EUFCD (3296) - Higiene e segurança alimentar

EUFCD (3296) - Higiene e segurança alimentar

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.ºano (prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3), que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos na área da higiene e segurança alimentar. Destina-se a profissionais que atuam ou desejam atuar em setores relacionados com a manipulação, conservação e armazenamento de alimentos, garantindo o cumprimento das normas e boas práticas de higiene e segurança alimentar.

Desenvolver os procedimentos adequados para as boas práticas de higiene na produção e confecção dos alimentos.

CD1. Demonstrar conhecimento sobre os fundamentos de microbiologia aplicados à segurança alimentar.
CD2. Aplicar corretamente boas práticas de higiene na manipulação de alimentos.
CD3. Identificar e aplicar técnicas adequadas de conservação e armazenamento de alimentos.
CD4. Executar práticas de limpeza e desinfeção em conformidade com os padrões de segurança alimentar.
CD5. Compreender e apresentar os princípios fundamentais do sistema APPCC.

A competência desenvolvida será utilizada em ambientes relacionados com a produção, confecção e manipulação de alimentos, como cozinhas industriais, estabelecimentos de restauração, unidades de catering e outras instalações na área alimentar.

Conteúdo

T

PS

PCT

1.Noções de microbiologia

4

0


2.Noções de higiene

4

0

 

3.Conservação e armazenamento de géneros alimentícios

3

1

 

4.Noções de limpeza e desinfeção

3

2

5.Introdução à aplicação do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo)

4

4

TOTAIS

18

7

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

 

Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.

1. Avaliação diagnóstica: No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal ou um questionário composto por perguntas de escolha múltipla e/ou verdadeiro/falso, disponibilizado na primeira sessão.

Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação formativa: A avaliação formativa ocorrerá durante o decorrer da formação. Será baseada em:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões.
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas, como debates sobre a implementação de dietas e análise de estudos de caso.
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progresso ao longo das sessões, especialmente na identificação de obrigações fiscais e registos contabilísticos.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

3. Avaliação de Medição (Sumativa): No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste poderá incluir perguntas de escolha múltipla e/ou questões de verdadeiro ou falso. 

  • Critérios de Avaliação:
    • CD1: Demonstrar conhecimento sobre os fundamentos de microbiologia aplicados à segurança alimentar
      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD2: Aplicar corretamente boas práticas de higiene na manipulação de alimentos
      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD3: Identificar e aplicar técnicas adequadas de conservação e armazenamento de alimentos
      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD4: Executar práticas de limpeza e desinfeção em conformidade com os padrões de segurança alimentar
      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD5: Compreender e apresentar os princípios fundamentais do sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo)
      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20

4. Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

5. Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal: O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal: O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Recursos pedagógicos:

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos: Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será realizada em sala virtual através da plataforma Zoom, garantindo as condições de acessibilidade e interatividade necessárias. As sessões virtuais contarão com as seguintes ferramentas e equipamentos:

  • Computador com acesso à internet de alta velocidade para o formador e formandos;
  • Sistema de som e microfone para garantir uma boa qualidade de áudio;
  • Função de partilha de ecrã para apresentações e conteúdos multimédia;
  • Sala de espera e controle de acessos para gestão de entradas na sala virtual;
  • Ferramentas interativas, como o quadro branco virtual e salas simultâneas para exercícios práticos e discussão em grupo.

Este ambiente virtual assegura um espaço de formação dinâmico e adaptado às necessidades do curso.


Manual Funcionamento PDF

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