EUFCD 5302 - Confeção de massas de panificação

EUFCD 5302 - Confeção de massas de panificação

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 4.º ano de escolaridade. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3.

Dotar os formandos de conhecimentos e competências para identificar, preparar e confecionar massas de panificação, aplicando técnicas adequadas e cumprindo as normas de higiene e segurança alimentar.

CD1: O formando identifica corretamente os diferentes tipos de massas lêvedas de panificação.
CD2: Seleciona e prepara as matérias-primas e utensílios de acordo com as exigências do processo de confeção.
CD3: Realiza corretamente as operações de quantificação e pesagem de ingredientes.
CD4: Completa todas as etapas do processo de fabrico de massas lêvedas, garantindo a sua correta execução.
CD5: Aplica corretamente os procedimentos de acondicionamento e conservação dos produtos confecionados.
CD6: Cumpre as normas de higiene e segurança alimentar.

As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em ambientes industriais e artesanais de panificação, onde os formandos deverão demonstrar eficiência técnica e capacidade para produzir massas lêvedas de elevada qualidade.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Massas lêvedas de padaria

4

4

 

1.1. Pão de trigo

1

1

 

1.2. Pão de milho

1

1

 

1.3. Pão de centeio

1

1

 

1.4. Pão de mistura

1

1

 

2. Tecnologia de matérias primas

2

0

 

2.1. Composições

1

0

 

2.2. Utilizações

1

0

 

3. Receitas e fichas técnicas

2

1

 

4. Fermentos

2

2

 

4.1. Tipos

0.5

0

 

4.2. Caracteristicas

0.5

1

 

4.3. Utilização

1

1

 

5. Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens

1

1

 

6. Técnicas de preparação de massas de padaria

1

2

 

6.1. Manuseamento e preparação de utensílios e material

0.5

1

 

6.2. Seleção, quantificação e preparação das matérias-primas

0.5

1

 

7. Processo de fabrico de massas lêvedas de padaria e respetivas aplicações

8

9

 

7.1. O escaldar da farinha

1

0.5

 

7.2. Amassadura

1

1

 

7.3. Fermentação inicial (levedação)

1

0.5

 

7.4. Pesagem e divisão da massa

1

1

 

7.5. O enrolar da massa

1

1

 

7.6. Fermentação intermédia (levedação)

0.5

1

 

7.7. O tender da massa

1

2

 

7.8. Fermentação final (levedação)

0.5

1

 

7.9. Cozedura do pão - enfornar/desenfornar

1

1

 

8. Controlo de qualidade do processo de fabrico

4

3

 

8.1. Preparação

1.5

1

 

8.2. Confeção

1.5

1

 

8.3. Produtos finais

1

1

 

9. Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados

1

1

 

10. Normas de higiene e segurança

1

1

 

TOTAIS

26

24

 

 

50 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

A distância, em sala virtual na plataforma Zoom, através de sessões síncronas

1. Avaliação Diagnóstica

No início da formação, será realizada uma breve avaliação informal para determinar o nível inicial dos formandos. Esta avaliação será realizada através da discussão em grupo, onde serão abordados temas relacionados com os diferentes tipos de massas lêvedas de panificação e os principais procedimentos do seu fabrico.

  • Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na participação nas discussões em grupo e reflexões.

  • Critérios:
    • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as atividades práticas e discussões.
    • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas.
    • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
  • Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

3.Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será realizada uma avaliação prática à distância, operacionalizada através da submissão de um vídeo ou registo fotográfico na plataforma Moodle. Esta avaliação verificará a aquisição das competências práticas relacionadas com os critérios de êxito previamente definidos.

Os formandos deverão registar e documentar a execução de uma receita simples de pão, evidenciando cada etapa do processo e explicando as decisões tomadas ao longo da confeção.

O formador disponibilizará no Moodle:

  • O enunciado detalhado da atividade, contendo os requisitos específicos a cumprir.
  • A matriz de avaliação, com os critérios de avaliação, respetiva ponderação e escala.

Requisitos da Avaliação Prática

Os formandos poderão optar por:

  1. Vídeo – Gravar um vídeo onde demonstram a execução completa da receita, explicando verbalmente cada etapa do processo.
  2. Fotografia – Submeter uma sequência de fotografias, acompanhadas por uma descrição escrita das etapas realizadas.

Os critérios de avaliação serão distribuídos da seguinte forma:

  • CD1: O formando identifica corretamente os diferentes tipos de massas lêvedas de panificação.

    • Metodologia: No início do vídeo ou na primeira fotografia com descrição, o formando deve identificar e descrever o tipo de massa utilizada e as suas características.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0)
  • CD2: Seleciona e prepara as matérias-primas e utensílios de acordo com as exigências do processo de confeção.

    • Metodologia: O formando deve mostrar no vídeo ou através de fotografias a escolha e preparação dos ingredientes e utensílios necessários.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0)
  • CD3: Realiza corretamente as operações de quantificação e pesagem de ingredientes.

    • Metodologia: O formando deverá demonstrar no vídeo ou através de fotografias que pesou e quantificou corretamente os ingredientes, garantindo precisão.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0)
  • CD4: Completa todas as etapas do processo de fabrico de massas lêvedas, garantindo a sua correta execução.

    • Metodologia: O vídeo ou a sequência de fotografias deve mostrar todas as fases da confeção da massa lêveda, desde a amassadura até à preparação final para cozedura.
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0)
  • CD5: Aplica corretamente os procedimentos de acondicionamento e conservação dos produtos confecionados.

    • Metodologia: No final do vídeo ou através de fotografias com descrição, o formando deve demonstrar o acondicionamento adequado do pão e explicar os cuidados a ter na sua conservação.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0)
  • CD6: Cumpre as normas de higiene e segurança alimentar.

    • Metodologia: Durante a execução da receita, evidenciada no vídeo ou fotografias, o formando deve demonstrar boas práticas de higiene e segurança alimentar.
    • Ponderação: 15%
    • Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0)

Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

o    Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

o    Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

o    Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

o    Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

o    Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

o    Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

o    Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

o    Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o    Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional. 

Avaliação do processo formativo

·         Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·         Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·         Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

 

 



Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal: O formando deve obter uma média ponderada igual ou superior a 0,5 na simulação prática, com base nos critérios de êxito (1 para Observado, 0 para Não Observado) e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental (média simples dos parâmetros de avaliação comportamental igual ou superior a 0,5).

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será realizada a distância, através de sala virtual na plataforma Zoom, garantindo uma experiência interativa e dinâmica. Os formandos deverão aceder ao curso num ambiente adequado para aprendizagem, garantindo a participação ativa nas sessões síncronas.

Equipamentos necessários:

  • Computador com acesso à internet de boa qualidade;
  • Câmara e microfone funcionais para permitir a interação nas sessões virtuais;
  • Software Zoom instalado e atualizado;
  • Acesso à plataforma digital moodle para consulta de materiais e realização de atividades;
  • Materiais de apoio individuais, conforme indicação do formador (ex.: utensílios básicos de panificação para demonstrações práticas opcionais).

Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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