Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que já atuem ou pretendam vir a atuar na área da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), nomeadamente no contexto da responsabilidade social empresarial e cumprimento legal nas organizações. Os participantes devem possuir habilitações mínimas equivalentes ao 9.º ano de escolaridade. Será dada prioridade a candidatos com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
Compreender a importância da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), os seus objetivos e fundamentos no quadro do ordenamento jurídico, reconhecendo a sua aplicação prática nas organizações e o impacto na proteção dos trabalhadores, da comunidade e do meio ambiente.
CD1. Descrever o papel da SST na proteção dos trabalhadores e do ambiente;
CD2. Identificar corretamente os objetivos sociais, económicos e humanos da SST;
CD3. Distinguir os conceitos técnicos fundamentais da SST;
CD4. Reconhecer a importância dos sindicatos e das entidades sociais nos processos de SST;
CD5. Compreender o enquadramento legal e institucional da SST em Portugal.
As competências desenvolvidas neste curso serão aplicadas no contexto organizacional, em ambientes empresariais onde se pretende promover e implementar sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho, respeitando os normativos legais e contribuindo para a responsabilidade social corporativa.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1.A SST e a defesa do trabalhador, da comunidade e do meio ambiente | 4 | 1 |
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2.Objetivos da SST – objetivos humanos, sociais e económicos | 4 | 1 |
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3.Conceitos básicos da SST | 8 | 4 |
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3.1.Posto de Trabalho | 1 | 0.5 |
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3.2.Tarefa | 1 | 0.5 |
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3.3.Risco e perigo | 2 | 1 |
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3.4.Acidente de trabalho | 2 | 1 |
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3.5.Doença profissional | 2 | 1 |
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4.A participação dos Sindicatos na SST, Acordo Económico e Social e Acordo Específico SST, a ação do Conselho Económico e Social | 3 | 1 |
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TOTAIS | 19 | 6 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
a distância, em sala virtual.
1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo. Esta avaliação consistirá numa discussão orientada para explorar perceções iniciais dos formandos sobre os riscos profissionais e o papel da SST.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação, com os seguintes critérios de avaliação:
3. Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, para avaliar a aquisição global das competências. O teste integrará questões de escolha múltipla, verdadeiro/falso e perguntas de desenvolvimento curto, organizadas segundo os critérios de êxito definidos. A avaliação será organizada da seguinte forma:
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
· adaptação a nova tarefa
o Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
o Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
· Motivação
o Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
o Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
· Participação
o Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
o Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
· trabalho em equipa
o Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
o Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
· relacionamento interpessoal
o Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
o Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
· aquisição e aplicação de conhecimentos
o Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
o Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
· mobilização de competências
o Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
o Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
· assiduidade
o Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Plataforma digital: Plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Para as sessões síncronas realizadas a distância, os formandos devem dispor de acesso à internet, computador com câmara e microfone, e ambiente adequado para assistir às sessões. O formador deve dispor de computador com ligação à internet estável, sistema de som, câmara de vídeo e acesso à plataforma Zoom para a realização das sessões.