Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas equivalentes ou superiores ao 6.º ano de escolaridade. É dada prioridade a participantes com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações, que pretendam adquirir competências básicas na área dos primeiros socorros, nomeadamente no reconhecimento de situações de emergência e na atuação imediata em contexto de acidente ou doença súbita, especialmente em ambientes laborais ou comunitários.
Dotar os formandos de conhecimentos e competências fundamentais para identificar diferentes tipos de acidentes, reconhecer a estrutura e função do Serviço Nacional de Proteção Civil e aplicar medidas de prevenção de acidentes e doenças profissionais, com vista a uma atuação adequada em situações de emergência.
CD1. O formando identifica corretamente os diferentes tipos de acidentes abordados durante a formação.
CD2. O formando demonstra comportamentos adequados perante um sinistrado em simulação prática.
CD3. O formando aplica corretamente os procedimentos de alerta aos serviços de socorro.
CD4. O formando realiza adequadamente técnicas de primeiros socorros e reanimação cardio-respiratória em simulações práticas.
CD5. O formando identifica com exatidão os serviços e competências da Proteção Civil.
CD6. O formando propõe medidas de higiene e prevenção ajustadas ao contexto da sua atividade profissional.
CD7. O formando reconhece e interpreta os efeitos tardios de acidentes e demonstra capacidade de atuação preventiva.
As competências adquiridas serão aplicadas pelos formandos em contextos profissionais e comunitários, particularmente em situações de emergência médica ou acidentes no local de trabalho. A formação prepara os formandos para agir com eficácia em primeiros socorros e reforçar a cultura de prevenção, higiene e segurança em diferentes ambientes, como empresas, escolas, espaços comerciais ou serviços públicos.
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom
Será realizada no início da ação de formação uma breve avaliação informal com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Metodologia: Discussão em grupo, com perguntas relacionadas com os tipos de acidentes, procedimentos de socorro e primeiros socorros básicos.
A avaliação formativa decorrerá de forma contínua ao longo da formação, com base na participação nas sessões Zoom e nas atividades propostas na plataforma Moodle.
Critérios utilizados:
Participação ativa nas sessões síncronas (Zoom), com contributos pertinentes durante simulações teóricas e resolução de casos práticos discutidos em grupo;
Realização atempada e adequada das atividades práticas propostas na plataforma Moodle (resolução de casos, fóruns de discussão, questionários intermédios);
Capacidade de integrar o feedback do formador, refletido na melhoria das intervenções ao longo do curso.
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos, fornecer feedback contínuo e ajustar estratégias pedagógicas sempre que necessário.
No final do curso será aplicado um teste escrito online na plataforma Moodle, constituído exclusivamente por questões de resposta fechada (verdadeiras/falsas, escolha múltipla, correspondência e ordenação), com ponderação de 100% e avaliação em escala de 0 a 20 valores.
CD1: O formando identifica corretamente os diferentes tipos de acidentes abordados durante a formação.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e associação entre tipo de acidente e sua descrição.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD2: O formando demonstra comportamentos adequados perante um sinistrado em simulação prática.
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso sobre atitudes corretas e incorretas a adotar perante um sinistrado.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD3: O formando aplica corretamente os procedimentos de alerta aos serviços de socorro.
Metodologia: Questões de ordenação dos passos corretos no alerta ao 112 e escolha múltipla sobre conteúdos do alerta.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD4: O formando realiza adequadamente técnicas de primeiros socorros e reanimação cardio-respiratória em simulações práticas.
Metodologia: Questões de escolha múltipla sobre sequência correta da RCP e identificação de erros em simulações descritas.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD5: O formando identifica com exatidão os serviços e competências da Proteção Civil.
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e associação entre funções e serviços da Proteção Civil.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD6: O formando propõe medidas de higiene e prevenção ajustadas ao contexto da sua atividade profissional.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e associação entre riscos profissionais e medidas de prevenção.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD7: O formando reconhece e interpreta os efeitos tardios de acidentes e demonstra capacidade de atuação preventiva.
Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla sobre consequências tardias de acidentes e medidas preventivas adequadas.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do Processo Formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
2. Plataforma de sessões síncronas: A formação será realizada através da plataforma Zoom, garantindo a interação em tempo real entre formandos e formador.
A formação será realizada à distância, em sessões síncronas, utilizando a plataforma Zoom. Os formandos devem dispor de um computador ou tablet com ligação à internet, câmara e microfone funcionais, em local adequado à participação em sessões de formação à distância.
O formador deverá conduzir a formação a partir de um espaço com as seguintes condições:
Ambiente calmo, com boa iluminação e fundo neutro;
Computador com acesso à internet estável;
Sistema de som e microfone de boa qualidade;
Câmara de vídeo ativa durante as sessões;
Acesso à plataforma Zoom e à plataforma moodle para partilha de recursos.
Equipamento adicional necessário à execução da ação:
Kit de demonstração para primeiros socorros (opcional, para demonstração em direto ou em vídeo);
Boneco de simulação de RCP (quando aplicável, para demonstração por vídeo);
Materiais digitais de apoio à simulação de casos práticos.