Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, detentores, no mínimo, do 4.º ano de escolaridade. Dá-se prioridade a candidatos que possuam um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. Esta formação destina-se a adultos que já exerçam funções na área da pastelaria ou que pretendam adquirir competências para iniciar uma atividade profissional neste setor, com particular enfoque na confeção de massas tipo cake.
Dotar os formandos de conhecimentos e competências técnicas para identificar, preparar e confeccionar diversos tipos de massas cake, aplicando corretamente as normas de higiene e segurança, bem como os procedimentos de qualidade, acondicionamento e conservação dos produtos.
CD1. O formando identifica corretamente os diferentes tipos de massas cake e suas utilizações
CD2. Apresenta domínio sobre os ingredientes e utensílios necessários, selecionando-os adequadamente
CD3. Demonstra capacidade para executar as receitas com rigor técnico, respeitando fichas técnicas
CD4. Aplica corretamente as técnicas de pesagem e proporção, demonstrando precisão e método
CD5. Realiza corretamente as fases do processo de fabrico: preparação, cozedura e decoração
CD6. Aplica sistematicamente as normas de higiene e segurança alimentar
CD7. Demonstra capacidade para acondicionar e conservar os produtos de forma adequada
CD8. Participa de forma responsável e colaborativa nas atividades práticas
CD9. Revela atenção ao pormenor e qualidade no produto final
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas em contextos profissionais de pastelaria artesanal ou industrial, produção alimentar em unidades de restauração, confeitarias, padarias ou unidades de fabrico alimentar, onde seja exigido o domínio da confeção de massas cake com observância rigorosa das normas de qualidade, higiene e segurança.
Conteúdo | T | PS | PCT | |
| 4 | 3 |
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| 1 | 1 |
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| 2 | 1 |
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| 1 | 1 |
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| 1 | 1 |
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| 1 | 1 |
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Total | 13 | 12 |
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TOTAIS | 13 | 12 |
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| 25 Horas |
Online, em sessões 100% síncronas
1.1 Avaliação Diagnóstica
Será realizada no início da formação, um brainstorming informal sobre massas cake, ingredientes, utensílios e práticas de higiene alimentar. A aplicação será feita em direto, durante a primeira sessão Zoom.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
1.2 Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá de forma contínua ao longo das sessões síncronas via Zoom, sendo operacionalizada pela observação direta da participação dos formandos nas atividades interativas (quizzes em tempo real com recurso ao Mentimeter ou Kahoot, discussões em sala principal ou salas de grupo, apresentações e partilhas de ecrã com resolução de exercícios).
Critérios utilizados:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões em grupo (via Zoom);
Aplicação correta dos conceitos teóricos em exercícios partilhados pelo formador ou resolvidos em grupo;
Capacidade de incorporar o feedback dado em tempo real e demonstrar progressos ao longo das sessões.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
1.3 Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste escrito online com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, elaborado em formulário digital (Google Forms) e partilhado durante a última sessão Zoom. O teste conterá diferentes tipologias de questões (escolha múltipla, correspondência, resposta direta, análise de situação) para avaliar as competências previstas nos critérios de êxito:
CD1: O formando identifica corretamente os diferentes tipos de massas cake e suas utilizações
Metodologia: Questões de escolha múltipla e correspondência entre tipos de massas e suas aplicações.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD2: Apresenta domínio sobre os ingredientes e utensílios necessários, selecionando-os adequadamente
Metodologia: Questões de associação entre ingredientes/utensílios e a sua função no processo de confeção.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD3: Demonstra capacidade para executar as receitas com rigor técnico, respeitando fichas técnicas
Metodologia: Análise de uma ficha técnica com lacunas ou erros a identificar e corrigir.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD4: Aplica corretamente as técnicas de pesagem e proporção, demonstrando precisão e método
Metodologia: Exercícios práticos no teste onde o formando calcula proporções e quantidades com base numa receita.
Ponderação: 10
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD5: Realiza corretamente as fases do processo de fabrico: preparação, cozedura e decoração
Metodologia: Ordenação correta das fases do processo e identificação de falhas em cenários descritivos.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD6: Aplica sistematicamente as normas de higiene e segurança alimentar
Metodologia: Resolução de situações-problema sobre práticas de higiene e segurança no ambiente de trabalho.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD7: Demonstra capacidade para acondicionar e conservar os produtos de forma adequada
Metodologia: Questões de resposta direta sobre métodos de conservação e acondicionamento, em função do tipo de massa.
Ponderação: 5%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD8: Participa de forma responsável e colaborativa nas atividades práticas
Metodologia: Questão de reflexão onde o formando descreve a sua atuação em dinâmicas de grupo realizadas durante as sessões Zoom.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD9: Revela atenção ao pormenor e qualidade no produto final
Metodologia: Análise de imagens ou vídeos de produtos finais (exemplos dados pelo formador), com identificação de aspetos ligados à qualidade e detalhe.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprende
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grup
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos.
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
(Deve indicar-me se o curso é teórico ou prático para poder completar esta secção com a fórmula de avaliação correta.)
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A formação decorrerá em ambiente virtual síncrono, através de plataforma de videoconferência (Zoom,), assegurando-se:
Acesso estável à internet por parte do formador e dos formandos;
Computador com câmara e microfone funcionais para todos os participantes;
Sala virtual com funcionalidades de partilha de ecrã, chat, breakout rooms (se necessário) e gravação de sessões (quando aplicável);
Computador do formador com acesso à internet, projetor vídeo (se necessário em contexto físico de apoio), sistema de som e quadro branco virtual/partilhado.
Não são exigidos espaços físicos, mas o formador deve operar a partir de um ambiente tranquilo, com condições adequadas para formação online síncrona.