EUFCD (3315) - Nutrição e dietética

EUFCD (3315) - Nutrição e dietética

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas ao nível do 4.º ano de escolaridade.  Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que desejam adquirir conhecimentos sobre nutrição e dietética para aplicação em ambientes profissionais de restauração, instituições de saúde, ou outros contextos relacionados à alimentação e dietética.

Desenvolver competências que permitam aos formandos reconhecer os princípios da nutrição e alimentação, classificar os diferentes constituintes alimentares e as suas funções, aplicar os princípios da dietética na preparação de dietas variadas e compor ementas que promovam uma alimentação saudável e equilibrada.

  • CD1: O formando deve ser capaz de explicar os conceitos de nutrição e alimentação com precisão.
  • CD2: O formando deve demonstrar a capacidade de classificar corretamente os nutrientes e identificar suas funções.
  • CD3: Deve ser capaz de descrever e aplicar o processo de digestão e metabolismo em contextos práticos.
  • CD4: Demonstrar a capacidade de elaborar ementas nutricionalmente equilibradas, de acordo com as recomendações da roda dos alimentos.
  • CD5: Compor dietas adequadas para diferentes públicos (infância, idosos, dietas terapêuticas) com base nos princípios da dietética.
  • As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos de restauração, clínicas de saúde, escolas, lares e outras instituições que necessitem de profissionais com conhecimentos em nutrição e dietética para a elaboração e supervisão de ementas saudáveis.

    Conteúdos programáticos e Carga horária

    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    Nutrição e alimentação

    2

    2

     0

    Conceitos

    1

    1

     0

    Funções da alimentação

    1

    1

     0

    Nutrientes

    2

    1

     0

    Fontes alimentares

    0,5

    0

     0

    Funções no organismo

    0,5

    0

     0

    Excessos e carências

    1

    1

     0

    Metabolismo

    2

    0

     0

    Funções do aparelho digestivo

    1

    0

     0

    Processo digestivo

    1

    0

     0

    Roda dos alimentos e grupos alimentares

    2

    2

     0

    Constituição e proporções

    1

    1

     0

    Recomendações na alimentação diária

    1

    1

     0

     Alimentação equilibrada

    4

    1

     0

    Regras

    0,5

    0

     0

    Principais erros alimentares

    0,5

    0

     0

    Necessidades diárias de nutrientes

    1,5

    0,5

     0

    Alimentação racional

    1,5

    0,5

     0

    Princípios fundamentais da dietética

    1

    0

     0

    Principais tipos de dietas

    3

    2

     0

    Terapêuticas

    2

    1

     0

    Dieta para a infância

    0.5

    0.5

     0

    Dieta para os idosos

    0.5

    0.5

     0

    Composição de ementas saudáveis

    1

    1

     0

    TOTAIS

    17

    8

     0

     

    25 Horas

    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.

    1. Avaliação diagnóstica: No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal ou um questionário composto por perguntas de escolha múltipla e/ou verdadeiro/falso, disponibilizado na primeira sessão.

    Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

    2. Avaliação formativa: A avaliação formativa ocorrerá durante o decorrer da formação. Será baseada em:

    • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões.
    • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas, como debates sobre a implementação de dietas e análise de estudos de caso.
    • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progresso ao longo das sessões, especialmente na identificação de obrigações fiscais e registos contabilísticos.

    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

    3. Avaliação de Medição (Sumativa): No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste poderá incluir perguntas de escolha múltipla e/ou questões de verdadeiro ou falso. 

    Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:

    • CD1: Explicar os conceitos de nutrição e alimentação com precisão

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20.
    • CD2: Classificar corretamente os nutrientes e identificar suas funções

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD3: Descrever e aplicar o processo de digestão e metabolismo em contextos práticos

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD4: Elaborar ementas nutricionalmente equilibradas, de acordo com as recomendações da roda dos alimentos

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD5: Compor dietas adequadas para diferentes públicos com base nos princípios da dietética

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso. 
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20.

    4. Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    o   Adaptação a nova tarefa

    -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

    o   Motivação

    -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    o   Participação

    -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

    o   Trabalho em equipa

    -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

    o   Relacionamento interpessoal

    -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

    o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

    -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

    o   Mobilização de competências

    -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

    o   Assiduidade

    -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

    o   Pontualidade

    -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

    5. Avaliação do processo formativo

    ·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    ·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    ·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal: O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal: O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Recursos pedagógicos:

    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos: Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

    1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    Espaços:
    Não aplicável devido ao formato a distância.

    Equipamentos necessários:

    • Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
    • Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
    • Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
    • Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
    • Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.


    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento

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