Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Será dada prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. O curso é direcionado a profissionais que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre os fatores psicossociais no contexto laboral, assim como medidas de prevenção e intervenção relacionadas com o stress e o erro humano no trabalho.
Dotar os formandos de conhecimentos e competências para avaliar os fatores psicossociais no trabalho, compreender a importância da intervenção psicossocial em situações de alteração organizacional e individual, e aplicar medidas preventivas que favoreçam o controlo do stress e do erro humano.
CD1 – Identificar corretamente os métodos e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais no trabalho.
CD2 – Explicar com clareza a importância da intervenção psicossocial no contexto organizacional e individual.
CD3 – Descrever os fatores de risco do stress e do erro humano e as suas implicações no trabalho.
CD4 – Demonstrar a aplicação de medidas preventivas eficazes para minimizar os impactos do stress e do erro humano no ambiente laboral.
A competência adquirida neste curso será aplicada no contexto laboral, em funções relacionadas com a gestão de pessoas, segurança e saúde no trabalho, psicologia organizacional, recursos humanos ou qualquer outra atividade que envolva a identificação e mitigação de fatores psicossociais no ambiente de trabalho.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1.Metodologia e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais | 2 | 1 |
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2.Intervenção psicossocial | 5 | 0.5 |
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2.1.Alterações na organização do trabalho | 2 | 0 |
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2.2.Alterações no indivíduo | 3 | 0.5 |
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3.Stress | 6 | 2.5 |
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3.1.Conceito | 1 | 0 |
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3.2.Fatores de risco | 1 | 0.5 |
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3.3.Avaliação do risco | 1 | 0.5 |
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3.4.Consequências | 1 | 0.5 |
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3.5.Medidas preventivas | 2 | 1 |
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4.Erro humano | 6 | 2 |
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4.1.Conceito | 1 | 0 |
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4.2.Causas e consequências | 2 | 1 |
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4.3.Medidas preventivas | 3 | 1 |
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TOTAIS | 19 | 6 |
|
| 25 Horas |
Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM
Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica para aferir o nível de conhecimento prévio dos formandos sobre os fatores psicossociais no trabalho.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a nota final. Será baseada na observação da participação dos formandos em debates, estudos de caso e atividades de grupo.
Critérios de avaliação formativa:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
No final do curso, será aplicado um teste escrito para avaliar a aquisição global das competências, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20.
CD1: Identificar corretamente os métodos e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais no trabalho.
CD2: Explicar com clareza a importância da intervenção psicossocial no contexto organizacional e individual.
CD3: Descrever os fatores de risco do stress e do erro humano e as suas implicações no trabalho.
CD4: Demonstrar a aplicação de medidas preventivas eficazes para minimizar os impactos do stress e do erro humano no ambiente laboral.
Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Tem como objetivo analisar a percepção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspectiva do formador.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Sendo uma formação online, os formandos devem garantir que dispõem dos seguintes recursos mínimos para participação:
O formador deverá dispor de um computador com acesso à internet, sistema de som e câmara de boa qualidade para assegurar a comunicação eficaz com os formandos.