EUFCD (4651) - Gestão de stress e gestão de conflitos

EUFCD (4651) - Gestão de stress e gestão de conflitos

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos ativos, com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam desenvolver competências na gestão do stress e de conflitos no contexto profissional. Os participantes devem possuir habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade, sendo dada prioridade a indivíduos com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.

Dotar os participantes de competências para identificar e gerir situações de stress no local de trabalho, bem como para lidar com conflitos de forma assertiva e construtiva, promovendo um ambiente mais harmonioso e produtivo.

  • CD1. O formando identifica corretamente os principais fatores de stress no contexto profissional.
  • CD2. O formando avalia com precisão o seu próprio nível de stress, aplicando técnicas de diagnóstico.
  • CD3. O formando demonstra capacidade para implementar estratégias eficazes na gestão do stress.
  • CD4. O formando aplica técnicas de relaxamento e meditação de forma adequada.
  • CD5. O formando reconhece diferentes tipos de conflitos e suas fontes no ambiente profissional.
  • CD6. O formando escolhe e aplica estratégias apropriadas para a gestão de conflitos.
  • CD7. O formando demonstra capacidade de comunicação assertiva em situações de tensão.
  • CD8. O formando elabora um plano individual de mudança para a melhoria da sua resposta ao stress e aos conflitos.
  • Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. Gestão de stress

    15

    4

     

    1.1 Stress -conceito e modelo explicativo

    1

    0

     

    1.2 Causas e fatores primários de stress no trabalho

    1.5

    0.5

     

    1.3 Sintomas de stress - relação entre desempenho e stress

    1.5

    0

     

    1.4 Avaliação individual do grau de stress

    1.5

    0

     

    1.5 Fases do stress

    1

    0

     

    1.6 Formas individuais de lidar com o stress

    1.5

    0.5

     

    1.7 Fatores de risco

    1

    0

     

    1.8 Procrastinação

    1

    0

     

    1.9 Tomada de decisões

    1

    0

     

    1.10 Estilo de vida

    1

    0

     

    1.11 Como Implementar a mudança

    1

    1

     

    1.12 Análise da situação

    0

    1

     

    1.13 Gestão do tempo

    1

    0

     

    1.14 Assertividade

    1

    0

     

    1.15 Técnicas de relaxamento e meditação

    0

    1

     

    2. Gestão de conflitos

    5

    1

     

    2.1 Relações interpessoais e o conflito

    0.5

    0

     

    2.2 Diferentes tipos de conflitos

    1

     

     

    2.3 Fontes e rastilhos de conflito

    1

    0

     

    2.4 Conflito enquanto processo

    1

     

     

    2.5 Estilos pessoais de gestão de conflitos

    0.5

    0

     

    2.6 Conflito como oportunidade

    1

     

     

    2.7 Guia para a navegação em situações de conflito: estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros

    0

    1

     

    TOTAIS

    20

    5

     

     

    25 Horas

     



     




























    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    A distância, através da plataforma Zoom, com apoio complementar da plataforma Moodle para acesso a conteúdos e recursos pedagógicos.

    1. Avaliação Diagnóstica

    No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, onde os formandos responderão a um questionário online ou participarão numa discussão em grupo para identificar os seus conhecimentos prévios sobre os principais fatores de stress e conflitos no seu contexto profissional.

    . Esta avaliação será realizada com ferramentas como o chat ou quizzes disponíveis na plataforma moodle.


    Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.


    2. Avaliação Formativa

    A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribui para a avaliação final. Será baseada na observação do desempenho dos formandos nas atividades propostas e na sua participação nas discussões síncronas.


    Observação direta das interações dos formandos.

    Participação em atividades interativas, como simulações virtuais ou exercícios práticos em que os formandos devem demonstrar conhecimentos sobre a criação e gestão de negócios.

    Os critérios de avaliação são:

    Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e atividades interativas no Zoom e nos fóruns do Moodle;
    Aplicação correta dos conceitos teóricos em exercícios práticos e estudos de caso realizados na plataforma Moodle;
    Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo das sessões.

    Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


    3. Avaliação de Medição (Sumativa)

    No final do curso, será aplicado um teste escrito na plataforma Moodle para avaliar a aquisição global das competências.

    Tipo de instrumento: Teste escrito com questões de escolha múltipla, verdadeiro/falso e questões de desenvolvimento curto.

    Ponderação: 100% da avaliação final.

    Escala de avaliação: 0-20 valores.

    Os critérios de avaliação serão estruturados conforme os Critérios de Êxito:


    CD1: O formando identifica corretamente os principais fatores de stress no contexto profissional.

    Metodologia: Questões de escolha múltipla e de resposta curta no Moodle sobre os fatores de stress no trabalho.

    Ponderação: 15%

    Escala de Avaliação: 0-20 pontos


    CD2: O formando avalia com precisão o seu próprio nível de stress, aplicando técnicas de diagnóstico.

    Metodologia: Exercício prático no Moodle, onde o formando deve analisar um cenário e identificar o seu nível de stress com base nas técnicas aprendidas.

    Ponderação: 10%

    Escala de Avaliação: 0-20 pontos


    CD3: O formando demonstra capacidade para implementar estratégias eficazes na gestão do stress.

    Metodologia: Estudo de caso no Moodle, onde o formando deve sugerir estratégias adequadas para lidar com uma situação de stress.

    Ponderação: 15%

    Escala de Avaliação: 0-20 pontos


    CD4: O formando aplica técnicas de relaxamento e meditação de forma adequada.

    Metodologia: Reflexão escrita no Moodle sobre os princípios e benefícios das técnicas de relaxamento, acompanhada de um exercício prático relatado em fórum.

    Ponderação: 10%

    Escala de Avaliação: 0-20 pontos


    CD5: O formando reconhece diferentes tipos de conflitos e suas fontes no ambiente profissional.

    Metodologia: Questões de escolha múltipla no Moodle sobre os tipos de conflitos e as suas origens.

    Ponderação: 15%

    Escala de Avaliação: 0-20 pontos


    CD6: O formando escolhe e aplica estratégias apropriadas para a gestão de conflitos.

    Metodologia: Estudo de caso no Moodle, onde o formando deve identificar e justificar a estratégia mais adequada para resolver um conflito.

    Ponderação: 15%

    Escala de Avaliação: 0-20 pontos


    CD7: O formando demonstra capacidade de comunicação assertiva em situações de tensão.

    Metodologia: Atividade prática no Zoom, onde o formando participa numa simulação de diálogo assertivo, complementada por uma reflexão escrita no Moodle.

    Ponderação: 10%

    Escala de Avaliação: 0-20 pontos


    CD8: O formando elabora um plano individual de mudança para a melhoria da sua resposta ao stress e aos conflitos.

    Metodologia: Elaboração de um plano individual de mudança, submetido no Moodle e avaliado com base na coerência, realismo e aplicabilidade das estratégias propostas.

    Ponderação: 10%

    Escala de Avaliação: 0-20 pontos


    4. Avaliação comportamental:

    No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:


    ·Adaptação a nova tarefa

    Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação


    Motivação

    Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    Participação

    Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas


    Trabalho em equipa

    Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo


    Relacionamento interpessoal

    Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.


    Aquisição e aplicação de conhecimentos

    Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos



    Mobilização de competências

    Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem



     Assiduidade

    Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso


    Pontualidade

    Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
     


    5. Avaliação do processo formativo

    Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos:

    Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:

    1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.
    2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.
    3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.
    4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividades de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.
    5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    Espaços:
    Não aplicável devido ao formato a distância.

    Equipamentos necessários:

    • Computador ou dispositivo equivalente para o formador e para os formandos, com ligação à internet estável.
    • Plataforma Zoom instalada e funcional para realização das sessões síncronas.
    • Sistema de som e microfone adequados para comunicação clara.
    • Webcam para permitir a interação visual durante as sessões de formação.
    • Material de apoio digital disponibilizado na plataforma Moodle.

    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento

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