EUFCD (3297) - Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points)

EUFCD (3297) - Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points)

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade. Prioriza-se a participação de formandos com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. O curso é dirigido a profissionais da área alimentar ou a indivíduos que pretendam adquirir competências na implementação e manutenção do sistema HACCP, garantindo a segurança alimentar nos processos produtivos.

No final da formação, os formandos deverão ser capazes de aplicar os princípios de análise de riscos e controlo dos pontos críticos no processo produtivo dos alimentos, assegurando a conformidade com as normas de segurança alimentar e garantindo a manutenção eficaz dos processos associados ao sistema HACCP

  • CD1: O formando identifica corretamente os princípios fundamentais do sistema HACCP.
  • CD2: O formando compreende e aplica a regulamentação em vigor relativa à segurança alimentar.
  • CD3: O formando executa corretamente as etapas do sistema HACCP em ambiente simulado.
  • CD4: O formando identifica e implementa medidas corretivas adequadas aos pontos críticos de controlo.
  • CD5: O formando demonstra capacidade de manter e atualizar processos do sistema HACCP.
  • As competências adquiridas nesta formação serão aplicadas no contexto de indústrias alimentares, estabelecimentos de restauração, empresas de distribuição de alimentos e outras organizações envolvidas na produção, armazenamento e comercialização de géneros alimentícios, garantindo a segurança alimentar ao longo da cadeia produtiva.

    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. Segurança alimentar (HACCP)

    10

    1

     

    1.1 Enquadramento

    2

    0

     

    1.2 Princípios e conceitos

    3

    0,5

     

    1.3 Terminologia

    2

    0,5

     

    1.4 Regulamentação em vigor

    3

    0

     

    2. Aplicação do sistema HACCP

    10

    4

     

    2.1 Etapas e procedimentos

    5

    2

     

    2.2 Manutenção de processos

    5

    2

     

    TOTAIS

    20

    5

     

     

    25 Horas

    Online, em sessões síncronas através da plataforma Zoom

    Avaliação das Aprendizagens

    Avaliação Diagnóstica

    No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal para determinar o nível inicial de conhecimento dos formandos sobre os princípios do sistema HACCP

    Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

    Avaliação Formativa

    A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na participação nas discussões em grupo e reflexões.

    Critérios de avaliação:

    • Participação ativa nas discussões e atividades síncronas na plataforma Zoom;
    • Aplicação correta dos conceitos teóricos em exercícios práticos e estudos de caso;
    • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo da formação.

    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

    Avaliação de Medição (Sumativa)

    No final do curso, será aplicado um teste online na plataforma Moodle, composto exclusivamente por questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso, para medir a aquisição global das competências. O teste será realizado através da plataforma de aprendizagem e terá um tempo-limite para resposta.

    Critérios de Avaliação:

    • CD1: O formando identifica corretamente os princípios fundamentais do sistema HACCP.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre os princípios do sistema HACCP.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD2: O formando compreende e aplica a regulamentação em vigor relativa à segurança alimentar.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre a legislação aplicável à segurança alimentar.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD3: O formando executa corretamente as etapas do sistema HACCP em ambiente simulado.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre as etapas do sistema HACCP e a sua correta implementação.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD4: O formando identifica e implementa medidas corretivas adequadas aos pontos críticos de controlo.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre medidas corretivas para pontos críticos de controlo.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD5: O formando demonstra capacidade de manter e atualizar processos do sistema HACCP.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre manutenção e atualização dos processos HACCP.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores

    Avaliação comportamental: 

    No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    • Adaptação a nova tarefa

    -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

    • Motivação

    -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    • Participação

    -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

    • Trabalho em equipa

    -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

    • Relacionamento interpessoal

    -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

    • Aquisição e aplicação de conhecimentos

    -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

    • Mobilização de competências

    -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

    • Assiduidade

    -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

    • Pontualidade

    -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

    Avaliação do processo formativo

    • Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    • Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    • Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos:

    Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, e fóruns de discussão, designadamente:

    1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de análise de casos. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    A formação será realizada em ambiente virtual, através da plataforma Zoom.

    Equipamentos necessários para o formador:

    • Computador com acesso à internet estável;
    • Câmara web e microfone funcional;
    • Software Zoom instalado e atualizado;
    • Acesso à plataforma digital de suporte (Moodle) para disponibilização de materiais e atividades assíncronas.

    Equipamentos recomendados para os formandos:

    • Computador ou tablet com acesso à internet;
    • Auriculares com microfone integrado para melhor qualidade de som;
    • Conta Zoom para participação nas sessões síncronas.

    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento

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