Gratuito
Preço
Horas
50.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, ativos no mercado de trabalho, que pretendam desenvolver competências de comunicação em língua inglesa aplicadas ao contexto das relações laborais. Os participantes devem possuir habilitações mínimas equivalentes ao 9.º ano de escolaridade. A participação é prioritariamente direcionada a indivíduos com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações.
Reconhecer e produzir mensagens orais e escritas em língua inglesa no âmbito das relações laborais, com especial enfoque em situações de negociação coletiva, comunicação institucional e aspetos relacionados com o direito do trabalho, utilizando vocabulário técnico e estruturas linguísticas adequadas ao contexto profissional.
CD1. Identifica corretamente termos técnicos relacionados com as relações laborais.
CD2. Utiliza estruturas gramaticais com correção em textos orais e escritos.
CD3. Demonstra capacidade de interpretação de documentos escritos em inglês
CD4. Redige comunicações institucionais com clareza e correção linguística.
CD5. Participa ativamente em simulações, utilizando linguagem adequada ao contexto profissional.
CD6. Demonstra melhoria progressiva na oralidade e na compreensão da língua inglesa em ambiente profissional.
As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos profissionais onde a comunicação com parceiros internacionais, elaboração de documentos em inglês ou participação em negociações com entidades externas em língua inglesa são frequentes. Os formandos poderão utilizar as competências desenvolvidas em ambientes institucionais, departamentos de recursos humanos, gabinetes de comunicação e em situações de negociação laboral.
Conteúdos programáticos e Carga horária
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. Vocabulário específico às relações laborais em língua inglesa | 8 | 0 |
|
2. Aquisição de estruturas gramaticais | 10 | 0 |
|
3. Leitura e compreensão de textos | 10 | 0 |
|
4. Exercícios escritos e orais | 4 | 4 |
|
5. Role-playing e simulações orientadas para contextos profissionais | 2 | 5 |
|
6. Jogos pedagógicos para desenvolvimento da oralidade | 2 | 5 |
|
| 36 | 14 |
|
| 50 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
Formação a distância, em ambiente virtual
1. Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, onde os formandos responderão a um questionário online ou participarão numa discussão em grupo para identificar os seus conhecimentos prévios
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa será contínua e adaptada ao modelo à distância, recorrendo às funcionalidades interativas do Zoom e do Moodle. Será baseada nos seguintes critérios:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante simulações, jogos e discussões síncronas (Zoom): Através da observação direta em sessões ao vivo, será valorizada a intervenção relevante e o uso adequado da língua inglesa em contexto profissional.
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas, realizadas através de fóruns, quizzes ou trabalhos no Moodle: O formador irá acompanhar as respostas e produções escritas dos formandos, avaliando a capacidade de aplicação dos conteúdos gramaticais e de vocabulário em contextos práticos.
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões: Serão tidas em conta as melhorias demonstradas entre os exercícios iniciais e finais, quer em intervenções orais no Zoom, quer em produções escritas no Moodle.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste escrito online na plataforma Moodle, com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores, uma vez que a formação é maioritariamente teórica.
Os critérios de êxito serão avaliados da seguinte forma:
CD1: Identifica corretamente termos técnicos relacionados com as relações laborais
Metodologia: Questionário de escolha múltipla e correspondência de termos na plataforma Moodle.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0-20
CD2: Utiliza estruturas gramaticais com correção em textos orais e escritos
Metodologia: Exercícios de completamento e correção de frases integrados no teste online.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20
CD3: Demonstra capacidade de interpretação de documentos escritos em inglês
Metodologia: Apresentação de excertos de textos técnicos no Moodle, com questões de interpretação.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0-20
CD4: Redige comunicações institucionais com clareza e correção linguística
Metodologia: Produção escrita no Moodle, simulando uma comunicação formal (ex: email profissional).
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20
CD5: Participa ativamente em simulações, utilizando linguagem adequada ao contexto profissional
Metodologia: Observação direta durante role-plays realizados em sessões Zoom, com base em guiões temáticos.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20
CD6: Demonstra melhoria progressiva na oralidade e na compreensão da língua inglesa em ambiente profissional
Metodologia: Análise comparativa de intervenções orais ao longo das sessões Zoom, com base em registos ou grelhas de observação preenchidas pelo formador.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0-20
4. Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são
Adaptação a nova tarefa
Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
Motivação
Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
Participação
Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
Trabalho em equipa
Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
Relacionamento interpessoal
Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
Aquisição e aplicação de conhecimentos
Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
Mobilização de competências
Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
Assiduidade
Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
Pontualidade
Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação será realizada integralmente a distância, através de uma plataforma de ensino virtual que permita a comunicação síncrona e assíncrona entre formador e formandos.
Requisitos tecnológicos para os formandos:
Equipamentos necessários para o formador: