EUFCD (5440) - comunicação interpessoal e assertividade

EUFCD (5440) - comunicação interpessoal e assertividade

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano. Prioriza-se os participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. É dirigido a profissionais de diversas áreas que pretendam melhorar as suas competências de comunicação interpessoal e assertividade, nomeadamente colaboradores de equipas de trabalho, gestores, técnicos de recursos humanos, comerciais e qualquer profissional que necessite de aperfeiçoar a comunicação eficaz no seu contexto profissional.

No final da formação, os formandos deverão ser capazes de compreender e aplicar os princípios fundamentais da comunicação interpessoal, identificar os fatores que influenciam a comunicação eficaz e desenvolver competências de assertividade para melhorar as suas interações no contexto profissional e pessoal.

  • CD1 – O formando identifica corretamente os elementos básicos do processo comunicacional e explica a sua função.
  • CD2 – O formando distingue os diferentes estilos comunicacionais e analisa os seus impactos nas interações interpessoais.
  • CD3 – O formando identifica e explica os fatores determinantes para a eficácia da comunicação.
  • CD4 – O formando demonstra compreensão sobre a importância da comunicação eficaz para a dinamização de equipas.
  • CD5 – O formando diferencia os estilos de comportamento e reconhece o impacto do comportamento assertivo nas relações interpessoais.
  • CD6 – O formando analisa a componente emocional da assertividade e propõe estratégias para o seu desenvolvimento.
  • CD7 – O formando demonstra capacidade de aplicar técnicas para o desenvolvimento da assertividade em diferentes contextos.
  • A competência adquirida nesta formação será aplicada em contextos profissionais e pessoais onde a comunicação eficaz e a assertividade sejam fatores críticos para o sucesso das interações. Os formandos poderão utilizar estas competências para melhorar as suas relações interpessoais, dinamizar equipas de trabalho, gerir conflitos e comunicar de forma mais eficiente em diferentes situações.

    Conteúdo

    T

    PS

    PCT

    1. Comunicação interpessoal

    10

    5

     

    1.1 Elementos básicos do processo comunicacional

    3

    1

     

    1.2 Determinantes da comunicação eficaz

    2

    1

     

    1.3 Estilos comunicacionais

    2

    1

     

    1.4 A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho

    3

    2

     

    2. Estilos de comportamento e comportamento assertivo

    8

    2

     

    2.1 Estilos típicos de comportamento

    2

    0,5

     

    2.2 Dimensões do comportamento assertivo

    2

    0,5

     

    2.3 Componente emocional da assertividade

    2

    0,5

     

    2.4 Desenvolvimento da assertividade

    2

    0,5

     

    TOTAIS

    18

    7

     

     

    25 Horas

    Formação a distância, em sala virtual, através de sessões síncronas desenvolvidas na plataforma ZOOM

    Avaliação das Aprendizagens

    1. Avaliação Diagnóstica:
    No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal para determinar o nível inicial de conhecimento dos formandos sobre a comunicação interpessoal e os seus conceitos. Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

    2. Avaliação Formativa:
    A avaliação formativa ocorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final. Esta avaliação será baseada na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas, bem como na participação nas discussões em grupo e reflexões.
    Tem como critérios:

    • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
    • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
    • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões. Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.

    3. Avaliação de Medição (Sumativa):
    No final do curso, será aplicado um teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0-20, para avaliar a aquisição das competências desenvolvidas. O teste incluirá questões de escolha múltipla e verdadeiro ou falso abordando os seguintes critérios:

    • CD1: O formando identifica corretamente os elementos básicos do processo comunicacional e explica a sua função.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou Verdadeiro/Falso sobre os principais elementos do processo comunicacional e as suas funções.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD2: O formando distingue os diferentes estilos comunicacionais e analisa os seus impactos nas interações interpessoais.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou Verdadeiro/Falso sobre a identificação dos estilos comunicacionais e a sua influência na comunicação interpessoal.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD3: O formando identifica e explica os fatores determinantes para a eficácia da comunicação.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou Verdadeiro/Falso que avaliam o conhecimento dos fatores que influenciam a eficácia da comunicação.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD4: O formando demonstra compreensão sobre a importância da comunicação eficaz para a dinamização de equipas.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou Verdadeiro/Falso sobre a relação entre comunicação eficaz e trabalho em equipa.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20
    • CD6: O formando analisa a componente emocional da assertividade e propõe estratégias para o seu desenvolvimento.

      • Metodologia: Questões de escolha múltipla ou Verdadeiro/Falso que avaliam a compreensão da relação entre assertividade e componente emocional.
      • Ponderação: 15%
      • Escala de Avaliação: 0-20

    Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    o   adaptação a nova tarefa

    -  Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    -  Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

    o   Motivação

    -  Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    -  Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    o   Participação

    -  Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    -  Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

    o   trabalho em equipa

    -  Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    -  Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

    o   relacionamento interpessoal

    -  Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    -  Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

    o   aquisição e aplicação de conhecimentos

    -  Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

    o   mobilização de competências

    -  Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    -  Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

    o   assiduidade

    -  Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    -  Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

    o   Pontualidade

    -  Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    -  Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

    Avaliação do processo formativo

    ·        Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    ·        Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    ·        Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

    Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.


     


    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal: O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos:
    Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, e fóruns de discussão, designadamente:

    1. Apresentações: As apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    2. Fichas de trabalho: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem questões de escolha múltipla ou Verdadeiro/Falso. Estas fichas serão utilizadas avaliar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.

    A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    Equipamentos necessários para formandos e formador:

    • Computador ou tablet com acesso à internet estável;
    • Câmara web e microfone funcionais;
    • Software Zoom instalado e atualizado;
    • Acesso à plataforma Moodle para consulta de materiais e participação em atividades assíncronas.

    Manual Funcionamento PDF

    Manual de Funcionamento

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