EUFCD (5302) - Confeção de massas de panificação

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Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam habilitações mínimas equivalentes ao 9.º ano de escolaridade, e que pretendam adquirir competências ou aperfeiçoar os seus conhecimentos na área da panificação, especialmente na confeção de massas lêvedas. Este curso é adequado tanto para aqueles que já atuam no setor como para quem pretende ingressar na área.

Dotar os formandos de competências técnicas e práticas para identificar, preparar e confecionar diversos tipos de massas de panificação, aplicando as normas de higiene e segurança no processo de fabrico.

  • CD1: Demonstrar capacidade para identificar e selecionar diferentes tipos de massas e matérias-primas adequadas.
  • CD2: Realizar corretamente as operações de preparação, incluindo amassadura, fermentação e cozedura.
  • CD3: Aplicar com sucesso as normas de higiene e segurança durante o processo.
  • CD4: Garantir a qualidade final do produto através de técnicas de controlo apropriadas.
  • CD5: Demonstrar competência no acondicionamento e conservação dos produtos.
  • As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em ambientes industriais e artesanais de panificação, onde os formandos deverão demonstrar eficiência técnica e capacidade para produzir massas lêvedas de elevada qualidade.

    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. Massas lêvedas de padaria

    4

    4

     

    1.1. Pão de trigo

    1

    1

     

    1.2. Pão de milho

    1

    1

     

    1.3. Pão de centeio

    1

    1

     

    1.4. Pão de mistura

    1

    1

     

    2. Tecnologia de matérias primas

    2

    0

     

    2.1. Composições

    1

    0

     

    2.2. Utilizações

    1

    0

     

    3. Receitas e fichas técnicas

    2

    2

     

    4. Fermentos

    2

    2

     

    4.1. Tipos

    0,5

    0

     

    4.2. Caracteristicas

    0,5

    1

     

    4.3. Utilização

    1

    1

     

    5. Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens

    1

    1

     

    6. Técnicas de preparação de massas de padaria

    1

    2

     

    6.1. Manuseamento e preparação de utensílios e material

    0,5

    1

     

    6.2. Seleção, quantificação e preparação das matérias-primas

    0,5

    1

     

    7. Processo de fabrico de massas lêvedas de padaria e respetivas aplicações

    7

    9

     

    7.1. O escaldar da farinha

    1

    0,5

     

    7.2. Amassadura

    1

    1

     

    7.3. Fermentação inicial (levedação)

    0,5

    0,5

     

    7.4. Pesagem e divisão da massa

    1

    1

     

    7.5. O enrolar da massa

    1

    1

     

    7.6. Fermentação intermédia (levedação)

    0,5

    1

     

    7.7. O tender da massa

    0,5

    2

     

    7.8. Fermentação final (levedação)

    0,5

    1

     

    7.9. Cozedura do pão - enfornar/desenfornar

    1

    1

     

    8. Controlo de qualidade do processo de fabrico

    3

    4

     

    8.1. Preparação

    1

    1

     

    8.2. Confeção

    1

    2

     

    8.3. Produtos finais

    1

    1

     

    9. Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados

    1

    1

     

    10. Normas de higiene e segurança

    1

    1

     

    TOTAIS

    24

    26

     

     

    50 Horas

    Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

    A distância, em sala virtual na plataforma Zoom, através de sessões síncronas

    Avaliação das aprendizagens

    1.1 Avaliação Diagnóstica

    No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica para determinar o nível inicial dos formandos, utilizando:

    • Questionário online na plataforma Moodle: Perguntas de escolha múltipla sobre tipos de massas, matérias-primas e normas de higiene e segurança.
    • Discussão interativa no Zoom: Análise das respostas dos formandos, para identificar conhecimentos prévios e ajustar o plano formativo.

    Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.


    1.2 Avaliação Formativa

    A avaliação formativa será contínua e terá como critérios:

    • Participação ativa em sessões síncronas no Zoom:
      • Contributos durante as discussões sobre os conteúdos teóricos e práticas virtuais.
    • Realização de atividades práticas propostas no Moodle:
      • Envio de vídeos ou fotos com evidências da aplicação de técnicas (ex.: manuseamento de matérias-primas, preparação de massas).
    • Resolução de casos práticos no Moodle:
      • Simulações virtuais, como escolher os ingredientes corretos para uma receita com base em cenários apresentados.

    Objetivo: Monitorizar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo através de fóruns e comentários no Moodle, ajustando os processos de ensino às necessidades do grupo.


    1.3 Avaliação de Medição (Sumativa)

    No final do curso, será realizada uma avaliação prática à distância, operacionalizada através da submissão de um vídeo na plataforma Moodle. Esta avaliação verificará a aquisição das competências práticas relacionadas com os critérios de êxito previamente definidos. O formador disponibilizará no Moodle o enunciado detalhado e a matriz de avaliação, contendo os critérios de avaliação, a respetiva ponderação e escala.


  • CD1: Identificar e selecionar diferentes tipos de massas e matérias-primas adequadas.

    • Metodologia: Atividade prática em que o formando deve escolher as matérias-primas adequadas para uma receita específica.
    • Ponderação: 20%.
    • Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0).
  • CD2: Realizar corretamente as operações de preparação, incluindo amassadura, fermentação e cozedura.

    • Metodologia: Demonstração do processo de preparação de uma massa, desde a seleção dos ingredientes até ao resultado final.
    • Ponderação: 30%.
    • Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0).
  • CD3: Aplicar com sucesso as normas de higiene e segurança durante o processo.

    • Metodologia: Observação, por parte do formador, da demonstração com foco nas práticas de higiene e segurança.
    • Ponderação: 20%.
    • Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0).
  • CD4: Garantir a qualidade final do produto através de técnicas de controlo apropriadas.

    • Metodologia: Apresentação do produto final e preenchimento de um relatório de controlo de qualidade.
    • Ponderação: 20%.
    • Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0).
  • CD5: Demonstrar competência no acondicionamento e conservação dos produtos.

    • Metodologia: Demonstração do acondicionamento dos produtos e preenchimento de um formulário sobre métodos de conservação.
    • Ponderação: 10%.
    • Escala de Avaliação: Sistema binário representado por Observado (1) e Não Observado (0).
  • 1.      Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    o   adaptação a nova tarefa

    1.      Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    2.      Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

    o   Motivação

    1.      Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    2.      Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    o   Participação

    1.      Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    2.      Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

    o   trabalho em equipa

    1.      Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    2.      Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

    o   relacionamento interpessoal

    1.      Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    2.      Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

    o   aquisição e aplicação de conhecimentos

    1.      Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    2.      Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

    o   mobilização de competências

    1.      Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    2.      Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

    o   assiduidade

    1.      Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    2.      Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

    o   Pontualidade

    1.      Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    2.      Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

     

    Avaliação do processo formativo

    Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior. Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

  • Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal: O formando deve obter uma média ponderada igual ou superior a 0,5 na simulação prática, com base nos critérios de êxito (1 para Observado, 0 para Não Observado) e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental (média simples dos parâmetros de avaliação comportamental igual ou superior a 0,5).

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Recursos pedagógicos:

    Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

    1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    Para as sessões síncronas realizadas a distância, os formandos devem dispor de acesso à internet, computador com câmara e microfone, e ambiente adequado para assistir e participar ativamente nas sessões. O formador deve dispor de computador com ligação à internet estável, sistema de som, câmara de vídeo e acesso à plataforma Zoom para a realização das sessões.


    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento