EUFCD (5431) - Importância, objetivos e fundamentos de Segurança e Saúde no Trabalho

EUFCD (5431) - Importância, objetivos e fundamentos de Segurança e Saúde no Trabalho

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que já atuem ou pretendam vir a atuar na área da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), nomeadamente no contexto da responsabilidade social empresarial e cumprimento legal nas organizações. Os participantes devem possuir habilitações mínimas equivalentes ao 9.º ano de escolaridade. Será dada prioridade a candidatos com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Compreender a importância da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), os seus objetivos e fundamentos no quadro do ordenamento jurídico, reconhecendo a sua aplicação prática nas organizações e o impacto na proteção dos trabalhadores, da comunidade e do meio ambiente.

CD1. Descrever o papel da SST na proteção dos trabalhadores e do ambiente;

CD2. Identificar corretamente os objetivos sociais, económicos e humanos da SST;

CD3. Distinguir os conceitos técnicos fundamentais da SST;

CD4. Reconhecer a importância dos sindicatos e das entidades sociais nos processos de SST;

CD5. Compreender o enquadramento legal e institucional da SST em Portugal.

As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas no contexto organizacional, em ambientes empresariais onde se pretende promover e implementar sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho, respeitando os normativos legais e contribuindo para a responsabilidade social corporativa.

Conteúdo

T

PS

PCT

1.A SST e a defesa do trabalhador, da comunidade e do meio ambiente

4

1

 

2.Objetivos da SST – objetivos humanos, sociais e económicos

4

1

 

3.Conceitos básicos da SST

8

4

 

3.1.Posto de Trabalho

1

0.5

 

3.2.Tarefa

1

0.5

 

3.3.Risco e perigo

2

1

 

3.4.Acidente de trabalho

2

1

 

3.5.Doença profissional

2

1

 

4.A participação dos Sindicatos na SST, Acordo Económico e Social e Acordo Específico SST, a ação do Conselho Económico e Social

3

1

 

TOTAIS

 19

 

 

25 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

a distância, em sala virtual.

1. Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo. Esta avaliação consistirá numa discussão orientada para explorar perceções iniciais dos formandos sobre os riscos profissionais e o papel da SST.

2. Avaliação Formativa

A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação, com os seguintes critérios de avaliação:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões: O formador observará a qualidade e relevância das intervenções nas sessões teóricas e nas atividades em grupo.
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas: Avaliação da capacidade dos formandos em integrar os conceitos abordados na resolução de pequenos estudos de caso ou exercícios em sala.
  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões: Observação contínua da evolução do desempenho dos formandos nas atividades.

3. Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, para avaliar a aquisição global das competências. O teste integrará questões de escolha múltipla, verdadeiro/falso e perguntas de desenvolvimento curto, organizadas segundo os critérios de êxito definidos. A avaliação será organizada da seguinte forma:

  • CD1: Descrever o papel da SST na proteção dos trabalhadores e do ambiente
    • Metodologia: Resposta escrita a questões de desenvolvimento que solicitem a explicação do papel da SST com base em cenários-problema.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD2: Identificar corretamente os objetivos sociais, económicos e humanos da SST
    • Metodologia: Questões de correspondência e escolha múltipla sobre os diferentes tipos de objetivos da SST.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD3: Distinguir os conceitos técnicos fundamentais da SST
    • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso e escolha múltipla sobre os conceitos de risco, perigo, acidente de trabalho, doença profissional, posto de trabalho e tarefa.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD4: Reconhecer a importância dos sindicatos e das entidades sociais nos processos de SST
    • Metodologia: Resposta escrita a questões de desenvolvimento que abordem a articulação dos sindicatos e o papel do Conselho Económico e Social.
    • Ponderação: 20%
    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
  • CD5: Compreender o enquadramento legal e institucional da SST em Portugal
    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e verdadeiro/falso sobre a legislação e entidades responsáveis pela SST.
    • Ponderação: 20%

Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

Avaliação comportamental:

No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

·         adaptação a nova tarefa

o    Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

o    Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

·         Motivação

o    Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

o    Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

·         Participação

o    Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

o    Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

·         trabalho em equipa

o    Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

o    Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

·         relacionamento interpessoal

o    Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

o    Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

·         aquisição e aplicação de conhecimentos

o    Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

o    Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

·         mobilização de competências

o    Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

o    Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

·         assiduidade

o    Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

-  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

o    Pontualidade

-  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

-  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

Avaliação do processo formativo

·         Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

·         Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

·         Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Plataforma digital: Plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  • Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
  • Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
  • Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
  • Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
  • Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
  • A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

Para as sessões síncronas realizadas a distância, os formandos devem dispor de acesso à internet, computador com câmara e microfone, e ambiente adequado para assistir às sessões. O formador deve dispor de computador com ligação à internet estável, sistema de som, câmara de vídeo e acesso à plataforma Zoom para a realização das sessões.


Manual Funcionamento PDF

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