EUFCD (5596) - Produção, processamento e comercialização de mel

EUFCD (5596) - Produção, processamento e comercialização de mel

Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.


Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade. São prioritários os participantes que possuam uma qualificação de nível igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações e que pretendam adquirir, atualizar ou reforçar competências na produção, processamento e comercialização de mel, seja no contexto do desenvolvimento de atividades apícolas profissionais ou complementares.

Dotar os formandos de competências que lhes permitam compreender o percurso do mel desde a produção no apiário até à sua comercialização, reconhecendo e aplicando as normas legais e técnicas associadas ao processamento, embalamento e rotulagem do mel.

1. O mel, definição e conceitos

2. Classificação e características dos méis – monoflorais, multiflorias e melada

3. Composição química do mel

4. Características físico-químicas do mel

5. Propriedades organolépticas

6. Propriedades microbiológicas

7. Cristalização/Descristalização do mel

8. Fermentação do mel

9. Misturas de méis

10. Utilização do mel

11. Embalamento e Acondicionamento do mel

12. Normas sobre a rotulagem de mel

13. Registos (sobre a produção e comercialização)

CD1. O formando identifica com clareza as etapas do circuito do mel, desde o apiário à extração.

CD2. O formando descreve corretamente os tipos de méis e suas características específicas.

CD3. O formando demonstra conhecimento sólido sobre a composição e propriedades do mel.

CD4. O formando aplica corretamente os procedimentos de embalamento e rotulagem, conforme a legislação aplicável.

CD5. O formando preenche corretamente os registos obrigatórios referentes à produção e comercialização do mel.

CD6. O formando demonstra atitudes de responsabilidade, rigor e organização ao longo da formação.

As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos reais de atividade apícola, nomeadamente em explorações apícolas artesanais ou profissionais, unidades de transformação e embalamento de produtos apícolas, cooperativas ou organizações de produtores de mel, e em todas as situações que exijam o cumprimento de requisitos técnicos e legais relativos à produção, processamento e comercialização de mel.

Conteúdo

T

PS

PCT

1. O mel, definição e conceitos

1

0

 

2. Classificação e características dos méis – monoflorais, multiflorias e melada

2

0,5

 

3. Composição química do mel

1

0,5

 

4. Características físico-químicas do mel

2

0,5

 

5. Propriedades organolépticas

1

0,5

 

6. Propriedades microbiológicas

1

0,5

 

7. Cristalização/Descristalização do mel

1

0,5

 

8. Fermentação do mel

2

0,5

 

9. Misturas de méis

1

0,5

 

10. Utilização do mel

1

0,5

 

11. Embalamento e Acondicionamento do mel

2

0,5

 

12. Normas sobre a rotulagem de mel

2

0,5

 

13. Registos (sobre a produção e comercialização)

2

0,5

 

Total

19

06

 

Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho

A distância, em sala virtual.

1. Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, para determinar o nível inicial de conhecimento dos formandos sobre a higiene e segurança alimentar. Esta avaliação consistirá na aplicação de um inquérito com perguntas de resposta múltipla, disponibilizado na plataforma moodle, abordando conceitos  básicos relacionados com o tema . Tem como objetivo Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.

2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa será contínua, realizada ao longo das sessões online, através da observação direta da participação e desempenho dos formandos nas diversas atividades propostas (discussões orientadas, resolução de casos práticos, análise de legislação, partilha de experiências e exercícios individuais).

Critérios de avaliação:

  • Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;

  • Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;

  • Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.

Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.


3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste escrito individual, realizado online com recurso a formulário digital, composto por perguntas de escolha múltipla, correspondência, verdadeiro/falso e resposta curta. Este teste visa avaliar a aquisição global das competências teóricas abordadas ao longo da formação.
A avaliação será feita com base numa escala de 0 a 20 valores e terá uma ponderação de 100%.

Critérios específicos de avaliação:

  • CD1: O formando identifica com clareza as etapas do circuito do mel, desde o apiário à extração.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD2: O formando descreve corretamente os tipos de méis e suas características específicas.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.

    • Ponderação: 15%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD3: O formando demonstra conhecimento sólido sobre a composição e propriedades do mel.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD4: O formando aplica corretamente os procedimentos de embalamento e rotulagem, conforme a legislação aplicável.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD5: O formando preenche corretamente os registos obrigatórios referentes à produção e comercialização do mel.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.

    • Ponderação: 20%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores

  • CD6: O formando demonstra atitudes de responsabilidade, rigor e organização ao longo da formação.

    • Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.

    • Ponderação: 10%

    • Escala de Avaliação: 0 a 20 valores


      4. Avaliação comportamental:

      No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:

      Adaptação a nova tarefa

      Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender

      Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação

      Motivação

      Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades

      Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem

      Participação

      Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo

      Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas

      Trabalho em equipa

      Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo

      Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo

      Relacionamento interpessoal

      Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa

      Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.

      Aquisição e aplicação de conhecimentos

      Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem

      Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos

      Mobilização de competências

      Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem

      Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem

      Assiduidade

      Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo

      Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso

      Pontualidade

      Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação

      Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros

       

      A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.

       

      5. Avaliação do processo formativo

      Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.

      Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.

      Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.

      Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.

      Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.

      Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.

Ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária do curso.
  • Obter uma avaliação final positiva, considerando-se para tal:
  • O formando deve obter uma média igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) no teste final e Demonstrar todos os parâmetros da avaliação comportamental.
A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de um Certificado de Qualificações através da plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e objeto de registo no Passaporte Qualifica.

Os recursos pedagógicos são concebidos para apoiar os formandos em todas as fases do processo de aprendizagem, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para desenvolver e demonstrar as competências exigidas no curso. A integração de recursos digitais, materiais de referência, e oportunidades práticas visa criar um ambiente de aprendizagem completo e eficaz, adaptado às necessidades individuais e coletivas dos formandos.

Estão previstos os seguintes recursos:

  1. Plataforma digital: Uma plataforma de base Moodle, na qual estão disponíveis os materiais didáticos, exercícios interativos, quizzes e fóruns de discussão, designadamente:
    • Apresentações: as apresentações utilizadas pelo formador durante as sessões de formação;
    • Fichas de trabalho e exercícios práticos: Conjuntos de fichas de trabalho que incluem exercícios de role-play, análise de casos, e questões de reflexão. Estas fichas serão utilizadas durante as sessões práticas para guiar os formandos na aplicação dos conceitos aprendidos;
    • Vídeos de demonstração: Vídeos que ilustram boas práticas e mostram exemplos relacionados com o tema da formação;
    • Fóruns de discussão e Q&A: Espaços dedicados a discussões em grupo e atividade de perguntas e respostas, onde os formandos podem interagir com o formador e entre si para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. O fórum será monitorado pelo formador, que poderá intervir para orientar a discussão ou fornecer respostas adicionais;
    • Elementos complementares: Documentos e artigos selecionados, complementares aos recursos específicos do curso, que cobrem temas relevantes para a temática.
    • A plataforma permitirá o acesso contínuo aos recursos de formação, tanto durante as sessões de formação como fora delas, até 30 dias após a conclusão da ação.

A formação será realizada em sala virtual através da plataforma Zoom, garantindo as condições de acessibilidade e interatividade necessárias. As sessões virtuais contarão com as seguintes ferramentas e equipamentos:

  • Computador com acesso à internet de alta velocidade para o formador e formandos;
  • Sistema de som e microfone para garantir uma boa qualidade de áudio;
  • Função de partilha de ecrã para apresentações e conteúdos multimédia;
  • Sala de espera e controle de acessos para gestão de entradas na sala virtual;
  • Ferramentas interativas, como o quadro branco virtual e salas simultâneas para exercícios práticos e discussão em grupo.

Este ambiente virtual assegura um espaço de formação dinâmico e adaptado às necessidades do curso.


Manual Funcionamento PDF

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