EUFCD (5443) - Língua inglesa - relações laborais - iniciação

EUFCD (5443) - Língua inglesa - relações laborais - iniciação

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que tenham o 9º ano de escolaridade completo, e que já atuem ou pretendam atuar em funções relacionadas com as relações laborais. É especialmente indicado para profissionais que necessitem adquirir competências linguísticas em inglês no contexto de negociação coletiva, direito do trabalho e comunicação institucional.

Reconhecer e produzir mensagens orais e escritas em língua inglesa relacionadas com a atividade profissional, nomeadamente em matéria de negociação coletiva, direito do trabalho e comunicação institucional.

CD1. O formando deve demonstrar a capacidade de compreender e utilizar vocabulário técnico em inglês.
CD2. O formando deve construir mensagens escritas e orais aplicando corretamente as regras gramaticais.
CD3. O formando deve interpretar corretamente textos em inglês relacionados com relações laborais.
CD4. O formando deve demonstrar fluência básica em interações simuladas em inglês.
CD5. O formando deve redigir mensagens institucionais simples com clareza e adequação.

As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em ambientes profissionais que exijam comunicação em inglês no âmbito das relações laborais, como negociações coletivas, redação de documentos institucionais e interações com parceiros internacionais.

Conteúdo

T

PS

PCT

Vocabulário específico às relações laborais em língua inglesa

10

4

 

Aquisição de estruturas gramaticais

3

4

 

Leitura e compreensão de textos

4

5

 

Exercícios orais e escritos

5

5

 

Jogos pedagógicos para desenvolvimento da oralidade

5

5

 

TOTAIS

27

23

 

 

50 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

A distância, em sala virtual na plataforma Zoom, através de sessões síncronas

Avaliação Diagnóstica

No início do curso, será realizada uma breve avaliação informal para determinar o nível inicial dos formandos. Esta avaliação será composta por:

  • Exercício de diagnóstico oral: apresentação simples (nome, função, objetivos) em inglês.

Objetivo: Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

Avaliação Formativa

A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a formação, com base na observação direta do desempenho dos formandos nas atividades propostas e na sua participação em discussões e exercícios práticos. Os critérios de avaliação são:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema: Durante simulações e atividades de grupo, os formandos serão avaliados pela sua capacidade de interagir em inglês, mesmo com erros.
  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em exercícios práticos: Observação do uso adequado do vocabulário técnico e das regras gramaticais.
  • Capacidade de incorporar feedback e mostrar progressos: Registo das melhorias na comunicação oral e escrita ao longo das sessões.

Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustar estratégias pedagógicas.

Avaliação de Medição (Sumativa)

No final do curso, será aplicado um teste com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20. A avaliação será estruturada com base nos critérios de êxito definidos:

  1. CD1: Compreensão e utilização de vocabulário técnico em inglês.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e correspondência (termo e definição).
    • Ponderação: 20%.
    • Escala de Avaliação: 0-20.
  2. CD2: Construção de mensagens escritas e orais aplicando regras gramaticais.

    • Metodologia: Redação de uma mensagem formal curta.
    • Ponderação: 25%.
    • Escala de Avaliação: 0-20.
  3. CD3: Interpretação de textos em inglês sobre relações laborais.

    • Metodologia: Análise e resposta a perguntas sobre um texto técnico em inglês.
    • Ponderação: 20%.
    • Escala de Avaliação: 0-20.
  4. CD4: Fluência básica em interações simuladas em inglês.

    • Metodologia: Participação numa simulação de diálogo sobre um tema laboral.
    • Ponderação: 15%.
    • Escala de Avaliação: 0-20.
  5. CD5: Redação de mensagens institucionais simples com clareza e adequação.

    • Metodologia: Produção de um e-mail formal sobre um tema laboral.
    • Ponderação: 20%.
    • Escala de Avaliação: 0-20.

    Avaliação comportamental: No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

    o   adaptação a nova tarefa

    1.      Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

    2.      Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

    o   Motivação

    1.      Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

    2.      Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

    o   Participação

    1.      Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

    2.      Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

    o   trabalho em equipa

    1.      Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

    2.      Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

    o   relacionamento interpessoal

    1.      Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

    2.      Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

    o   aquisição e aplicação de conhecimentos

    1.      Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

    2.      Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

    o   mobilização de competências

    1.      Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

    2.      Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem

    o   assiduidade

    1.      Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

    2.      Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

    o   Pontualidade

    1.      Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

    2.      Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

    A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

     

    Avaliação do processo formativo

    Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

    Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

    Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

    Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

    Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior. Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

    Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

    • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
    • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
      O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

    A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

    Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

    Estão previstos os seguintes recursos:

    1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
      1. Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
      2. Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
      3. Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
      4. Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
      5. Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
        A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

    Para as sessões síncronas realizadas a distância, os formandos devem dispor de acesso à internet, computador com câmara e microfone, e ambiente adequado para assistir às sessões. O formador deve dispor de computador com ligação à internet estável, sistema de som, câmara de vídeo e acesso à plataforma Zoom para a realização das sessões.


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