.
• Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas: Resolução de exercícios práticos e reflexões feitas ao longo das sessões (ex.: breakout rooms para discussões em pequenos grupos).
• Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos: Adaptação às orientações dadas e melhoria do desempenho ao longo das sessões.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Avaliação de Medição
No final do curso será aplicado um teste escrito em ambiente online com questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso. Este teste será realizado numa plataforma como Moodle, Google Forms ou Quizizz e terá ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20, para avaliar a aquisição global das competências previstas. A estrutura do teste contemplará os critérios de êxito indicados:
CD1 - O formando deve ser capaz de definir corretamente os conceitos de nutrição e alimentação.
• Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre os conceitos fundamentais de nutrição e alimentação.
• Ponderação: 25%.
• Escala de Avaliação: Avaliado numa escala de 0 a 20, com pontuação total para respostas completamente corretas.
CD2 - O formando deve apresentar um entendimento completo sobre a roda dos alimentos.
• Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou escolha múltipla relacionadas com a composição e interpretação da roda dos alimentos.
• Ponderação: 25%.
• Escala de Avaliação: Avaliado numa escala de 0 a 20, atribuindo pontuação total para respostas corretas e detalhadas.
CD3 - O formando deve identificar com precisão os constituintes dos alimentos e as suas funções.
• Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso que exigem a associação correta entre constituintes dos alimentos e as suas funções específicas.
• Ponderação: 25%.
• Escala de Avaliação: Avaliado numa escala de 0 a 20, com pontuação total para respostas exatas.
CD4 - O formando deve propor soluções práticas e eficazes para melhorar hábitos alimentares.
• Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso com cenários práticos, pedindo ao formando para selecionar as melhores soluções baseadas nos princípios da nutrição.
• Ponderação: 25%.
• Escala de Avaliação: Avaliado numa escala de 0 a 20, com pontuação total para escolhas fundamentadas e adequadas.
Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.