Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, possuidores do 4.º ano de escolaridade como habilitação mínima. Este curso é especialmente dirigido a indivíduos que pretendam adquirir ou desenvolver competências na área da doçaria, especificamente na confeção de massas cozidas. Dá-se prioridade a candidatos com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.
Dotar os formandos de competências práticas e teóricas para identificar, preparar e confecionar diferentes variedades de massas cozidas, aplicando corretamente as normas de higiene, segurança e qualidade associadas ao processo de fabrico e acondicionamento dos produtos.
As competências desenvolvidas durante esta formação serão aplicadas no contexto de trabalho em pastelarias, padarias, confeitarias e estabelecimentos de produção alimentar que integrem processos de confeção de massas cozidas. O formando poderá atuar como auxiliar ou operador na área da doçaria, executando tarefas práticas e cumprindo os padrões de qualidade e segurança exigidos.
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom
No início da ação de formação, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, através de um conjunto de perguntas de resposta múltipla e discussão orientada em grupo, com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos prévios dos formandos sobre massas cozidas, técnicas de confeção, utensílios, higiene e segurança alimentar.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa decorrerá ao longo de todas as sessões síncronas, sendo baseada na observação direta, na análise de exercícios práticos em tempo real, e na participação em reflexões e discussões em grupo durante as sessões via Zoom.
Critérios da avaliação formativa:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Tendo em conta que se trata de uma formação maioritariamente prática, será realizada uma simulação prática final. Esta simulação será acompanhada por uma grelha de observação, onde cada formando será avaliado com base num conjunto de critérios objetivos.
A avaliação será feita com base num sistema binário: Observado (1) / Não Observado (0), com ponderações por critério conforme descrito abaixo:
CD1: O formando identifica corretamente as principais variedades de massas cozidas, distinguindo as suas características.
Metodologia: Durante a apresentação teórica na simulação final, o formando deve identificar e descrever corretamente as variedades de massas apresentadas.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
CD2: Prepara os utensílios e ingredientes conforme os requisitos técnicos apresentados.
Metodologia: Observação direta durante a simulação prática de preparação.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
CD3: Aplica as técnicas de confeção com exatidão, respeitando as etapas do processo.
Metodologia: Observação da execução prática completa de uma receita de massa cozida.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
CD4: Executa as receitas respeitando as proporções e técnicas ensinadas.
Metodologia: Análise do resultado final da receita quanto à coerência com as instruções fornecidas.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
CD5: Aplica procedimentos adequados de cozedura, recheio e decoração.
Metodologia: Observação do momento de confeção final da massa e apresentação do prato.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
CD6: Demonstra capacidade para efetuar o controlo de qualidade durante todas as fases do processo.
Metodologia: Acompanhamento da tomada de decisões ao longo da confeção, incluindo correções em tempo real.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
CD7: Demonstra domínio das regras de acondicionamento e conservação dos produtos.
Metodologia: Durante a parte final da simulação, o formando deve demonstrar como acondicionar e conservar adequadamente os produtos confecionados.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
CD8: Cumpre integralmente as normas de higiene e segurança em todos os momentos da formação.
Metodologia: Observação contínua ao longo da simulação prática com especial atenção ao cumprimento rigoroso das normas.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: Observado (1) / Não Observado (0)
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo interação em tempo real entre formandos e formador.
Equipamentos necessários: