Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, os participantes devem possuir habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Dá-se prioridade a formandos com um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. O curso é dirigido a quem pretenda adquirir ou aprofundar conhecimentos na área da gestão de recursos humanos. O público-alvo inclui profissionais que já trabalham na área e procuram atualizar competências, bem como indivíduos que pretendem iniciar uma carreira nesta área.
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de compreender e aplicar os principais modelos, estratégias e ferramentas de gestão de recursos humanos, utilizando instrumentos adequados para a integração, manutenção, desenvolvimento e avaliação dos recursos humanos nas organizações.
1. Fundamentos da gestão de recursos humanos
2. Principais modelos e estratégias de gestão de recursos humanos (GRH)
3. Integração de recursos humanos
3.1. Análise e descrição de funções e planeamento de recursos
3.2. Recrutamento, seleção e contratação
4. Manutenção e desenvolvimento de recursos humanos
4.1. Formação e desenvolvimento
4.2. Gestão de carreiras
4.3. Desenvolvimento, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento
5. Avaliação e controlo de resultados
5.1. Avaliação de desempenho
5.2. Sistemas de recompensas
6. Práticas de gestão de recursos humanos
7. Fundamentos de legislação laboral
As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em ambientes organizacionais e empresariais, nomeadamente em departamentos de recursos humanos, consultoria e gestão de equipas. Os formandos poderão utilizar os conhecimentos adquiridos para desempenhar funções de gestão de pessoas, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e desenvolvimento organizacional, assegurando conformidade com a legislação e promovendo boas práticas de gestão.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Fundamentos da gestão de recursos humanos | 5 | 0 |
|
2. Principais modelos e estratégias de gestão de recursos humanos (GRH) | 4 | 1 |
|
3. Integração de recursos humanos | 5 | 2 |
|
3.1. Análise e descrição de funções e planeamento de recursos | 3 | 1 |
|
3.2. Recrutamento, seleção e contratação | 2 | 1 |
|
4. Manutenção e desenvolvimento de recursos humanos | 10 | 3 |
|
4.1. Formação e desenvolvimento | 3 | 1 |
|
4.2. Gestão de carreiras | 3 | 1 |
|
4.3. Desenvolvimento, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento | 4 | 1 |
|
5. Avaliação e controlo de resultados | 6 | 1 |
|
5.1. Avaliação de desempenho | 3 | 0,5 |
|
5.2. Sistemas de recompensas | 2 | 0,5 |
|
6. Práticas de gestão de recursos humanos | 5 | 2 |
|
7. Fundamentos de legislação laboral | 5 | 1 |
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TOTAIS | 40 | 10 |
|
| 50 Horas |
Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM
Avaliação das Aprendizagens
1. Avaliação Diagnóstica
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal para determinar o nível inicial de conhecimento dos formandos sobre os principais conceitos da gestão de recursos humanos.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a nota final. Será baseada na observação da participação dos formandos em debates, estudos de caso e atividades de grupo.
Critérios de avaliação formativa:
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa)
No final do curso, será aplicado um teste de escolha múltipla ou verdadeiro/falso para avaliar a aquisição global das competências trabalhadas ao longo do curso. Este teste terá uma ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20. valores
Critérios de Avaliação Específicos:
CD1: Identificar corretamente os principais modelos e estratégias da gestão de recursos humanos, demonstrando conhecimento teórico e prático.
CD2: Aplicar ferramentas adequadas para análise e descrição de funções, demonstrando precisão e coerência.
CD3: Explicar corretamente os processos de recrutamento, seleção e contratação, relacionando-os com a legislação laboral aplicável.
CD4: Desenvolver estratégias de formação e desenvolvimento de recursos humanos alinhadas com as necessidades organizacionais.
CD5: Implementar modelos de avaliação de desempenho de forma objetiva e alinhada com os objetivos organizacionais.
CD6: Identificar e justificar a aplicação de sistemas de recompensas como fator motivacional.
CD7: Demonstrar compreensão e aplicação correta da legislação laboral no contexto da gestão de recursos humanos.
Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Tem como objetivo analisar a percepção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspectiva do formador.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Sendo uma formação online, os formandos devem garantir que dispõem dos seguintes recursos mínimos para participação:
O formador deverá dispor de um computador com acesso à internet, sistema de som e câmara de boa qualidade para assegurar a comunicação eficaz com os formandos.