Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, os participantes devem possuir habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Dá-se prioridade a formandos com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. O curso é dirigido a quem pretenda adquirir ou aprofundar conhecimentos na área da gestão de recursos humanos. O público-alvo inclui profissionais que já trabalham na área e procuram atualizar competências, bem como indivíduos que pretendem iniciar uma carreira nesta área.
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de compreender e aplicar os principais modelos, estratégias e ferramentas de gestão de recursos humanos, utilizando instrumentos adequados para a integração, manutenção, desenvolvimento e avaliação dos recursos humanos nas organizações.
As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em ambientes organizacionais e empresariais, nomeadamente em departamentos de recursos humanos, consultoria e gestão de equipas. Os formandos poderão utilizar os conhecimentos adquiridos para desempenhar funções de gestão de pessoas, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e desenvolvimento organizacional, assegurando conformidade com a legislação e promovendo boas práticas de gestão.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Fundamentos da gestão de recursos humanos | 5 | 0 |
|
2. Principais modelos e estratégias de gestão de recursos humanos (GRH) | 4 | 1 |
|
3. Integração de recursos humanos | 5 | 2 |
|
3.1. Análise e descrição de funções e planeamento de recursos | 3 | 1 |
|
3.2. Recrutamento, seleção e contratação | 2 | 1 |
|
4. Manutenção e desenvolvimento de recursos humanos | 10 | 3 |
|
4.1. Formação e desenvolvimento | 3 | 1 |
|
4.2. Gestão de carreiras | 3 | 1 |
|
4.3. Desenvolvimento, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento | 4 | 1 |
|
5. Avaliação e controlo de resultados | 6 | 1 |
|
5.1. Avaliação de desempenho | 3 | 0,5 |
|
5.2. Sistemas de recompensas | 2 | 0,5 |
|
6. Práticas de gestão de recursos humanos | 5 | 2 |
|
7. Fundamentos de legislação laboral | 5 | 1 |
|
TOTAIS | 40 | 10 |
|
| 50 Horas |
Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM
Avaliação das Aprendizagens
1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal para determinar o nível inicial de conhecimento dos formandos sobre os principais conceitos da gestão de recursos humanos.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a nota final. Será baseada na observação da participação dos formandos em debates, estudos de caso e atividades de grupo.
Critérios de avaliação formativa:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste de escolha múltipla ou verdadeiro/falso para avaliar a aquisição global das competências trabalhadas ao longo do curso. Este teste terá uma ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20. valores
Critérios de Avaliação Específicos:
CD1: Identificar corretamente os principais modelos e estratégias da gestão de recursos humanos, demonstrando conhecimento teórico e prático.
CD2: Aplicar ferramentas adequadas para análise e descrição de funções, demonstrando precisão e coerência.
CD3: Explicar corretamente os processos de recrutamento, seleção e contratação, relacionando-os com a legislação laboral aplicável.
CD4: Desenvolver estratégias de formação e desenvolvimento de recursos humanos alinhadas com as necessidades organizacionais.
CD5: Implementar modelos de avaliação de desempenho de forma objetiva e alinhada com os objetivos organizacionais.
CD6: Identificar e justificar a aplicação de sistemas de recompensas como fator motivacional.
CD7: Demonstrar compreensão e aplicação correta da legislação laboral no contexto da gestão de recursos humanos.
Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Tem como objetivo analisar a percepção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspectiva do formador.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Sendo uma formação online, os formandos devem garantir que dispõem dos seguintes recursos mínimos para participação:
O formador deverá dispor de um computador com acesso à internet, sistema de som e câmara de boa qualidade para assegurar a comunicação eficaz com os formandos.