1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, onde os formandos responderão a um questionário online ou participarão numa discussão em grupo para identificar os seus conhecimentos prévios sobre os principais fatores de stress e conflitos no seu contexto profissional.
. Esta avaliação será realizada com ferramentas como o chat ou quizzes disponíveis na plataforma moodle.
Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribui para a avaliação final. Será baseada na observação do desempenho dos formandos nas atividades propostas e na sua participação nas discussões síncronas.
Observação direta das interações dos formandos.
Participação em atividades interativas, como simulações virtuais ou exercícios práticos em que os formandos devem demonstrar conhecimentos sobre a criação e gestão de negócios.
Os critérios de avaliação são:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e atividades interativas no Zoom e nos fóruns do Moodle;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em exercícios práticos e estudos de caso realizados na plataforma Moodle;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo das sessões.
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste escrito na plataforma Moodle para avaliar a aquisição global das competências.
Tipo de instrumento: Teste escrito com questões de escolha múltipla, verdadeiro/falso e questões de desenvolvimento curto.
Ponderação: 100% da avaliação final.
Escala de avaliação: 0-20 valores.
Os critérios de avaliação serão estruturados conforme os Critérios de Êxito:
CD1: O formando identifica corretamente os principais fatores de stress no contexto profissional.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e de resposta curta no Moodle sobre os fatores de stress no trabalho.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 pontos
CD2: O formando avalia com precisão o seu próprio nível de stress, aplicando técnicas de diagnóstico.
Metodologia: Exercício prático no Moodle, onde o formando deve analisar um cenário e identificar o seu nível de stress com base nas técnicas aprendidas.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0-20 pontos
CD3: O formando demonstra capacidade para implementar estratégias eficazes na gestão do stress.
Metodologia: Estudo de caso no Moodle, onde o formando deve sugerir estratégias adequadas para lidar com uma situação de stress.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 pontos
CD4: O formando aplica técnicas de relaxamento e meditação de forma adequada.
Metodologia: Reflexão escrita no Moodle sobre os princípios e benefícios das técnicas de relaxamento, acompanhada de um exercício prático relatado em fórum.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0-20 pontos
CD5: O formando reconhece diferentes tipos de conflitos e suas fontes no ambiente profissional.
Metodologia: Questões de escolha múltipla no Moodle sobre os tipos de conflitos e as suas origens.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 pontos
CD6: O formando escolhe e aplica estratégias apropriadas para a gestão de conflitos.
Metodologia: Estudo de caso no Moodle, onde o formando deve identificar e justificar a estratégia mais adequada para resolver um conflito.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20 pontos
CD7: O formando demonstra capacidade de comunicação assertiva em situações de tensão.
Metodologia: Atividade prática no Zoom, onde o formando participa numa simulação de diálogo assertivo, complementada por uma reflexão escrita no Moodle.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0-20 pontos
CD8: O formando elabora um plano individual de mudança para a melhoria da sua resposta ao stress e aos conflitos.
Metodologia: Elaboração de um plano individual de mudança, submetido no Moodle e avaliado com base na coerência, realismo e aplicabilidade das estratégias propostas.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0-20 pontos
4. Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
·Adaptação a nova tarefa
Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
Motivação
Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
Participação
Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
Trabalho em equipa
Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
Relacionamento interpessoal
Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
Aquisição e aplicação de conhecimentos
Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
Mobilização de competências
Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
Assiduidade
Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
Pontualidade
Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.