Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
O curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, possuidores do 9.º ano de escolaridade como habilitação mínima e que pretendam adquirir ou aprofundar competências na área da alimentação racional, nutrição e dietética. O curso é vocacionado tanto para pessoas sem experiência na área como para aqueles que já possuam conhecimentos básicos e que desejem aplicá-los no seu contexto pessoal ou profissional.
Capacitar os formandos para identificar os princípios da alimentação racional, analisar rotulagem de alimentos, compreender os fatores que influenciam o comportamento alimentar e aplicar os princípios da nutrição e dietética na confeção de dietas e na composição de ementas saudáveis.
CD1. Identificar os princípios da alimentação racional.
CD2. Analisar rótulos de alimentos e bebidas.
CD3. Demonstrar capacidade para calcular o valor calórico e nutricional dos alimentos.
CD4. Propor melhorias alimentares para um estilo de vida saudável.
CD5. Elaborar ementas saudáveis e equilibradas adequadas a diferentes necessidades e contextos, aplicando os princípios fundamentais da dietética.
CD6. Demonstrar capacidade para identificar as tendências gastronómicas modernas e as suas implicações na nutrição.
As competências adquiridas serão aplicáveis em contextos pessoais e profissionais, permitindo aos formandos, analisar hábitos alimentares, calcular o valor calórico e nutricional dos alimentos, planear dietas adequadas e elaborar ementas saudáveis adaptadas a diferentes necessidades.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Alimentação racional | 5 | 1 | 0 |
1.1. Regras alimentares | 2 | 0 | |
1.2. Roda dos alimentos / necessidades diárias de nutrientes | 1 | 1 | 0 |
1.3. Índice de Massa Corporal (IMC) | 1 | 0 | |
1.4 Principais erros alimentares | 1 | 0 | |
2. Constituintes alimentares | 3 | 0 | |
2.1. Identificação e função dos nutrientes | 1 |
| 0 |
2.2. Aditivos alimentares | 1 |
| 0 |
2.3. Produtos transformados | 1 |
| 0 |
3. Análise alimentar | 1 | 1 | 0 |
3.1. Rótulos de alimentos e bebidas | 1 | 1 | 0 |
4. Cálculo calórico e nutricional dos alimentos | 2 |
| 0 |
5. Comportamento alimentar | 3 |
| 0 |
5.1. Fatores socioculturais | 1 |
| 0 |
5.2. Fatores económicos | 1 |
| 0 |
5.3. Fatores pessoais | 1 |
| 0 |
6. Princípios fundamentais da dietética | 2 |
| 0 |
7. Tipos de dietas | 8 | 8 | 0 |
7.1. Desportivas | 1 | 1 | 0 |
7.2. Religiosas (muçulmanas, judias, hindus...) | 1 | 1 | 0 |
7.3. Terapêuticas | 1 | 1 | 0 |
7.4. Dieta na gravidez | 1 | 1 | 0 |
7.5. Dieta para a infância | 1 | 1 | 0 |
7.6. Dieta para a adolescência | 1 | 1 | 0 |
7.7. Dieta para os adultos | 1 | 1 | 0 |
7.8. Dieta para os idosos | 1 | 1 | 0 |
8. Tendências gastronómicas modernas | 6 | 6 | 0 |
8.1. Vegetariana | 1 | 1 | 0 |
8.2. Macrobiótica | 1 | 1 | 0 |
8.3. Biológica | 1 | 1 | 0 |
8.4. Fast food | 1 | 1 | 0 |
8.5. Slow food | 1 | 1 | 0 |
8.6. Outras | 1 | 1 | 0 |
9. Composição de ementas saudáveis | 2 | 2 | 0 |
TOTAIS | 32 | 18 | 0 |
| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em sessões síncronas, através da plataforma Zoom
Avaliação das aprendizagens
1.1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica através da plataforma Moodle. Será disponibilizado um questionário de resposta múltipla para avaliar os conhecimentos prévios dos formandos sobre alimentação racional, nutrição e dietética.
Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
1.2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa será realizada ao longo da formação, utilizando os seguintes métodos:
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Critérios de Avaliação:
1.3. Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste de escolha múltipla, através da plataforma Moodle, para avaliar a aquisição das competências previstas.
Os critérios de avaliação específicos são os seguintes:
CD1: Identificar os princípios da alimentação racional.
CD2: Analisar rótulos de alimentos e bebidas.
CD3: Demonstrar capacidade para calcular o valor calórico e nutricional dos alimentos.
CD4: Propor melhorias alimentares para um estilo de vida saudável.
CD5: Elaborar ementas saudáveis e equilibradas adequadas a diferentes necessidades e contextos, aplicando os princípios fundamentais da dietética.
CD6: Demonstrar capacidade para identificar as tendências gastronómicas modernas e as suas implicações na nutrição.
1.4. Avaliação comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
1.5. Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
1. Plataforma digital:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Espaços:
Não aplicável devido ao formato a distância.
Equipamentos necessários: