Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam habilitações mínimas ao nível do 4.º ano de escolaridade, e que já atuem ou pretendam adquirir competências para atuar no serviço de andares em unidades hoteleiras ou de alojamento. Dá-se prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do QNQ (Quadro Nacional de Qualificações).
Capacitar os formandos para efetuar a decoração de quartos, casas de banho, andares e zonas comuns em unidades de alojamento, de acordo com princípios estéticos, funcionais e normativos, assegurando a harmonização dos espaços e contribuindo para a satisfação do cliente.
CD1. O formando identifica corretamente os elementos decorativos adequados a diferentes tipos de alojamento.
CD2. O formando organiza o espaço de forma funcional e estética, utilizando os objetos e móveis disponíveis.
CD3. O formando demonstra capacidade de escolha de cores, tecidos e iluminação adequada ao ambiente a decorar.
CD4. O formando aplica corretamente os princípios decorativos ajustados às normas da unidade hoteleira.
CD5. O formando reconhece e diferencia os estilos de mobiliário e a sua aplicação prática.
CD6. O formando propõe soluções decorativas ajustadas a contextos reais e objetivos específicos de conforto e estética.
As competências adquiridas serão aplicadas no contexto de trabalho dos serviços de andares de unidades de alojamento, incluindo hotéis, pousadas, estalagens ou unidades de turismo rural, onde é fundamental garantir ambientes agradáveis, acolhedores e ajustados às expectativas dos clientes, respeitando simultaneamente normas funcionais e estéticas da organização.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1.Espaço do hotel e suas características | 2 | 2 | 0 |
2. Mobiliário e objetos de adorno e decoração específicos dos diferentes tipos de alojamento | 3 | 3 | 0 |
3. Normas gerais de decoração de espaços e normas internas sobre decoração de espaços comuns | 2 | 2 | 0 |
4. Noções básicas de decoração e iluminação | 3 | 2 | 0 |
4.1. Factores influenciadores - económico-social; psicológico; estético; ambiental | 3 | 2 | 0 |
5. Revestimentos | 3 | 2 | 0 |
5.1. Noções de espaço e conforto | 3 | 2 | 0 |
6. Cor | 3 | 2 | 0 |
7. Iluminação | 2 | 2 |
|
8. Tecidos | 2 | 2 | 0 |
9. Cortinas, colchas, estofos | 2 | 2 | 0 |
10. Tapetes | 1 | 1 | 0 |
11. História do móvel | 2 | 1 | 0 |
12. Estilos | 2 | 2 | 0 |
TOTAIS | 27 | 23 | 0 |
| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom.
No início da formação, será realizada uma avaliação diagnóstica informal ou um questionário composto por perguntas de escolha múltipla e/ou verdadeiro/falso, permitindo aferir o conhecimento prévio dos formandos relativamente a estilos de mobiliário, elementos decorativos e princípios gerais de decoração.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Durante toda a formação, será implementada uma avaliação formativa contínua, com base nos seguintes instrumentos e metodologias:
Participação nas sessões Zoom (através de perguntas orais, apresentações e discussões em grupo, em salas de trabalho);
Interações e atividades nas ferramentas colaborativas online, como Jamboard, Canva ou Google Docs, onde os formandos poderão explorar propostas decorativas;
Trabalhos práticos ou propostas individuais, onde os formandos aplicam os conteúdos teóricos em cenários simulados.
Critérios da avaliação formativa:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
No final do curso, será aplicado um teste através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas. O teste poderá incluir perguntas de escolha múltipla e/ou questões de verdadeiro ou falso, distribuídas com base nos seguintes critérios de êxito:
CD1: O formando identifica corretamente os elementos decorativos adequados a diferentes tipos de alojamento.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20
CD2: O formando organiza o espaço de forma funcional e estética, utilizando os objetos e móveis disponíveis.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20
CD3: O formando demonstra capacidade de escolha de cores, tecidos e iluminação adequada ao ambiente a decorar.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20
CD4: O formando aplica corretamente os princípios decorativos ajustados às normas da unidade hoteleira.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20
CD5: O formando reconhece e diferencia os estilos de mobiliário e a sua aplicação prática.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20
CD6: O formando propõe soluções decorativas ajustadas a contextos reais e objetivos específicos de conforto e estética.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: Escala de 0 a 20
Avaliação comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.
Equipamentos necessários: