Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam habilitações mínimas equivalentes ao 9.º ano de escolaridade, e que pretendam adquirir competências ou aperfeiçoar os seus conhecimentos na área da panificação, especialmente na confeção de massas lêvedas. Este curso é adequado tanto para aqueles que já atuam no setor como para quem pretende ingressar na área.
Dotar os formandos de competências técnicas e práticas para identificar, preparar e confecionar diversos tipos de massas de panificação, aplicando as normas de higiene e segurança no processo de fabrico.
As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em ambientes industriais e artesanais de panificação, onde os formandos deverão demonstrar eficiência técnica e capacidade para produzir massas lêvedas de elevada qualidade.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Massas lêvedas de padaria | 4 | 4 |
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1.1. Pão de trigo | 1 | 1 |
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1.2. Pão de milho | 1 | 1 |
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1.3. Pão de centeio | 1 | 1 |
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1.4. Pão de mistura | 1 | 1 |
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2. Tecnologia de matérias primas | 2 | 0 |
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2.1. Composições | 1 | 0 |
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2.2. Utilizações | 1 | 0 |
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3. Receitas e fichas técnicas | 2 | 2 |
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4. Fermentos | 2 | 2 |
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4.1. Tipos | 0,5 | 0 |
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4.2. Caracteristicas | 0,5 | 1 |
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4.3. Utilização | 1 | 1 |
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5. Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens | 1 | 1 |
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6. Técnicas de preparação de massas de padaria | 1 | 2 |
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6.1. Manuseamento e preparação de utensílios e material | 0,5 | 1 |
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6.2. Seleção, quantificação e preparação das matérias-primas | 0,5 | 1 |
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7. Processo de fabrico de massas lêvedas de padaria e respetivas aplicações | 7 | 9 |
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7.1. O escaldar da farinha | 1 | 0,5 |
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7.2. Amassadura | 1 | 1 |
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7.3. Fermentação inicial (levedação) | 0,5 | 0,5 |
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7.4. Pesagem e divisão da massa | 1 | 1 |
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7.5. O enrolar da massa | 1 | 1 |
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7.6. Fermentação intermédia (levedação) | 0,5 | 1 |
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7.7. O tender da massa | 0,5 | 2 |
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7.8. Fermentação final (levedação) | 0,5 | 1 |
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7.9. Cozedura do pão - enfornar/desenfornar | 1 | 1 |
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8. Controlo de qualidade do processo de fabrico | 3 | 4 |
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8.1. Preparação | 1 | 1 |
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8.2. Confeção | 1 | 2 |
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8.3. Produtos finais | 1 | 1 |
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9. Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados | 1 | 1 |
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10. Normas de higiene e segurança | 1 | 1 |
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TOTAIS | 24 | 26 |
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| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
A distância, em sala virtual na plataforma Zoom, através de sessões síncronas
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica para determinar o nível inicial dos formandos, utilizando:
Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
A avaliação formativa será contínua e terá como critérios:
Objetivo: Monitorizar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo através de fóruns e comentários no Moodle, ajustando os processos de ensino às necessidades do grupo.
No final do curso, será realizada uma avaliação prática à distância, operacionalizada através da submissão de um vídeo na plataforma Moodle. Esta avaliação verificará a aquisição das competências práticas relacionadas com os critérios de êxito previamente definidos. O formador disponibilizará no Moodle o enunciado detalhado e a matriz de avaliação, contendo os critérios de avaliação, a respetiva ponderação e escala.
CD1: Identificar e selecionar diferentes tipos de massas e matérias-primas adequadas.
CD2: Realizar corretamente as operações de preparação, incluindo amassadura, fermentação e cozedura.
CD3: Aplicar com sucesso as normas de higiene e segurança durante o processo.
CD4: Garantir a qualidade final do produto através de técnicas de controlo apropriadas.
CD5: Demonstrar competência no acondicionamento e conservação dos produtos.
1. Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
1. Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
2. Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
1. Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
2. Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
1. Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
2. Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
1. Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
2. Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
1. Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
2. Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
1. Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
2. Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
1. Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
2. Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
1. Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
2. Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
1. Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
2. Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior. Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Recursos pedagógicos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Para as sessões síncronas realizadas a distância, os formandos devem dispor de acesso à internet, computador com câmara e microfone, e ambiente adequado para assistir e participar ativamente nas sessões. O formador deve dispor de computador com ligação à internet estável, sistema de som, câmara de vídeo e acesso à plataforma Zoom para a realização das sessões.