EUFCD (5438) - Gestão integrada de recursos humanos

EUFCD (5438) - Gestão integrada de recursos humanos

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, os participantes devem possuir habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Dá-se prioridade a formandos com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. O curso é dirigido a quem pretenda adquirir ou aprofundar conhecimentos na área da gestão de recursos humanos. O público-alvo inclui profissionais que já trabalham na área e procuram atualizar competências, bem como indivíduos que pretendem iniciar uma carreira nesta área.


No final da formação, os formandos deverão ser capazes de compreender e aplicar os principais modelos, estratégias e ferramentas de gestão de recursos humanos, utilizando instrumentos adequados para a integração, manutenção, desenvolvimento e avaliação dos recursos humanos nas organizações.

  • CD1. Identificar corretamente os principais modelos e estratégias da gestão de recursos humanos, demonstrando conhecimento teórico e prático.
  • CD2. Aplicar ferramentas adequadas para análise e descrição de funções, demonstrando precisão e coerência.
  • CD3. Explicar corretamente os processos de recrutamento, seleção e contratação, relacionando-os com a legislação laboral aplicável.
  • CD4. Desenvolver estratégias de formação e desenvolvimento de recursos humanos alinhadas com as necessidades organizacionais.
  • CD5. Implementar modelos de avaliação de desempenho de forma objetiva e alinhada com os objetivos organizacionais.
  • CD6. Identificar e justificar a aplicação de sistemas de recompensas como fator motivacional.
  • CD7. Demonstrar compreensão e aplicação correta da legislação laboral no contexto da gestão de recursos humanos
  • As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em ambientes organizacionais e empresariais, nomeadamente em departamentos de recursos humanos, consultoria e gestão de equipas. Os formandos poderão utilizar os conhecimentos adquiridos para desempenhar funções de gestão de pessoas, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e desenvolvimento organizacional, assegurando conformidade com a legislação e promovendo boas práticas de gestão.

    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. Fundamentos da gestão de recursos humanos

    5

    0

     

    2. Principais modelos e estratégias de gestão de recursos humanos (GRH)

    4

    1

     

    3. Integração de recursos humanos

    5

    2

     

    3.1. Análise e descrição de funções e planeamento de recursos

    3

    1

     

    3.2. Recrutamento, seleção e contratação

    2

    1

     

    4. Manutenção e desenvolvimento de recursos humanos

    10

    3

     

    4.1. Formação e desenvolvimento

    3

    1

     

    4.2. Gestão de carreiras

    3

    1

     

    4.3. Desenvolvimento, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento

    4

    1

     

    5. Avaliação e controlo de resultados

    6

    1

     

    5.1. Avaliação de desempenho

    3

    0,5

     

    5.2. Sistemas de recompensas

    2

    0,5

     

    6. Práticas de gestão de recursos humanos

    5

    2

     

    7. Fundamentos de legislação laboral

    5

    1

     

    TOTAIS

    40

    10

     

     

    50 Horas

    Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM

    Avaliação das Aprendizagens

    1. Avaliação Diagnóstica
    No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal para determinar o nível inicial de conhecimento dos formandos sobre os principais conceitos da gestão de recursos humanos.

    Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

    2. Avaliação Formativa
    A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a nota final. Será baseada na observação da participação dos formandos em debates, estudos de caso e atividades de grupo.

    Critérios de avaliação formativa:

    • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as discussões e exercícios práticos;
    • Aplicação correta dos conceitos teóricos em estudos de caso e análise de cenários;
    • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo das sessões.

    Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

    3. Avaliação de Medição (Sumativa)
    No final do curso, será aplicado um teste de escolha múltipla ou verdadeiro/falso para avaliar a aquisição global das competências trabalhadas ao longo do curso. Este teste terá uma ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20. valores  

    Critérios de Avaliação Específicos:

    • CD1: Identificar corretamente os principais modelos e estratégias da gestão de recursos humanos, demonstrando conhecimento teórico e prático.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre modelos e estratégias de gestão de recursos humanos.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
    • CD2: Aplicar ferramentas adequadas para análise e descrição de funções, demonstrando precisão e coerência.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre metodologias de análise e descrição de funções.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
    • CD3: Explicar corretamente os processos de recrutamento, seleção e contratação, relacionando-os com a legislação laboral aplicável.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre as etapas do recrutamento, seleção e contratação, bem como sua relação com a legislação laboral.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
    • CD4: Desenvolver estratégias de formação e desenvolvimento de recursos humanos alinhadas com as necessidades organizacionais.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre estratégias de formação e desenvolvimento organizacional.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
    • CD5: Implementar modelos de avaliação de desempenho de forma objetiva e alinhada com os objetivos organizacionais.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre modelos de avaliação de desempenho e sua adequação aos objetivos organizacionais.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
    • CD6: Identificar e justificar a aplicação de sistemas de recompensas como fator motivacional.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre sistemas de recompensas e sua relação com a motivação dos colaboradores.
      • Ponderação: 10%
      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
    • CD7: Demonstrar compreensão e aplicação correta da legislação laboral no contexto da gestão de recursos humanos.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou verdadeiro/falso sobre os principais conceitos e aplicações da legislação laboral.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

    Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    • Adaptação a nova tarefa

    -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

    • Motivação

    -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    • Participação

    -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

    • Trabalho em equipa

    -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

    • Relacionamento interpessoal

    -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

    • Aquisição e aplicação de conhecimentos

    -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

    • Mobilização de competências

    -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

    • Assiduidade

    -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

    • Pontualidade

    -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

    Avaliação do processo formativo

    • Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    • Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a percepção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspectiva do formador.

    • Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.


    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:

    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos:

    • Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, e fóruns de discussão, designadamente:
    • Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    • Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios e análise de casos. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    • Fóruns de discussão e Q&A: Espaço dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    • Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    Sendo uma formação online, os formandos devem garantir que dispõem dos seguintes recursos mínimos para participação:

    • Computador ou dispositivo móvel com ligação à internet estável;
    • Câmara e microfone funcionais para permitir a interação com o formador e os colegas;
    • Acesso à plataforma Zoom para acompanhamento das sessões em tempo real;
    • Acesso à plataforma Moodle para consulta de materiais e realização de atividades assíncronas.

    O formador deverá dispor de um computador com acesso à internet, sistema de som e câmara de boa qualidade para assegurar a comunicação eficaz com os formandos.


    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento

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