EUFCD (5432) - Segurança e Saúde no Trabalho - identificação, avaliação e prevenção dos riscos

EUFCD (5432) - Segurança e Saúde no Trabalho - identificação, avaliação e prevenção dos riscos

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. São prioritários os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir ou reforçar competências para identificar, avaliar e agir na prevenção de riscos de trabalho em diferentes contextos laborais, com enfoque na promoção da segurança e saúde no trabalho.

Capacitar os formandos para identificar, avaliar e atuar de forma eficaz na prevenção dos riscos de trabalho, através da aplicação de metodologias e técnicas específicas no âmbito da segurança e saúde no trabalho.

  • CD1: O formando identifica corretamente os diferentes tipos de riscos psicossociais e os enquadra no contexto laboral.

  • CD2: O formando demonstra capacidade de aplicar metodologias de avaliação de riscos ajustadas ao setor de atividade ou tipo de risco.

  • CD3: O formando seleciona e utiliza adequadamente técnicas de identificação de perigos na fase de conceção.

  • CD4: O formando elabora um plano de prevenção com base nas normas e boas práticas da SST.

  • CD5: O formando reconhece corretamente o papel dos organismos fiscalizadores e os órgãos de consulta dos trabalhadores.

As competências adquiridas serão aplicadas em contextos laborais diversos, nomeadamente em ambientes de trabalho onde seja necessário implementar medidas de prevenção de riscos profissionais, desenvolver práticas de segurança e saúde no trabalho e colaborar com entidades fiscalizadoras e representantes dos trabalhadores. O curso é especialmente útil para profissionais com responsabilidades na área da SST, ou que pretendam adquirir competências de base nesta área.

Conteúdo

T

PS

PCT

1.Metodologia e técnicas de avaliação dos fatores psicossociais

5

2

 

1.1. Avaliação de riscos – técnicas e mapa de riscos

1,5

1

 

1.2. Processo de avaliação de riscos - conceitos e a terminologia

1

 

 

1.3. Metodologias de avaliação dos riscos

2,5

1

 

1.3.1. Por setor de actividade

0.50

 

 

1.3.2. Por tipo de risco

0.50

 

 

1.3.3. Por profissão

0.50

 

 

1.3.4. Por operação

0.50

 

 

1.3.5. Por componente material do trabalho

0.50

 

 

2. Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de concepção

9

2

 

2.1. Metodologias e técnicas de identificação de perigos

1

1

 

2.1.1. Observação directa

1

 

 

2.1.2. Entrevistas

0,50

 

 

2.1.3. Consulta dos trabalhadores

1

 

 

2.1.4. Informação técnica especializada

1

 

 

2.1.5. Listas de matérias-primas

0,50

 

 

2.1.6. Produtos intermédios

0,50

 

 

2.1.7. Subprodutos

0,50

 

 

2.1.8. Resíduos e produtos finais

0,50

 

 

2.1.9. Rotulagem e fichas de segurança de produtos químicos

1

 

 

2.1.10. Listas de absentismo

0,50

 

 

2.1.11. Investigação de acidentes e incidentes

1

1

 

3. Planos específicos de prevenção de riscos

5

2

 

3.1. Modelos de gestão da prevenção

1

0,5

 

3.2. Medicina do Trabalho

1

 

 

3.3. Planos de prevenção

1

1

 

3.4. Competências dos organismos fiscalizadores e de prevenção de riscos profissionais

1

0,5

 

3.5. Órgãos de consulta e participação dos trabalhadores no âmbito da prevenção de riscos profissionais

1

 

 

TOTAIS

19

6

 

 

25 Horas

Online síncrona (plataforma Zoom)

Avaliação das Aprendizagens

Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo. Esta avaliação poderá consistir em:

  • Questionário de resposta múltipla sobre os conhecimentos prévios em SST;

  • Discussão inicial com levantamento de experiências anteriores;

  • Análise de um pequeno estudo de caso com identificação preliminar de riscos.

Avaliação Formativa

A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na:

  • Observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas;

  • Participação ativa nas discussões em grupo e simulações;

  • Envolvimento nas reflexões sobre práticas preventivas.

Critérios:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;

  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;

  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


Avaliação de Medição

No final do curso, será aplicado um teste escrito individual, com ponderação de 100%, numa escala de 0-20 valores. Este instrumento de avaliação visa aferir a aquisição global das competências e será construído com base em perguntas de escolha múltipla, verdadeiro/falso. Os critérios de avaliação são os seguintes:


CD1: O formando identifica corretamente os diferentes tipos de riscos psicossociais e os enquadra no contexto laboral.

  • Metodologia: Resposta a questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso, que envolvem a identificação de riscos psicossociais em diferentes contextos laborais.

  • Ponderação: 20%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores


CD2: O formando demonstra capacidade de aplicar metodologias de avaliação de riscos ajustadas ao setor de atividade ou tipo de risco.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre seleção adequada de metodologias de avaliação em diferentes cenários (ex.: indústria, serviços, construção).

  • Ponderação: 20%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores


CD3: O formando seleciona e utiliza adequadamente técnicas de identificação de perigos na fase de conceção.

  • Metodologia: Perguntas de verdadeiro/falso ou escolha múltipla sobre as técnicas de identificação de perigos (ex.: observação direta, listas de absentismo, fichas de segurança).

  • Ponderação: 15%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores


CD4: O formando elabora um plano de prevenção com base nas normas e boas práticas da SST.

  • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso centradas em componentes de um plano de prevenção e na sua articulação com modelos de gestão e normas de SST.

  • Ponderação: 25%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores


CD5: O formando reconhece corretamente o papel dos organismos fiscalizadores e os órgãos de consulta dos trabalhadores.

  • Metodologia: Questões de verdadeiro/falso ou escolha múltipla relativas às competências da ACT, ASAE, Autoridade Sanitária e aos mecanismos de consulta dos trabalhadores (ex.: Comissão de Segurança e Saúde).

  • Ponderação: 10%

  • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores


  • Avaliação comportamental:


    No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    o   adaptação a nova tarefa

    -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

    o   Motivação

    -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    o   Participação

    -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

    o   trabalho em equipa

    -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

    o   relacionamento interpessoal

    -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

    o   aquisição e aplicação de conhecimentos

    -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

    o   mobilização de competências

    -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

    o   assiduidade

    -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

    o   Pontualidade

    -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

    Avaliação do processo formativo

    ·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    ·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    ·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.





Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.

  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:

  1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;

  2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;

  3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;

  4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;

  5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

Espaço virtual de formação (via Zoom):
A formação realiza-se integralmente online em ambiente síncrono. O acesso à plataforma Zoom deve garantir:

  • Estabilidade e qualidade da ligação à internet;

  • Funcionalidade para partilha de ecrã, som e vídeo;

  • Possibilidade de interação entre formandos e formador em tempo real;

  • Acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.

Equipamentos necessários (por parte do formador):

  • Computador com acesso à internet;

  • Câmara e microfone funcionais;

  • Sistema de som adequado;

  • Quadro branco digital ou funcionalidade de anotação partilhada (Zoom ou ferramentas complementares).


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