EUFCD (3328) - Princípios da nutrição

EUFCD (3328) - Princípios da nutrição

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam adquirir conhecimentos básicos sobre nutrição e alimentação equilibrada. O curso é direcionado para indivíduos com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade, priorizando-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.

No final da formação, os formandos serão capazes de reconhecer os princípios fundamentais da nutrição, identificar os constituintes alimentares e a sua importância para a saúde, compreender a estrutura e os grupos da roda dos alimentos e aplicar conhecimentos sobre alimentação equilibrada para promover hábitos alimentares saudáveis.

  • CD1: O formando deve ser capaz de definir corretamente os conceitos fundamentais de nutrição e alimentação.
  • CD2: O formando deve identificar e classificar os principais nutrientes, reconhecendo a sua importância na dieta.
  • CD3: O formando deve descrever corretamente o processo digestivo e o funcionamento do aparelho digestivo.
  • CD4: O formando deve demonstrar compreensão sobre a constituição da roda dos alimentos e as proporções adequadas na alimentação diária.
  • CD5: O formando deve aplicar corretamente os princípios da nutrição para elaborar exemplos de alimentação equilibrada.
  • CD6: O formando deve reconhecer e evitar os principais erros alimentares, promovendo escolhas saudáveis.
  • As competências adquiridas neste curso serão aplicáveis em diversos contextos, nomeadamente na vida pessoal para adoção de hábitos alimentares saudáveis, bem como em áreas profissionais relacionadas com a saúde, educação alimentar, restauração e bem-estar.


    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. Nutrição e alimentação

    2

    1

     

    1.1. Conceitos

    1

    0.5

     

    1.2. Funções da alimentação

    1

    0.5

     

    2. Nutrientes

    4

    2

     

    2.1. Fontes alimentares

    1

    1

     

    2.2. Funções no organismo

    2

    0.5

     

    2.3. Excessos e carências

    1

    0.5

     

    3. Metabolismo

    2

    2

     

    3.1. Funções do aparelho digestivo

    1

    1

     

    3.2. Processo digestivo

    1

    1

     

    4. Roda dos alimentos e grupos alimentares

    3

    1

     

    4.1. Constituição e proporções

    1

    0.5

     

    4.2. Recomendações na alimentação diária

    2

    0.5

     

    5. Alimentação equilibrada

    5

    3

     

    5.1. Regras

    1

    0.5

     

    5.2. Principais erros alimentares

    1

    1

     

    5.3. Necessidades diárias de nutrientes

    2

    1

     

    5.4. Alimentação racional

    1

    0.5

     

    TOTAIS

    16

    9

     

     

    25 Horas

    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.

    Avaliação das Aprendizagens

    1. Avaliação Diagnóstica:
    No início da formação, será aplicado um teste de escolha múltipla ou perguntas de verdadeiro ou falso através de uma plataforma online Moodle.

    Este teste tem como objetivo identificar o nível de conhecimento prévio dos formandos sobre os conceitos fundamentais da nutrição e alimentação, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

     

    2. Avaliação Formativa:
    A avaliação formativa ocorrerá ao longo da ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na participação nas discussões em grupo e reflexões.

    Critérios:

    • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões em videoconferência.
    • Aplicação correta dos conceitos teóricos na resolução de exercícios práticos, apresentados e discutidos em tempo real.
    • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

    Metodologias utilizadas:

    • Discussões em grupo organizadas em breakout rooms na plataforma Zoom.
    • Resolução de exercícios práticos com partilha de ecrã e discussão dos resultados.
    • Questionários interativos e enquetes online para reforço da aprendizagem.

    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

     

    3. Avaliação de Medição (Sumativa):
    No final do curso, será aplicado um teste online, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores.

    A avaliação será realizada através de uma plataforma Moodle.

    O teste será composto exclusivamente por questões de escolha múltipla ou perguntas de verdadeiro ou falso, distribuídas pelos seguintes critérios de avaliação:

    • CD1: Definição correta dos conceitos fundamentais de nutrição e alimentação.
      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre conceitos básicos de nutrição.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD2: Identificação e classificação dos principais nutrientes, reconhecendo a sua importância na dieta.
      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre nutrientes e suas funções no organismo.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD3: Descrição correta do processo digestivo e do funcionamento do aparelho digestivo.
      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre as etapas da digestão e as funções dos órgãos envolvidos.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD4: Compreensão sobre a constituição da roda dos alimentos e as proporções adequadas na alimentação diária.
      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre os grupos da roda dos alimentos e suas proporções.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD5: Aplicação dos princípios da nutrição para elaborar exemplos de alimentação equilibrada.
      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre regras da alimentação equilibrada e necessidades nutricionais.
      • Ponderação: 20%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores
    • CD6: Reconhecimento e prevenção dos principais erros alimentares, promovendo escolhas saudáveis.
      • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre erros alimentares comuns e estratégias para evitá-los.
      • Ponderação: 10%
      • Escala de Avaliação: 0-20 valores

     

    4. Avaliação comportamental

    No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    o   Adaptação a nova tarefa

    -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

    o   Motivação

    -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    o   Participação

    -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

    o   Trabalho em equipa

    -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

    o   Relacionamento interpessoal

    -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

    o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

    -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

    o   Mobilização de competências

    -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

    o   Assiduidade

    -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

    o   Pontualidade

    -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

     

    5. Avaliação do processo formativo

    ·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    ·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    ·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.


    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos:

    Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

    1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaço dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    A formação será realizada à distância, através da plataforma Zoom. Os formandos deverão garantir o acesso a:

    • Computador ou dispositivo com ligação estável à internet;
    • Câmara e microfone funcional para participação ativa nas sessões;
    • Software atualizado para acesso à plataforma Zoom;
    • Acesso à plataforma digital moodle para consulta dos materiais de apoio.

    O formador deverá dispor de um espaço adequado para a realização das sessões, com acesso a um computador com internet, sistema de som e webcam funcional.


    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento

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