Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas iguais ou superiores ao 9.º ano de escolaridade. Dá-se prioridade a candidatos que possuam um nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3. O curso é especialmente direcionado a profissionais que pretendem adquirir ou reforçar competências em ética e responsabilidade social, aplicáveis ao contexto organizacional, e que pretendam frequentar formação à distância com sessões síncronas através da plataforma Zoom.
Capacitar os formandos para compreenderem a importância da ética e da responsabilidade social no contexto empresarial e para identificarem e aplicarem metodologias eficazes de envolvimento dos stakeholders no desenvolvimento de políticas de responsabilidade social, enquadradas nos princípios do desenvolvimento sustentável, em ambiente de formação à distância com sessões síncronas.
CD1. O formando define corretamente os conceitos de ética, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
CD2. O formando relaciona os conceitos com o contexto estratégico das organizações.
CD3. O formando identifica com clareza os desafios e oportunidades associados à responsabilidade social.
CD4. O formando aplica, em contexto simulado online, metodologias de envolvimento de stakeholders.
CD5. O formando elabora uma proposta de política de responsabilidade social, adaptada a uma organização.
CD6. O formando articula os conceitos de comunicação e marketing com ações de responsabilidade social.
CD7. O formando analisa criticamente casos de boas práticas empresariais, com base em exemplos concretos.
As competências desenvolvidas serão aplicadas pelos formandos em contextos organizacionais reais, com especial enfoque na gestão responsável, comunicação ética e envolvimento dos stakeholders. A formação à distância, em sessões síncronas via Zoom, permite a simulação de práticas profissionais em ambientes colaborativos, promovendo a participação ativa dos formandos e o desenvolvimento de competências transferíveis para o local de trabalho.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1.Conceitos | 6 | 2 |
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1.1 Desenvolvimento sustentável | 2 | 1 |
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1.2 Responsabilidade social | 2 | 1 |
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1.3 Ética nas empresas | 2 |
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2. A responsabilidade social e a ética no quadro do desenvolvimento sustentável | 8 | 9 |
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2.1 Desafios e oportunidades | 2 |
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2.2 Instrumentos de operacionalização e controlo da responsabilidade social | 1 | 1 |
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2.3 Metodologias de identificação, seriação e envolvimento dos stakeholders | 2 | 1 |
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2.4 Definição e implementação de uma política de responsabilidade social | 1 | 2 |
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2.5 A comunicação, o marketing e a responsabilidade social | 1 | 2 |
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2.6 Análise de casos de sucesso em que estes conceitos foram integrados nos modelos de gestão das empresas | 1 | 3 |
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TOTAIS | 14 | 11 |
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| 25 Horas |
Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
À distância, em regime de formação síncrona (sessões em tempo real através da plataforma Zoom)
No início da ação de formação, será realizada uma discussão orientada em grupo, conduzida pelo formador, com o objetivo de identificar o ponto de partida dos formandos relativamente aos conceitos de ética, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
Tem como objetivo identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
Durante esta discussão, o formador colocará questões abertas e estimulará os formandos a partilharem experiências, opiniões e exemplos concretos relacionados com os temas em análise, permitindo observar os conhecimentos prévios, perceções e eventuais lacunas a considerar no planeamento das sessões seguintes.
2. Avaliação Formativa
A avaliação formativa decorrerá ao longo de toda a ação de formação e não contribuirá para a avaliação final.
Critérios e metodologias:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões – observação direta do desempenho do formando em atividades práticas e momentos de debate.
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas – análise dos exercícios realizados ao longo das sessões.
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões – comparação entre as primeiras e últimas intervenções em debates ou simulações.
Objetivo: Acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
No final do curso, será aplicado um questionário escrito com perguntas de escolha múltipla e afirmações de verdadeiro ou falso, com o objetivo de aferir a aquisição global dos conhecimentos e competências abordados ao longo da formação. O questionário será composto por um conjunto de itens que cobrem os critérios de êxito definidos, e será aplicado individualmente, em formato papel ou digital, com tempo limitado.
A avaliação será realizada numa escala de 0 a 20 valores, com ponderações distribuídas de acordo com os critérios de êxito.
Critérios de êxito e respetivos parâmetros de avaliação:
CD1: O formando define corretamente os conceitos de ética, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável
Metodologia: Itens de escolha múltipla sobre definições e distinções entre os conceitos.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD2: O formando relaciona os conceitos com o contexto estratégico das organizações
Metodologia: Afirmações verdadeiro/falso sobre a integração da responsabilidade social na estratégia organizacional.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD3: O formando identifica com clareza os desafios e oportunidades associados à responsabilidade social
Metodologia: Itens de escolha múltipla sobre exemplos de desafios e oportunidades em diferentes setores.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD4: O formando aplica, em contexto simulado online, metodologias de envolvimento de stakeholders
Metodologia: Afirmações verdadeiro/falso sobre técnicas e boas práticas de envolvimento de stakeholders.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD5: O formando elabora uma proposta de política de responsabilidade social, adaptada a uma organização
Metodologia: Itens de escolha múltipla com diferentes opções de políticas e respetiva adequação a contextos organizacionais.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD6: O formando articula os conceitos de comunicação e marketing com ações de responsabilidade social
Metodologia: Afirmações verdadeiro/falso sobre estratégias de comunicação e marketing socialmente responsáveis.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD7: O formando analisa criticamente casos de boas práticas empresariais, com base em exemplos concretos
Metodologia: Itens de escolha múltipla com análise de casos sumários, onde o formando deverá identificar a boa prática associada.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
4. Avaliação Comportamental
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
o adaptação a nova tarefa
- Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
- Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
o Motivação
- Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
- Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
o Participação
- Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
- Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
o trabalho em equipa
- Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
- Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
o relacionamento interpessoal
- Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
- Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
o aquisição e aplicação de conhecimentos
- Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
o mobilização de competências
- Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
- Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que minam o ambiente de trabalho e aprendizagem
o assiduidade
- Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
- Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
o Pontualidade
- Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
- Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
· Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
· Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
· Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
Para concluir o curso com aproveitamento, o formando deve:
Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.
Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.
Estão previstos os seguintes recursos:
Plataforma digital: Uma plataforma de base moodle na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes, e fóruns de discussão, designadamente:
Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicado a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.
A formação será realizada integralmente à distância, através da plataforma Zoom, pelo que os formandos devem dispor dos seguintes requisitos mínimos para participação eficaz:
Computador ou dispositivo com acesso à internet estável
Câmara e microfone funcionais
Acesso ao Zoom (cliente instalado ou via navegador)
Espaço tranquilo e adequado à participação ativa nas sessões
O formador disporá de computador com acesso à internet, sistema de som, câmara de vídeo e software de videoconferência (Zoom), bem como quadro branco digital ou partilha de ecrã para apresentação de conteúdos.