Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam o 9.º ano de escolaridade e pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre gastronomia internacional. É indicado para profissionais da restauração, estudantes de cozinha e gastronomia, bem como para entusiastas da culinária que desejem explorar técnicas e receitas de diferentes culturas gastronómicas.
Nota: A formação será 100% baseada em ingredientes de origem vegetal, promovendo uma abordagem gastronómica sustentável.
Dotar os formandos de competências para reconhecer, preparar, confecionar e empratar pratos característicos de diversas cozinhas do mundo, garantindo a correta aplicação de técnicas culinárias, normas de higiene e segurança, e gestão de fichas técnicas.
CD1 – Identificar corretamente as principais influências gastronómicas mundiais.
CD2 – Explicar a evolução das tendências gastronómicas e das receitas tradicionais.
CD3 – Demonstrar a correta elaboração de fichas técnicas com indicação de capitações.
CD4 – Executar corretamente as técnicas de preparação e confeção de pratos de cozinhas internacionais.
CD5 – Apresentar pratos devidamente empratados e decorados de acordo com padrões gastronómicos.
CD6 – Cumprir as normas de higiene e segurança alimentar em todas as fases do processo.
CD7 – Aplicar técnicas de regeneração de pratos garantindo a manutenção das características sensoriais.
CD8 – Demonstrar conhecimento sobre os métodos adequados de conservação dos produtos confecionados.
Os conhecimentos e competências adquiridos neste curso poderão ser aplicados em diversos contextos, nomeadamente em cozinhas profissionais, restaurantes de especialidade, catering, hotelaria, pastelarias, bem como em projetos de cozinha experimental e inovação gastronómica.
Conteúdo | T | PS | PCT |
Conteúdo | Horas Teóricas | Horas Práticas Simuladas |
|
1. Gastronomia internacional | 4h | 3h |
|
1.1. Tendências de evolução da gastronomia | 1h | 1 h |
|
1.2. Evolução dos receituários | 1h | 0.5 h |
|
1.3. Tipologias gastronómicas | 1h | 2.5 h |
|
2. Pratos de cozinhas do mundo (Europa, Ásia, países lusófonos, América) | 3h | 5h |
|
2.1. Entradas e acepipes | 1h | 2 h |
|
2.2. Sopas, caldos, cremes e consommés | 0.5 h | 2 h |
|
2.3. Peixe e marisco | 0.5 h | 0 h |
|
2.4. Carne, caça e aves | 0.5 h | 0 h |
|
2.5. Pastelaria e sobremesas | 0.5 h | 1h |
|
3. Tecnologia de matérias-primas | 2h | 1h |
|
3.1. Composições | 1h | 0.5 h |
|
3.2. Utilizações | 1h | 0.5 h |
|
4. Receitas e fichas técnicas | 2h | 2h |
|
4.1. Capitações | 2h | 2 h |
|
5. Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens | 1h | 1h |
|
6. Técnicas de preparação e confeção de pratos de cozinhas do mundo | 4h | 2h |
|
6.1. Manuseamento e preparação de utensílios e material | 1h | 0 h |
|
6.2. Seleção, quantificação e preparação das matérias-primas | 1h | 0 h |
|
6.3. Mise-en-place | 0.5h | 0 h |
|
6.4. Ordem da introdução da matéria-prima | 0.5h | 0 h |
|
6.5. Tempo de cozedura | 0.5h | 1h |
|
6.6. Empratamento | 0.5 h | 1h |
|
7. Preparação e confeção de guarnições | 2h | 2 h |
|
8. Técnicas de regeneração de pratos de cozinhas do mundo | 2h | 1h |
|
9. Controlo de qualidade do processo de fabrico | 2h | 1h |
|
10. Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados | 2h | 1h |
|
11. Empratamento e decoração criativa | 2 | 2 h |
|
12. Normas de higiene e segurança | 2 | 1h |
|
TOTAIS | 27 | 23 |
|
| 50 Horas |
A distância, em sala virtual na plataforma Zoom, através de sessões síncronas
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica para aferir o nível de conhecimentos prévios dos formandos relativamente à gastronomia internacional, tendências gastronómicas e técnicas de confeção. O método utilizado poderá incluir um questionário de resposta múltipla ou um exercício breve sobre influências gastronómicas mundiais.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Será baseada na observação da participação dos formandos nas atividades e na interação nas sessões online.
Os critérios de avaliação são:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
A avaliação final será mista, com uma ponderação de 70% para um teste teórico e 30% para um trabalho prático.
O teste teórico avaliará os conhecimentos adquiridos ao longo da formação através de perguntas de escolha múltipla, verdadeiro ou falso e perguntas abertas.
Os critérios de avaliação serão os seguintes:
CD1 – Identificar corretamente as principais influências gastronómicas mundiais
CD2 – Explicar a evolução das tendências gastronómicas e das receitas tradicionais
CD3 – Demonstrar a correta elaboração de fichas técnicas com indicação de capitações
CD6 – Cumprir as normas de higiene e segurança alimentar em todas as fases do processo
CD7 – Aplicar técnicas de regeneração de pratos garantindo a manutenção das características sensoriais
CD8 – Demonstrar conhecimento sobre os métodos adequados de conservação dos produtos confecionados
Os formandos terão de elaborar uma receita baseada numa cozinha internacional à sua escolha, apresentando o processo de confeção através de um documento Word que inclua imagens ilustrativas das etapas seguidas. O documento deverá conter:
Os critérios de avaliação do trabalho prático serão os seguintes:
CD4 – Executar corretamente as técnicas de preparação e confeção de pratos de cozinhas internacionais
CD5 – Apresentar pratos devidamente empratados e decorados de acordo com padrões gastronómicos
CD6 – Cumprir as normas de higiene e segurança alimentar em todas as fases do processo
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos,e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Dado que a formação será realizada online, é essencial garantir que formadores e formandos tenham acesso a um ambiente adequado para participação nas sessões síncronas.
Equipamentos necessários: