Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam adquirir competências na execução de técnicas de massagem manual local. Os participantes devem possuir habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade.
Dá-se prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.
Dotar os formandos de conhecimentos e competências para a execução de técnicas de massagem manual local, aplicadas a diferentes zonas do corpo, respeitando os princípios de segurança, posicionamento e cuidados específicos de cada técnica.
CD1. Explicar corretamente os fundamentos da massagem manual local.
CD2. Demonstrar com precisão as técnicas de massagem, ajustando ritmo, pressão e frequência.
CD3. Identificar os efeitos terapêuticos associados a cada técnica.
CD4. Posicionar corretamente o paciente e o terapeuta de acordo com as normas ergonómicas.
CD5. Aplicar os cuidados adequados em cada zona de massagem, respeitando as especificidades anatómicas.
CD6. Utilizar corretamente o equipamento de apoio, garantindo a segurança e higiene.
As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos de bem-estar, terapias manuais e cuidados de reabilitação, podendo ser utilizadas em estabelecimentos de estética, clínicas de fisioterapia, centros de massagem e outros espaços onde sejam realizadas massagens manuais localizadas.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Massagem para-vertebral | 2 | 3 |
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2. Massagem lombar | 2 | 3 |
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3. Massagem do pé | 2 | 3 |
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4. Massagem do joelho | 2 | 2 |
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5. Massagem da anca | 2 | 2 |
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6. Massagem da mão | 2 | 2 |
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7. Massagem do cotovelo | 2 | 2 |
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8. Massagem do ombro | 2 | 3 |
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9. Massagem cervical | 2 | 3 |
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10. Massagem abdominal | 2 | 2 |
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11. Massagem facial | 2 | 3 |
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TOTAIS | 22 | 28 |
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| 50 Horas |
B-Learning (28 horas práticas presenciais em sala + 22 horas teóricas em sessões síncronas via Zoom)
Avaliação das Aprendizagens
1. Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica para aferir o conhecimento prévio dos formandos sobre os fundamentos da massagem manual local e a sua familiaridade com as técnicas básicas. Esta avaliação será diferenciada consoante a modalidade de ensino:
2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a formação e não contribuirá para a avaliação final. Será aplicada tanto nas sessões teóricas síncronas via Zoom como nas sessões práticas presenciais.
Critérios da Avaliação Formativa:
Metodologias utilizadas:
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa):
A avaliação final será diferenciada conforme a natureza das competências a avaliar:
No final da componente teórica, os formandos realizarão um teste escrito online, através da plataforma de formação, que incidirá sobre os conceitos fundamentais abordados.
A avaliação sumativa será realizada presencialmente e consistirá numa simulação prática onde os formandos deverão demonstrar a correta execução das técnicas de massagem manual local. A avaliação será registada numa grelha de observação, com uma escala de 0 a 20 valores, de acordo com os critérios definidos.
CD2: Demonstrar com precisão as técnicas de massagem, ajustando ritmo, pressão e frequência.
CD4: Posicionar corretamente o paciente e o terapeuta de acordo com as normas ergonómicas.
CD5: Aplicar os cuidados adequados em cada zona de massagem, respeitando as especificidades anatómicas.
CD6: Utilizar corretamente o equipamento de apoio, garantindo a segurança e higiene.
4. Avaliação Comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A avaliação sumativa será realizada presencialmente, através de uma simulação prática, onde os formandos deverão demonstrar a correta execução das técnicas de massagem manual local. A avaliação será registada numa grelha de observação, com uma escala de 0 a 20 valores, de acordo com os critérios definidos:
A classificação final será calculada com base na seguinte ponderação:
Para obter aprovação no curso, o formando deverá:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações, através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Além da plataforma Moodle, serão utilizadas ferramentas de videoconferência, nomeadamente Zoom, para a realização das sessões teóricas síncronas.
A componente prática decorrerá em sala equipada com condições adequadas à prática de técnicas de massagem, garantindo um espaço mínimo de 2m² por formando. A sala respeitará todas as condições ambientais, de higiene e segurança, acessibilidade a pessoas com necessidades especiais e disporá de mobiliário adequado e em boas condições para o número de formandos.
Os seguintes equipamentos estarão disponíveis para a execução da ação de formação:
Para a componente teórica síncrona, será necessário que os formandos disponham de: