EUFCD (4674) - Cozinhas do mundo

EUFCD (4674) - Cozinhas do mundo

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam o 9.º ano de escolaridade e pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre gastronomia internacional. É indicado para profissionais da restauração, estudantes de cozinha e gastronomia, bem como para entusiastas da culinária que desejem explorar técnicas e receitas de diferentes culturas gastronómicas.


Nota: A formação será 100% baseada em ingredientes de origem vegetal, promovendo uma abordagem gastronómica sustentável.

Dotar os formandos de competências para reconhecer, preparar, confecionar e empratar pratos característicos de diversas cozinhas do mundo, garantindo a correta aplicação de técnicas culinárias, normas de higiene e segurança, e gestão de fichas técnicas.

CD1 – Identificar corretamente as principais influências gastronómicas mundiais.
CD2 – Explicar a evolução das tendências gastronómicas e das receitas tradicionais.
CD3 – Demonstrar a correta elaboração de fichas técnicas com indicação de capitações.
CD4 – Executar corretamente as técnicas de preparação e confeção de pratos de cozinhas internacionais.
CD5 – Apresentar pratos devidamente empratados e decorados de acordo com padrões gastronómicos.
CD6 – Cumprir as normas de higiene e segurança alimentar em todas as fases do processo.
CD7 – Aplicar técnicas de regeneração de pratos garantindo a manutenção das características sensoriais.
CD8 – Demonstrar conhecimento sobre os métodos adequados de conservação dos produtos confecionados.

Os conhecimentos e competências adquiridos neste curso poderão ser aplicados em diversos contextos, nomeadamente em cozinhas profissionais, restaurantes de especialidade, catering, hotelaria, pastelarias, bem como em projetos de cozinha experimental e inovação gastronómica.

Conteúdo

T

PS

PCT

Conteúdo

Horas Teóricas

Horas Práticas Simuladas

 

1. Gastronomia internacional

4h

3h

 

1.1. Tendências de evolução da gastronomia

1h

1 h

 

1.2. Evolução dos receituários

1h

0.5 h

 

1.3. Tipologias gastronómicas

1h

2.5 h

 

2. Pratos de cozinhas do mundo (Europa, Ásia, países lusófonos, América)

3h

5h

 

2.1. Entradas e acepipes

1h

2 h

 

2.2. Sopas, caldos, cremes e consommés

0.5 h

2 h

 

2.3. Peixe e marisco

0.5 h

0 h

 

2.4. Carne, caça e aves

0.5 h

0 h

 

2.5. Pastelaria e sobremesas

0.5 h

1h

 

3. Tecnologia de matérias-primas

2h

1h

 

3.1. Composições

1h

0.5 h

 

3.2. Utilizações

1h

0.5 h

 

4. Receitas e fichas técnicas

2h

2h

 

4.1. Capitações

2h

2 h

 

5. Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens

1h

1h

 

6. Técnicas de preparação e confeção de pratos de cozinhas do mundo

4h

2h

 

6.1. Manuseamento e preparação de utensílios e material

1h

0 h

 

6.2. Seleção, quantificação e preparação das matérias-primas

1h

0 h

 

6.3. Mise-en-place

0.5h

0 h

 

6.4. Ordem da introdução da matéria-prima

0.5h

0 h

 

6.5. Tempo de cozedura

0.5h

1h

 

6.6. Empratamento

0.5 h

1h

 

7. Preparação e confeção de guarnições

2h

2 h

 

8. Técnicas de regeneração de pratos de cozinhas do mundo

2h

1h

 

9. Controlo de qualidade do processo de fabrico

2h

1h

 

10. Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados

2h

1h

 

11. Empratamento e decoração criativa

2

2 h

 

12. Normas de higiene e segurança

2

1h

 

TOTAIS

27

23

 

 

50 Horas

A distância, em sala virtual na plataforma Zoom, através de sessões síncronas

1. Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica para aferir o nível de conhecimentos prévios dos formandos relativamente à gastronomia internacional, tendências gastronómicas e técnicas de confeção. O método utilizado poderá incluir um questionário de resposta múltipla ou um exercício breve sobre influências gastronómicas mundiais.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Será baseada na observação da participação dos formandos nas atividades e na interação nas sessões online.
Os critérios de avaliação são:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e atividades;
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em exercícios práticos propostos;
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo das sessões.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

Avaliação de Medição (Sumativa)

A avaliação final será mista, com uma ponderação de 70% para um teste teórico e 30% para um trabalho prático.

1. Teste Teórico (70%)

O teste teórico avaliará os conhecimentos adquiridos ao longo da formação através de perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso e perguntas abertas.

Os critérios de avaliação serão os seguintes:

  • CD1 – Identificar corretamente as principais influências gastronómicas mundiais

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e perguntas abertas no teste final.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD2 – Explicar a evolução das tendências gastronómicas e das receitas tradicionais

    • Metodologia: Perguntas abertas no teste final, onde os formandos devem demonstrar conhecimento sobre a evolução da gastronomia e das receitas tradicionais.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD3 – Demonstrar a correta elaboração de fichas técnicas com indicação de capitações

    • Metodologia: Exercício prático no teste final, onde os formandos devem elaborar uma ficha técnica com indicação de capitações.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD6 – Cumprir as normas de higiene e segurança alimentar em todas as fases do processo

    • Metodologia: Questões de verdadeiro ou falso e escolha múltipla sobre normas de higiene e segurança alimentar.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD7 – Aplicar técnicas de regeneração de pratos garantindo a manutenção das características sensoriais

    • Metodologia: Questões teóricas no teste final sobre técnicas de regeneração de pratos.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD8 – Demonstrar conhecimento sobre os métodos adequados de conservação dos produtos confecionados

    • Metodologia: Perguntas de escolha múltipla e resposta aberta sobre métodos de conservação.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos


2. Trabalho Prático (30%)

Os formandos terão de elaborar uma receita baseada numa cozinha internacional à sua escolha, apresentando o processo de confeção através de um documento Word que inclua imagens ilustrativas das etapas seguidas. O documento deverá conter:

  • Escolha e descrição da receita, incluindo a origem gastronómica.
  • Elaboração da ficha técnica com indicação de capitações.
  • Identificação dos ingredientes e quantificações.
  • Registo fotográfico do processo de confeção e empratamento final.
  • Explicação dos métodos de conservação e regeneração aplicáveis ao prato.
  • Indicação das normas de higiene e segurança seguidas.

Os critérios de avaliação do trabalho prático serão os seguintes:

  • CD4 – Executar corretamente as técnicas de preparação e confeção de pratos de cozinhas internacionais

    • Metodologia: Avaliação do processo descrito no documento Word e análise da coerência das etapas seguidas.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD5 – Apresentar pratos devidamente empratados e decorados de acordo com padrões gastronómicos

    • Metodologia: Análise das imagens fornecidas no documento e coerência com os padrões estéticos e gastronómicos apresentados no curso.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos
  • CD6 – Cumprir as normas de higiene e segurança alimentar em todas as fases do processo

    • Metodologia: Verificação da explicação das normas seguidas na preparação e confeção da receita.
    • Ponderação: 10%
    • Escala de Avaliação: 0-20 pontos


Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o   Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o   Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o   Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o   Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o   Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o   Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o   Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o   Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o   Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

 

Avaliação do processo formativo

·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

 

     



    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
      • O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos:
    Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos,e fóruns de discussão, designadamente:

    1. Apresentações: As apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    Dado que a formação será realizada online, é essencial garantir que formadores e formandos tenham acesso a um ambiente adequado para participação nas sessões síncronas.

    Equipamentos necessários:

    • Computador ou dispositivo compatível com ligação estável à internet;
    • Software de videoconferência para a realização das sessões síncronas, com funcionalidades de partilha de ecrã e interação em tempo real;
    • Sistema de som e microfone para comunicação clara durante as sessões;
    • Câmara de vídeo para permitir a interação visual entre formandos e formador;
    • Acesso à plataforma Moodle para consulta de materiais e realização de atividades complementares.

    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento

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