EUFCD (5373) - Psicossociologia do trabalho

EUFCD (5373) - Psicossociologia do trabalho

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Será dada prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. O curso é direcionado a profissionais que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre os fatores psicossociais no contexto laboral, assim como medidas de prevenção e intervenção relacionadas com o stress e o erro humano no trabalho.

Dotar os formandos de conhecimentos e competências para avaliar os fatores psicossociais no trabalho, compreender a importância da intervenção psicossocial em situações de alteração organizacional e individual, e aplicar medidas preventivas que favoreçam o controlo do stress e do erro humano.

CD1 – Identificar corretamente os métodos e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais no trabalho.

CD2 – Explicar com clareza a importância da intervenção psicossocial no contexto organizacional e individual.

CD3 – Descrever os fatores de risco do stress e do erro humano e as suas implicações no trabalho.

CD4 – Demonstrar a aplicação de medidas preventivas eficazes para minimizar os impactos do stress e do erro humano no ambiente laboral.

A competência adquirida neste curso será aplicada no contexto laboral, em funções relacionadas com a gestão de pessoas, segurança e saúde no trabalho, psicologia organizacional, recursos humanos ou qualquer outra atividade que envolva a identificação e mitigação de fatores psicossociais no ambiente de trabalho.

 

Conteúdo

T

PS

PCT

1.Metodologia e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais

2

1

 

2.Intervenção psicossocial

5

0.5

 

2.1.Alterações na organização do trabalho

2

0

 

2.2.Alterações no indivíduo

3

0.5

 

3.Stress

6

2.5

 

3.1.Conceito

1

0

 

3.2.Fatores de risco

1

0.5

 

3.3.Avaliação do risco

1

0.5

 

3.4.Consequências

1

0.5

 

3.5.Medidas preventivas

2

1

 

4.Erro humano

6

2

 

4.1.Conceito

1

0

 

4.2.Causas e consequências

2

1

 

4.3.Medidas preventivas

3

1

 

TOTAIS

19

6

 

 

25 Horas

Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM

Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica para aferir o nível de conhecimento prévio dos formandos sobre os fatores psicossociais no trabalho.

Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

Avaliação Formativa

A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a nota final. Será baseada na observação da participação dos formandos em debates, estudos de caso e atividades de grupo.

Critérios de avaliação formativa:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e exercícios práticos;
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em estudos de caso e análise de cenários;

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste escrito para avaliar a aquisição global das competências, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20.

Critérios de Avaliação

  • CD1: Identificar corretamente os métodos e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais no trabalho.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre os principais métodos e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais.
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos
  • CD2: Explicar com clareza a importância da intervenção psicossocial no contexto organizacional e individual.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre a relevância da intervenção psicossocial e os seus impactos na organização e no indivíduo..
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos
  • CD3: Descrever os fatores de risco do stress e do erro humano e as suas implicações no trabalho.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso que avaliem a capacidade de reconhecer fatores de risco e associá-los a diferentes situações laborais.
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos
  • CD4: Demonstrar a aplicação de medidas preventivas eficazes para minimizar os impactos do stress e do erro humano no ambiente laboral.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre a identificação e aplicação de medidas preventivas adequadas para diferentes cenários profissionais.
    • Ponderação: 25%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 pontos

Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

  • Adaptação a nova tarefa

-  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

-  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

  • Motivação

-  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

-  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

  • Participação

-  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

-  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

  • Trabalho em equipa

-  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

-  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

  • Relacionamento interpessoal

-  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

-  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

  • Aquisição e aplicação de conhecimentos

-  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

  • Mobilização de competências

-  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

-  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

  • Assiduidade

-  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

  • Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

Avaliação do processo formativo

  • Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

  • Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a percepção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspectiva do formador.

  • Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.


Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios e análise de casos. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  3. Fóruns de discussão e Q&A: Espaço dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  4. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

Sendo uma formação online, os formandos devem garantir que dispõem dos seguintes recursos mínimos para participação:

  • Computador ou dispositivo móvel com ligação à internet estável;
  • Câmara e microfone funcionais para permitir a interação com o formador e os colegas;
  • Acesso à plataforma Zoom para acompanhamento das sessões em tempo real;
  • Acesso à plataforma Moodle para consulta de materiais e realização de atividades assíncronas.

O formador deverá dispor de um computador com acesso à internet, sistema de som e câmara de boa qualidade para assegurar a comunicação eficaz com os formandos.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento

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