Gratuito/Financiado PESSOAS 2030
Preço
Horas
25.00 h
Nota: Início do curso de formação sujeito a número mínimo de participantes.
Este curso destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações mínimas ao nível do 9.º ano de escolaridade. São prioritários os participantes que possuam uma qualificação de nível igual ou inferior ao nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações e que pretendam adquirir, atualizar ou reforçar competências na produção, processamento e comercialização de mel, seja no contexto do desenvolvimento de atividades apícolas profissionais ou complementares.
Dotar os formandos de competências que lhes permitam compreender o percurso do mel desde a produção no apiário até à sua comercialização, reconhecendo e aplicando as normas legais e técnicas associadas ao processamento, embalamento e rotulagem do mel.
1. O mel, definição e conceitos
2. Classificação e características dos méis – monoflorais, multiflorias e melada
3. Composição química do mel
4. Características físico-químicas do mel
5. Propriedades organolépticas
6. Propriedades microbiológicas
7. Cristalização/Descristalização do mel
8. Fermentação do mel
9. Misturas de méis
10. Utilização do mel
11. Embalamento e Acondicionamento do mel
12. Normas sobre a rotulagem de mel
13. Registos (sobre a produção e comercialização)
CD1. O formando identifica com clareza as etapas do circuito do mel, desde o apiário à extração.
CD2. O formando descreve corretamente os tipos de méis e suas características específicas.
CD3. O formando demonstra conhecimento sólido sobre a composição e propriedades do mel.
CD4. O formando aplica corretamente os procedimentos de embalamento e rotulagem, conforme a legislação aplicável.
CD5. O formando preenche corretamente os registos obrigatórios referentes à produção e comercialização do mel.
CD6. O formando demonstra atitudes de responsabilidade, rigor e organização ao longo da formação.
As competências adquiridas neste curso serão aplicadas em contextos reais de atividade apícola, nomeadamente em explorações apícolas artesanais ou profissionais, unidades de transformação e embalamento de produtos apícolas, cooperativas ou organizações de produtores de mel, e em todas as situações que exijam o cumprimento de requisitos técnicos e legais relativos à produção, processamento e comercialização de mel.
Conteúdo | T | PS | PCT |
1. O mel, definição e conceitos | 1 | 0 |
|
2. Classificação e características dos méis – monoflorais, multiflorias e melada | 2 | 0,5 |
|
3. Composição química do mel | 1 | 0,5 |
|
4. Características físico-químicas do mel | 2 | 0,5 |
|
5. Propriedades organolépticas | 1 | 0,5 |
|
6. Propriedades microbiológicas | 1 | 0,5 |
|
7. Cristalização/Descristalização do mel | 1 | 0,5 |
|
8. Fermentação do mel | 2 | 0,5 |
|
9. Misturas de méis | 1 | 0,5 |
|
10. Utilização do mel | 1 | 0,5 |
|
11. Embalamento e Acondicionamento do mel | 2 | 0,5 |
|
12. Normas sobre a rotulagem de mel | 2 | 0,5 |
|
13. Registos (sobre a produção e comercialização) | 2 | 0,5 |
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Total | 19 | 06 |
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Legenda: T = Horas teóricas | PS = Horas práticas simuladas | PCT = Horas prática em contexto de trabalho
A distância, em sala virtual.
1. Avaliação Diagnóstica:
No início do curso, será realizada uma avaliação diagnóstica informal, para determinar o nível inicial de conhecimento dos formandos sobre a higiene e segurança alimentar. Esta avaliação consistirá na aplicação de um inquérito com perguntas de resposta múltipla, disponibilizado na plataforma moodle, abordando conceitos básicos relacionados com o tema . Tem como objetivo Identificar o ponto de partida dos formandos, permitindo ao formador ajustar o foco do curso conforme necessário para responder às necessidades específicas do grupo.
2. Avaliação Formativa:
A avaliação formativa será contínua, realizada ao longo das sessões online, através da observação direta da participação e desempenho dos formandos nas diversas atividades propostas (discussões orientadas, resolução de casos práticos, análise de legislação, partilha de experiências e exercícios individuais).
Critérios de avaliação:
Participação ativa e contributos enquadrados no tema durante as simulações e discussões;
Aplicação correta dos conceitos teóricos em situações práticas;
Capacidade de incorporar o feedback recebido e mostrar progressos ao longo das sessões.
Tem como objetivo acompanhar o progresso dos formandos e fornecer feedback contínuo para apoiar o seu desenvolvimento e/ou ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
3. Avaliação de Medição (Sumativa):
No final do curso, será aplicado um teste escrito individual, realizado online com recurso a formulário digital, composto por perguntas de escolha múltipla, correspondência, verdadeiro/falso e resposta curta. Este teste visa avaliar a aquisição global das competências teóricas abordadas ao longo da formação.
A avaliação será feita com base numa escala de 0 a 20 valores e terá uma ponderação de 100%.
Critérios específicos de avaliação:
CD1: O formando identifica com clareza as etapas do circuito do mel, desde o apiário à extração.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD2: O formando descreve corretamente os tipos de méis e suas características específicas.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 15%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD3: O formando demonstra conhecimento sólido sobre a composição e propriedades do mel.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD4: O formando aplica corretamente os procedimentos de embalamento e rotulagem, conforme a legislação aplicável.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD5: O formando preenche corretamente os registos obrigatórios referentes à produção e comercialização do mel.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 20%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
CD6: O formando demonstra atitudes de responsabilidade, rigor e organização ao longo da formação.
Metodologia: Questões de escolha múltipla e/ou verdadeiro ou falso.
Ponderação: 10%
Escala de Avaliação: 0 a 20 valores
4. Avaliação comportamental:
No decorrer da ação de formação, os formandos serão avaliados em termos de comportamentos e atitudes. A avaliação comportamental, expressa numa escala Demonstrado ou Não Demonstrado, não substitui a avaliação de medição e ambas concorrem para a avaliação final do/a formando/a. As dimensões a avaliar são:
Adaptação a nova tarefa
Demonstrado: O formando adapta-se a novas tarefas, sem resistência e com disposição para aprender
Não Demonstrado: O formando resiste a novas tarefas, mostrando-se inflexível, o que pode impactar negativamente o ambiente de formação
Motivação
Demonstrado: O formando participa ativamente e demonstra, geralmente, um interesse positivo e contínuo nas atividades
Não Demonstrado: O formando mostra desinteresse e desmotivação, o que pode manifestar-se através de comportamentos negativos, como perturbação das atividades ou desrespeito pelo ambiente de aprendizagem
Participação
Demonstrado: O formando participa de forma construtiva e respeitosa, contribuindo para um ambiente de aprendizagem positivo
Não Demonstrado: O formando participa de forma desrespeitosa, interrompendo ou perturbando as sessões, o que interfere no progresso dele e dos outros colegas
Trabalho em equipa
Demonstrado: O formando trabalha em equipa respeitando os colegas e não comprometendo o sucesso do grupo
Não Demonstrado: O formando demonstra comportamentos que dificultam o trabalho em equipa, como responder mal aos colegas, não colaborar ou criar tensões dentro do grupo
Relacionamento interpessoal
Demonstrado: O formando mantém interações respeitosas e profissionais, demonstrando empatia e uma atitude colaborativa
Não Demonstrado: O formando manifesta comportamentos inadequados, como responder mal aos colegas ou formadores, criar conflitos, ou demonstrar falta de respeito pelas normas básicas de convivência.
Aquisição e aplicação de conhecimentos
Demonstrado: O formando assimila e aplica os conhecimentos, sem comprometer o ambiente de aprendizagem
Não Demonstrado: O formando não adquire os conhecimentos ou apesar de adquirir conhecimentos, falha na sua aplicação de forma que demonstre respeito pelas normas de conduta e pelo processo de aprendizagem, ou seu comportamento impede a aplicação prática dos mesmos
Mobilização de competências
Demonstrado: O formando e capaz de utilizar as competências adquiridas e em conformidade com as regras e o ambiente de aprendizagem
Não Demonstrado: O formando é incapaz de aplicar as competências de forma integrada, muitas vezes por causa de atitudes inadequadas que perturbam o ambiente de trabalho e aprendizagem
Assiduidade
Demonstrado: O formando está presente em pelo menos 90% das sessões de formação, mostrando um compromisso sólido com o processo formativo
Não Demonstrado: O formando tem faltas injustificadas ou não cumpre a frequência mínima exigida, demonstrando falta de compromisso
Pontualidade
Demonstrado: O formando chega sempre a horas às sessões, respeitando o tempo dos colegas e o cronograma da formação
Não Demonstrado: O formando chega repetidamente atrasado, perturbando o andamento das sessões e mostrando desrespeito pelo tempo dos outros
A avaliação comportamental tem como objetivo assegurar que os formandos não só adquirem as competências técnicas, mas também desenvolvem atitudes e comportamentos adequados para o ambiente profissional.
5. Avaliação do processo formativo
Formandos: No final da ação de formação é realizada uma avaliação da satisfação dos formandos sobre os parâmetros: curso e ação de formação, desempenho do formador e apoio da coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação a todos os formandos de um questionário anónimo.
Tem como objetivo analisar a reação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação à ação de formação e às condições em que a mesma decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado.
Formador: No final da ação de formação é realizada uma avaliação do processo formativo pelos formadores sobre os parâmetros: curso, ação de formação e coordenação. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação de um questionário.
Tem como objetivo analisar a perceção do formador em relação à ação de formação e às condições em que decorreu, visando eventuais ações de melhoria na forma como o serviço foi prestado, na perspetiva do formador.
Pós-formação: Entre 6 e 12 meses após o final da ação de formação é realizada uma avaliação, a frio, sobre as dimensões: inserção profissional, quando aplicável, satisfação com as competências adquiridas e oportunidade de aplicação em contexto profissional e melhoria do desempenho profissional, quando aplicável. Esta avaliação é prosseguida pela coordenação através da aplicação no mês de janeiro do corrente ano de um questionário anónimo sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 1º semestre do ano anterior e em julho do corrente ano sobre a totalidade dos/as formandos/as que concluíram com aproveitamento as ações de formação terminadas no 2º semestre do ano anterior.
Tem como objetivo obter informação sobre os resultados da ação de formação e os efeitos gerados nos beneficiários da mesma.
A formação será realizada em sala virtual através da plataforma Zoom, garantindo as condições de acessibilidade e interatividade necessárias. As sessões virtuais contarão com as seguintes ferramentas e equipamentos:
Este ambiente virtual assegura um espaço de formação dinâmico e adaptado às necessidades do curso.