EUFCD (2887) - Princípios básicos de economia e fiscalidade

EUFCD (2887) - Princípios básicos de economia e fiscalidade

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com o mínimo de 4º ano de escolaridade, que pretendam adquirir conhecimentos básicos em economia e fiscalidade. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3

Reconhecer os princípios básicos da economia e da fiscalidade.

CD1. Demonstrar o entendimento sobre os fatores de produção e o impacto na economia.
CD2. Apresentar corretamente o funcionamento de uma empresa, destacando as suas funções principais.
CD3. Preencher adequadamente a documentação comercial padrão.
CD4. Explicar e aplicar os princípios básicos de fiscalidade (IVA, IRS, IRC).

As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos profissionais relacionados com a gestão de pequenas empresas, apoio à contabilidade e cumprimento das obrigações fiscais.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Noções e princípios básicos de economia

12

3

 

1.1 Fatores de produção

4

1

 

1.2 Funcionamento da empresa

4

1

 

1.3. Circuito e documentação comercial

4

1

 

2. Fiscalidade

6

4

 

2.1 IVA, IRS, IRC

6

4

 

TOTAIS

18

7

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

a distância, em sala virtual

O processo de avaliação previsto para o curso contempla as seguintes dimensões: Avaliação das aprendizagens e avaliação do processo formativo.

Avaliação das aprendizagens

Avaliação diagnóstica:
No início do curso, será aplicada uma breve avaliação informal, com recurso a perguntas de escolha múltipla e de resposta aberta.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

Avaliação formativa:
A avaliação formativa será contínua ao longo do curso, baseando-se em observações do formador durante as discussões e na participação dos formandos nas atividades propostas.
Os critérios de avaliação são os seguintes:

  • Participação ativa e contributos durante as discussões e simulações: O formando deve demonstrar interesse pelos temas e participar de forma construtiva.
  • Aplicação dos conceitos teóricos nas atividades: O formando deve ser capaz de relacionar os conteúdos discutidos com casos práticos ou exemplos fornecidos.
  • Capacidade de incorporar feedback: O formando deve mostrar melhorias ao longo das sessões, através da assimilação do feedback recebido.
    O objetivo desta avaliação é monitorizar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e ajustamento de estratégias.

Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste escrito, dado que a formação é maioritariamente teórica. Este teste terá uma ponderação de 100% e será avaliado numa escala de 0-20.

Critérios de avaliação detalhados:

  • CD1: Demonstrar o entendimento sobre os fatores de produção e o impacto na economia
    • MetodologiaQuestões de escolha múltipla ou de correspondência. 
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos.
  • CD2: Apresentar corretamente o funcionamento de uma empresa, destacando as suas funções principais
    • MetodologiaQuestões de escolha múltipla ou de correspondência. 
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos.
  • CD3: Preencher adequadamente a documentação comercial padrão
    • MetodologiaQuestões de escolha múltipla ou de correspondência. 
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos.
  • CD4: Explicar e aplicar os princípios básicos de fiscalidade (IVA, IRS, IRC)
    • MetodologiaQuestões de escolha múltipla ou de correspondência. 
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos

·        Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.


Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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