EUFCD (5446) - Língua espanhola - relações laborais - iniciação

<?= $cur_Designacao; ?>

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Será dada prioridade a participantes com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3, que pretendam adquirir competências básicas na utilização da língua espanhola em contexto profissional, especialmente nas áreas de negociação coletiva, direito do trabalho e comunicação institucional.

Reconhecer e produzir mensagens orais e escritas em língua espanhola relacionadas com a atividade profissional, com enfoque em matéria de negociação coletiva, direito do trabalho e comunicação institucional.


  • CD1: O formando deve ser capaz de identificar e reproduzir corretamente os sons e entoações da língua espanhola em exercícios práticos.
  • CD2: O formando deve utilizar adequadamente o vocabulário técnico relacionado com as relações laborais em simulações orais e escritas.
  • CD3: O formando deve aplicar corretamente as estruturas gramaticais em textos simples e contextos profissionais simulados.
  • CD4: O formando deve demonstrar capacidade de interpretar textos escritos relacionados com as relações laborais em língua espanhola.
  • CD5: O formando deve realizar exercícios práticos que demonstrem a aplicação dos conhecimentos socioculturais adquiridos.

As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos profissionais onde a comunicação em língua espanhola seja relevante, como em negociações coletivas, interações com parceiros internacionais, elaboração de documentos ou e-mails institucionais, e em situações que exijam conhecimento da cultura e normas laborais espanholas.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. Fonética do espanhol

5

2

 

2. Vocabulário específico às relações laborais em língua espanhola

7

4

 

3. Aquisição de estruturas gramaticais

6

4

 

4. Leitura e compreensão de textos

4

4

 

5. Exercícios escritos e orais

5

3

 

6. Aspetos socioculturais (cultura, costumes, economia e política espanhola)

3

3

 

TOTAIS

30

20

 

 

50 Horas

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

Forma de organização da formação: A distância, com sessões 100% síncronas.

1. Avaliação Formativa:

A avaliação formativa será realizada de forma contínua ao longo da formação, através de atividades práticas e participações dos formandos, sem impacto na avaliação final.

  • Metodologia:
    • Observação direta do desempenho durante os exercícios orais, escritos e simulações práticas.
    • Análise da participação ativa nas discussões em grupo e atividades relacionadas com os aspetos socioculturais.
    • Feedback contínuo baseado nos progressos individuais.
  • Critérios de Avaliação Formativa:
    • Participação ativa e contributos durante as simulações e discussões relacionadas com relações laborais em língua espanhola.
    • Capacidade de reproduzir sons e entoações corretas na comunicação oral.
    • Utilização correta do vocabulário técnico nas atividades práticas.
    • Aplicação correta de estruturas gramaticais em exercícios escritos.
    • Capacidade de incorporar o feedback recebido e demonstrar progressos ao longo do curso.
  • Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos, ajustando as estratégias pedagógicas e promovendo a consolidação das aprendizagens.


2. Avaliação de Medição (Sumativa):

No final do curso, será aplicada uma prova escrita para medir as competências adquiridas, dado que o curso é maioritariamente teórico.

  • Instrumento: Teste escrito com ponderação de 100%, numa escala de 0 a 20 valores. O teste será dividido em cinco secções, correspondendo aos critérios de êxito:
    • CD1: Identificar e reproduzir corretamente sons e entoações da língua espanhola.

      • Metodologia: Análise da reprodução correta de frases e palavras através de perguntas de preenchimento e transcrição fonética.
      • Ponderação: 20%.
      • Escala de Avaliação: Escala de 0-20.
    • CD2: Utilizar adequadamente o vocabulário técnico relacionado com relações laborais.

      • Metodologia: Perguntas de correspondência e redação de frases curtas relacionadas com contextos laborais simulados.
      • Ponderação: 20%.
      • Escala de Avaliação: Escala de 0-20.
    • CD3: Aplicar corretamente as estruturas gramaticais em textos simples.

      • Metodologia: Exercícios de preenchimento de lacunas e construção de frases em contextos profissionais simulados.
      • Ponderação: 20%.
      • Escala de Avaliação: Escala de 0-20.
    • CD4: Demonstrar capacidade de interpretar textos escritos sobre relações laborais.

      • Metodologia: Leitura de textos técnicos seguidos de questões de interpretação.
      • Ponderação: 20%.
      • Escala de Avaliação: Escala de 0-20.
    • CD5: Realizar exercícios práticos com aplicação de conhecimentos socioculturais.

      • Metodologia: Atividade prática que envolve a redação de um pequeno texto que demonstre conhecimentos sobre cultura ou economia espanhola aplicados a relações laborais.
      • Ponderação: 20%.
      • Escala de Avaliação: Escala de 0-20.

Regime de presenças e certificação

Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:

  • Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
    O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.

A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

  1. Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
    • Apresentações: As apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação.
    • Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos.
    • Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação.
    • Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais.
    • Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
      A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

As sessões de formação serão realizadas à distância, recorrendo a ferramentas de videoconferência (Zoom) que garantam a interação síncrona entre formandos e formadores.

Para a realização da formação, serão necessários os seguintes equipamentos e condições técnicas:

  • Computador para o formador, com acesso à internet de alta velocidade.
  • Sistema de som, microfone e câmara de alta qualidade para garantir a transmissão clara de áudio e vídeo.
  • Acesso a uma plataforma de videoconferência (Zoom) que permita a partilha de ecrã, gestão de participantes e gravação das sessões, caso aplicável.
  • Quadro digital ou software de anotação para facilitar a apresentação de conteúdos de forma interativa.

Os formandos deverão dispor de um computador ou dispositivo equivalente com acesso à internet estável, microfone e auscultadores para assegurar a participação plena nas sessões.


Manual Funcionamento PDF

Manual de Funcionamento