EUFCD (3315) - Nutrição e dietética

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Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações entre 4º ano e o 12º ano (nível 3) de escolaridade, que desejam adquirir conhecimentos sobre nutrição e dietética para aplicação em ambientes profissionais de restauração, instituições de saúde, ou outros contextos relacionados à alimentação e dietética.

Desenvolver competências que permitam aos formandos reconhecer os princípios da nutrição e alimentação, classificar os diferentes constituintes alimentares e as suas funções, aplicar os princípios da dietética na preparação de dietas variadas e compor ementas que promovam uma alimentação saudável e equilibrada.

  • CD1: O formando deve ser capaz de explicar os conceitos de nutrição e alimentação com precisão.
  • CD2: O formando deve demonstrar a capacidade de classificar corretamente os nutrientes e identificar suas funções.
  • CD3: Deve ser capaz de descrever e aplicar o processo de digestão e metabolismo em contextos práticos.
  • CD4: Demonstrar a capacidade de elaborar ementas nutricionalmente equilibradas, de acordo com as recomendações da roda dos alimentos.
  • CD5: Compor dietas adequadas para diferentes públicos (infância, idosos, dietas terapêuticas) com base nos princípios da dietética.
  • As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos de restauração, clínicas de saúde, escolas, lares e outras instituições que necessitem de profissionais com conhecimentos em nutrição e dietética para a elaboração e supervisão de ementas saudáveis.

    Conteúdos programáticos e Carga horária

    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    Nutrição e alimentação

    2

    1

     

    Conceitos

    1

    0

     

    Funções da alimentação

    1

    1

     

    Nutrientes

    2

    1

     

    Fontes alimentares

    0,5

    0

     

    Funções no organismo

    0,5

    0

     

    Excessos e carências

    1

    1

     

    Metabolismo

    2

    0

     

    Funções do aparelho digestivo

    1

    0

     

    Processo digestivo

    1

    0

     

    Roda dos alimentos e grupos alimentares

    2

    2

     

    Constituição e proporções


    1

     

    Recomendações na alimentação diária

    1

    1

     

     Alimentação equilibrada

    4

    1

     

    Regras

    0,5

    0

     

    Principais erros alimentares

    0,5

    0

     

    Necessidades diárias de nutrientes

    1,5

    0,5

     

    Alimentação racional

    1,5

    0,5

     

    Princípios fundamentais da dietética

    1

    0

     

    Principais tipos de dietas

    4

    2

     

    Terapêuticas

    3

    1

     

    Dieta para a infância

    1

    1

     

    TOTAIS

    17

    8

     

     

    25 Horas

    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    a distância, com sessões síncronas em sala virtual.

    1. Avaliação diagnóstica: No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal com perguntas de resposta múltipla e exercícios práticos, destinados a identificar o conhecimento prévio dos formandos em relação aos princípios de nutrição, dietética e economia agrícola aplicada à gestão de recursos. Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

    2. Avaliação formativa: A avaliação formativa ocorrerá durante o decorrer da formação. Será baseada em:

    • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões.
    • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas, como debates sobre a implementação de dietas e análise de estudos de caso.
    • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progresso ao longo das sessões, especialmente na identificação de obrigações fiscais e registos contabilísticos.

    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

    3. Avaliação de Medição (Sumativa): No final do curso, será aplicado um teste escrito com uma ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20, para medir a aquisição global das competências adquiridas. Esta avaliação será estruturada da seguinte forma:

    • CD1: Identificação correta das formas de exploração agrícola e tipos de empresas.

      • Metodologia: Questões descritivas e de escolha múltipla sobre tipos de exploração agrícola e categorias empresariais no setor.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD2: Aplicação dos princípios de economia agrícola na gestão de recursos e análise de fatores de produção.

      • Metodologia: Resolução de estudos de caso e questões de desenvolvimento para verificar a compreensão e aplicação prática dos conceitos.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD3: Efetuar corretamente registos contabilísticos para a empresa agrícola.

      • Metodologia: Exercícios práticos onde o formando deve registar operações fictícias em modelos de registo contabilístico.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD4: Identificação e cálculo correto das obrigações fiscais aplicáveis à atividade agrícola.

      • Metodologia: Problemas numéricos e questões descritivas que envolvem cálculos e identificação de obrigações fiscais.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD5: Organização eficiente da documentação necessária para cumprimento das obrigações fiscais.

      • Metodologia: Exercício prático de simulação em que o formando organiza documentos fiscais e os prepara para uma auditoria fictícia.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal: O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal: O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Recursos pedagógicos:

    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos: Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

    1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    Dado que a formação será desenvolvida a distância, os formandos e o formador necessitam de garantir as seguintes condições técnicas e de equipamento para a realização das sessões síncronas:

    • Computador ou tablet com ligação estável à internet para todos os participantes, garantindo a visualização fluida dos conteúdos e a participação nas interações síncronas.
    • Microfone e câmara para todos os participantes, para facilitar a comunicação durante as sessões.
    • Software Zoom instalado ou acesso via browser, com conhecimento básico do seu uso.
    • O formador deverá ter acesso a um sistema de som e um espaço reservado para conduzir as sessões sem interrupções.
    • O formador deverá utilizar quadro branco digital ou funcionalidade equivalente do Zoom para explicações e anotações em tempo real.


    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento