EUFCD (5303) - Confeção de Bolos Secos

EUFCD (5303) - Confeção de Bolos Secos

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitação mínima correspondente ao 4.º ano de escolaridade. A formação destina-se prioritariamente a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir ou aprofundar competências na confeção de bolos secos com aplicação de normas de higiene e segurança alimentar, quer para efeitos de inserção, reinserção ou qualificação na área alimentar, nomeadamente na pastelaria e confeitaria.

Dotar os formandos de competências práticas e técnicas para identificar, preparar e confecionar diversas variedades de bolos secos, garantindo a aplicação correta de receitas, técnicas de fabrico, normas de higiene e segurança, bem como de acondicionamento e conservação dos produtos finais.

1. Bolos secos

1.1. Areias de Cascais

1.2. Bolos de amor e canela

1.3. Bolacha francesa

1.4. Bolacha holandesa

1.5. Petit four de amêndoa

1.6. Outros

2. Tecnologia de matérias-primas

2.1. Composições

2.2. Utilizações

3. Receitas e fichas técnicas

4. Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens

5. Técnicas de preparação de bolos secos

5.1. Manuseamento e preparação de utensílios e material

5.2. Seleção, quantificação e preparação das matérias-primas

6. Processo de fabrico de bolos secos

6.1. Preparação

6.2. Cozedura

6.3. Decoração

7. Controlo de qualidade do processo de fabrico

7.1. Preparação

7.2. Confeção

7.3. Produtos finais

8. Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados

9. Normas de higiene e segurança

CD1. Identifica corretamente as diferentes variedades de bolos secos, reconhecendo os ingredientes e processos característicos de cada um.

CD2. Prepara utensílios e ingredientes de acordo com as especificações das receitas e fichas técnicas.

CD3. Executa a confeção dos bolos secos respeitando as técnicas apropriadas a cada variedade.

CD4. Aplica as normas de higiene e segurança alimentar de forma contínua ao longo de toda a sessão prática.

CD5. Controla a qualidade do processo e dos produtos, detetando e corrigindo eventuais desvios.

CD6. Realiza corretamente o acondicionamento dos bolos confecionados, garantindo a sua conservação adequada.

As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos profissionais ligados à indústria alimentar, nomeadamente na área da pastelaria tradicional e moderna, confeitaria artesanal e/ou semi-industrial, bem como em contextos de produção alimentar local ou familiar. Estas competências poderão ser utilizadas em unidades de produção de bolos secos, pastelarias, padarias, confeitarias e em atividades empreendedoras no setor alimentar.

Online, com sessões 100% síncronas através da plataforma Zoom

1.1 Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal através de uma atividade interativa no Zoom, para aferir o conhecimento prévio dos formandos sobre os tipos de bolos secos, ingredientes e técnicas utilizadas.

Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.


1.2 Avaliação Formativa

A avaliação formativa será desenvolvida ao longo das sessões síncronas via Zoom, através de:

Observação direta da participação e intervenção dos formandos nas atividades práticas realizadas em casa (com câmara ligada), conforme orientações dadas pelo formador;

Discussões em grupo sobre as técnicas aplicadas;

Partilha de fotografias dos produtos elaborados, sempre acompanhadas de breves reflexões no Moodle;

Resolução de desafios práticos com base em fichas técnicas e simulações de problemas (ex.: erro na textura ou sabor de um bolo).

Critérios da avaliação formativa:

Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;

Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;

Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


2. Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste de avaliação teórico-prático na plataforma Moodle. Este instrumento avaliará os conhecimentos e a aplicação prática adquirida ao longo da formação, com base nos critérios de êxito previamente definidos. O teste incluirá:

Questões de escolha múltipla;

Identificação de erros em procedimentos de confeção;

Análise de fichas técnicas;

Simulações teóricas de casos práticos de confeção, higiene e controlo de qualidade.

Escala de Avaliação: 0-20

Ponderação global: 100%

Critérios e respetivos detalhes:

CD1: Identifica corretamente as diferentes variedades de bolos secos, reconhecendo os ingredientes e processos característicos de cada um.

Metodologia: Avaliação através de questões de correspondência, escolha múltipla e análise de imagens no teste Moodle.

Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: 0 a 20

CD2: Prepara utensílios e ingredientes de acordo com as especificações das receitas e fichas técnicas.

Metodologia: Questões situacionais no teste Moodle, com base na interpretação de fichas técnicas e seleção adequada de utensílios/ingredientes.

Ponderação: 15%

Escala de Avaliação: 0 a 20

CD3: Executa a confeção dos bolos secos respeitando as técnicas apropriadas a cada variedade.

Metodologia: Questões de ordem sequencial, identificação de erros em procedimentos, e questões de resposta curta sobre processos.

Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: 0 a 20

CD4: Aplica as normas de higiene e segurança alimentar de forma contínua ao longo de toda a sessão prática.

Metodologia: Resolução de casos práticos e identificação de inconformidades em imagens ou descrições de situações.

Ponderação: 15%

Escala de Avaliação: 0 a 20

CD5: Controla a qualidade do processo e dos produtos, detetando e corrigindo eventuais desvios.

Metodologia: Análise de situações-problema, com propostas de medidas corretivas e identificação de falhas de qualidade.

Ponderação: 15%

Escala de Avaliação: 0 a 20

CD6: Realiza corretamente o acondicionamento dos bolos confecionados, garantindo a sua conservação adequada.

Metodologia: Questões de resposta múltipla e casos práticos sobre técnicas e materiais de acondicionamento.

Ponderação: 15%

Escala de Avaliação: 0 a 20

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

(indicar tipo de formação: teórica ou prática para que possa ser incluído o texto correto)

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

1 Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

2 Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

O curso será realizado em regime online com sessões síncronas. O formador e os formandos deverão aceder às sessões através de computadores com ligação à internet, auscultadores com microfone, e webcam funcional.

O formador deverá dispor dos seguintes equipamentos:

Computador com acesso à internet, sistema de som e câmara de vídeo integrada ou externa

Plataforma Zoom (com funcionalidades de partilha de ecrã, chat e breakout rooms)

Quadro digital ou funcionalidade equivalente para apoio à exposição de conteúdos

Apesar de não existir uma sala física, o ambiente virtual deverá cumprir os princípios de acessibilidade e inclusão, assegurando a clareza visual e auditiva das sessões.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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