Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações entre 4º ano e o 12º ano (nível 3) de escolaridade, que desejam adquirir conhecimentos sobre nutrição e dietética para aplicação em ambientes profissionais de restauração, instituições de saúde, ou outros contextos relacionados à alimentação e dietética.
Desenvolver competências que permitam aos formandos reconhecer os princípios da nutrição e alimentação, classificar os diferentes constituintes alimentares e as suas funções, aplicar os princípios da dietética na preparação de dietas variadas e compor ementas que promovam uma alimentação saudável e equilibrada.
As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos de restauração, clínicas de saúde, escolas, lares e outras instituições que necessitem de profissionais com conhecimentos em nutrição e dietética para a elaboração e supervisão de ementas saudáveis.
Conteúdos programáticos e Carga horária
Conteúdo | T | PS | PCT |
Nutrição e alimentação | 2 | 1 |
|
Conceitos | 1 | 0 |
|
Funções da alimentação | 1 | 1 |
|
Nutrientes | 2 | 1 |
|
Fontes alimentares | 0,5 | 0 |
|
Funções no organismo | 0,5 | 0 |
|
Excessos e carências | 1 | 1 |
|
Metabolismo | 2 | 0 |
|
Funções do aparelho digestivo | 1 | 0 |
|
Processo digestivo | 1 | 0 |
|
Roda dos alimentos e grupos alimentares | 2 | 2 |
|
Constituição e proporções | 1 |
| |
Recomendações na alimentação diária | 1 | 1 |
|
Alimentação equilibrada | 4 | 1 |
|
Regras | 0,5 | 0 |
|
Principais erros alimentares | 0,5 | 0 |
|
Necessidades diárias de nutrientes | 1,5 | 0,5 |
|
Alimentação racional | 1,5 | 0,5 |
|
Princípios fundamentais da dietética | 1 | 0 |
|
Principais tipos de dietas | 4 | 2 |
|
Terapêuticas | 3 | 1 |
|
Dieta para a infância | 1 | 1 |
|
TOTAIS | 17 | 8 |
|
| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
a distância, com sessões síncronas em sala virtual.
1. Avaliação diagnóstica: No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal com perguntas de resposta múltipla e exercícios práticos, destinados a identificar o conhecimento prévio dos formandos em relação aos princípios de nutrição, dietética e economia agrícola aplicada à gestão de recursos. Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação formativa: A avaliação formativa ocorrerá durante o decorrer da formação. Será baseada em:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa): No final do curso, será aplicado um teste escrito com uma ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20, para medir a aquisição global das competências adquiridas. Esta avaliação será estruturada da seguinte forma:
CD1: Identificação correta das formas de exploração agrícola e tipos de empresas.
CD2: Aplicação dos princípios de economia agrícola na gestão de recursos e análise de fatores de produção.
CD3: Efetuar corretamente registos contabilísticos para a empresa agrícola.
CD4: Identificação e cálculo correto das obrigações fiscais aplicáveis à atividade agrícola.
CD5: Organização eficiente da documentação necessária para cumprimento das obrigações fiscais.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Recursos pedagógicos:
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos: Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Dado que a formação será desenvolvida a distância, os formandos e o formador necessitam de garantir as seguintes condições técnicas e de equipamento para a realização das sessões síncronas: