Gratuito
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. É dirigido a profissionais de diversas áreas que pretendam melhorar as suas competências de comunicação interpessoal e assertividade, nomeadamente colaboradores de equipas de trabalho, gestores, técnicos de recursos humanos, comerciais e qualquer profissional que necessite de aperfeiçoar a comunicação eficaz no seu contexto profissional.
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de compreender e aplicar os princípios fundamentais da comunicação interpessoal, identificar os fatores que influenciam a comunicação eficaz e desenvolver competências de assertividade para melhorar as suas interações no contexto profissional e pessoal.
A competência adquirida nesta formação será aplicada em contextos profissionais e pessoais onde a comunicação eficaz e a assertividade sejam fatores críticos para o sucesso das interações. Os formandos poderão utilizar estas competências para melhorar as suas relações interpessoais, dinamizar equipas de trabalho, gerir conflitos e comunicar de forma mais eficiente em diferentes situações.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Comunicação interpessoal | 10 | 5 |
|
1.1 Elementos básicos do processo comunicacional | 3 | 1 |
|
1.2 Determinantes da comunicação eficaz | 2 | 1 |
|
1.3 Estilos comunicacionais | 2 | 1 |
|
1.4 A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho | 3 | 2 |
|
2. Estilos de comportamento e comportamento assertivo | 8 | 2 |
|
2.1 Estilos típicos de comportamento | 2 | 0,5 |
|
2.2 Dimensões do comportamento assertivo | 2 | 0,5 |
|
2.3 Componente emocional da assertividade | 2 | 0,5 |
|
2.4 Desenvolvimento da assertividade | 2 | 0,5 |
|
TOTAIS | 18 | 7 |
|
| 25 Horas |
Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM
Avaliação das Aprendizagens
1. Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal para determinar o nível inicial de conhecimento dos formandos sobre a comunicação interpessoal e os seus conceitos. Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na participação nas discussões em grupo e reflexões.
Tem como critérios:
3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0-20, para avaliar a aquisição das competências desenvolvidas. O teste incluirá questões de escolha múltipla e verdadeiro ou falso abordando os seguintes critérios:
CD1: O formando identifica corretamente os elementos básicos do processo comunicacional e explica a sua função.
CD2: O formando distingue os diferentes estilos comunicacionais e analisa os seus impactos nas interações interpessoais.
CD3: O formando identifica e explica os fatores determinantes para a eficácia da comunicação.
CD4: O formando demonstra compreensão sobre a importância da comunicação eficaz para a dinamização de equipas.
CD6: O formando analisa a componente emocional da assertividade e propõe estratégias para o seu desenvolvimento.
Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
Equipamentos necessários para formandos e formador: