Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.
Dotar os formandos de conhecimentos e competências para identificar, preparar e confecionar massas de panificação, aplicando técnicas adequadas e cumprindo as normas de higiene e segurança alimentar.
As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em ambientes industriais e artesanais de panificação, onde os formandos deverão demonstrar eficiência técnica e capacidade para produzir massas lêvedas de elevada qualidade.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Massas lêvedas de padaria | 4 | 4 |
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1.1. Pão de trigo | 1 | 1 |
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1.2. Pão de milho | 1 | 1 |
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1.3. Pão de centeio | 1 | 1 |
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1.4. Pão de mistura | 1 | 1 |
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2. Tecnologia de matérias primas | 2 | 0 |
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2.1. Composições | 1 | 0 |
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2.2. Utilizações | 1 | 0 |
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3. Receitas e fichas técnicas | 2 | 1 |
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4. Fermentos | 2 | 2 |
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4.1. Tipos | 0.5 | 0 |
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4.2. Caracteristicas | 0.5 | 1 |
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4.3. Utilização | 1 | 1 |
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5. Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens | 1 | 1 |
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6. Técnicas de preparação de massas de padaria | 1 | 2 |
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6.1. Manuseamento e preparação de utensílios e material | 0.5 | 1 |
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6.2. Seleção, quantificação e preparação das matérias-primas | 0.5 | 1 |
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7. Processo de fabrico de massas lêvedas de padaria e respetivas aplicações | 8 | 9 |
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7.1. O escaldar da farinha | 1 | 0.5 |
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7.2. Amassadura | 1 | 1 |
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7.3. Fermentação inicial (levedação) | 1 | 0.5 |
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7.4. Pesagem e divisão da massa | 1 | 1 |
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7.5. O enrolar da massa | 1 | 1 |
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7.6. Fermentação intermédia (levedação) | 0.5 | 1 |
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7.7. O tender da massa | 1 | 2 |
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7.8. Fermentação final (levedação) | 0.5 | 1 |
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7.9. Cozedura do pão - enfornar/desenfornar | 1 | 1 |
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8. Controlo de qualidade do processo de fabrico | 4 | 3 |
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8.1. Preparação | 1.5 | 1 |
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8.2. Confeção | 1.5 | 1 |
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8.3. Produtos finais | 1 | 1 |
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9. Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados | 1 | 1 |
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10. Normas de higiene e segurança | 1 | 1 |
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TOTAIS | 26 | 24 |
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| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
A distância, em sala virtual na plataforma Zoom, através de sessões síncronas
No início da formação, será realizada uma breve avaliação informal para determinar o nível inicial dos formandos. Esta avaliação será realizada através da discussão em grupo, onde serão abordados temas relacionados com os diferentes tipos de massas lêvedas de panificação e os principais procedimentos do seu fabrico.
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na participação nas discussões em grupo e reflexões.
No final do curso, será realizada uma avaliação prática à distância, operacionalizada através da submissão de um vídeo ou registo fotográfico na plataforma Moodle. Esta avaliação verificará a aquisição das competências práticas relacionadas com os critérios de êxito previamente definidos.
Os formandos deverão registar e documentar a execução de uma receita simples de pão, evidenciando cada etapa do processo e explicando as decisões tomadas ao longo da confeção.
O formador disponibilizará no Moodle:
Os formandos poderão optar por:
Os critérios de avaliação serão distribuídos da seguinte forma:
CD1: O formando identifica corretamente os diferentes tipos de massas lêvedas de panificação.
CD2: Seleciona e prepara as matérias-primas e utensílios de acordo com as exigências do processo de confeção.
CD3: Realiza corretamente as operações de quantificação e pesagem de ingredientes.
CD4: Completa todas as etapas do processo de fabrico de massas lêvedas, garantindo a sua correta execução.
CD5: Aplica corretamente os procedimentos de acondicionamento e conservação dos produtos confecionados.
CD6: Cumpre as normas de higiene e segurança alimentar.
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o Adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o Trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o Relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o Aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o Mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o Assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação será realizada a distância, através de sala virtual na plataforma Zoom, garantindo uma experiência interativa e dinâmica. Os formandos deverão aceder ao curso num ambiente adequado para aprendizagem, garantindo a participação ativa nas sessões síncronas.
Equipamentos necessários: